História
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Item Arcane: conflitos de classe, subalternização do Outro e ideologias políticas.(2025-06-13) PEREIRA DA SILVA, VitóriaEste documento apresenta um plano de aula elaborado por Vitória Pereira da Silva, sob orientação do Prof. Dr. Plábio Marcos Martins Desidério, destinado ao ensino de História. O objetivo central é abordar as temáticas da desigualdade social, dos conflitos de classe e das ideologias políticas. A proposta se desenvolve ao longo de duas aulas, nas quais os alunos serão convidados a analisar, discutir e compreender essas questões por meio das representações presentes na série “Arcane”. Além das discussões em grupo, a atividade de redação de um texto reflexivo visa estimular a consciência histórica dos estudantes e fomentar uma análise crítica da realidade. O embasamento teórico da proposta apoia-se no conceito de representação elaborado por Stuart Hall (2016), bem como em contribuições de autores como Michel Foucault (2019) e Selene Herculano (2008), que aprofundam os debates sobre poder, desigualdade e ideologia política.Item Modos de viver: as práticas e os saberes da gente ribeirinha do assentamento Vitória Régia, Aragominas - TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ATAÍDES, Suzana Silva Spíndola deEste estudo objetivou a troca dialógica com uma comunidade ribeirinha do norte do Tocantins. O assentamento Vitória Régia fica localizado às margens do Rio Araguaia e se caracteriza pela presença de um modo de viver específico apoiado em uma economia moral, nos moldes, guardadas as devidas especificidades, no que concerne a tempo e espaço, problematizado por Thompson, 1998. Utilizamos a História Oral como base para nossa metodologia, além de uma abordagem exploratória, que consiste em um trabalho de investigação na região escolhida, associada à Pesquisa Participante. Dessa forma, uma cultura e um modo de viver específico são identificados pelo compartilhamento de um mapa conceitual semelhante entre os sujeitos que vivenciam suas experiências a partir de valores compartilhados, atribuindo sentido a sua realidade. Assim também, a memória e a oralidade atuam cotidianamente nesse processo, produzindo uma discussão sobre a socialização dos saberes que ocorre nos variados espaços que são compartilhados pelas pessoas da comunidade, utilizando recursos da memória individual e coletiva.Item OS SENTIDOS DO ANARQUISMO NA ANIMAÇÃO “AVATAR, A LENDA DE KORRA”(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) JUNIOR, Valdemar SobralAvatar: a lenda de Korra é uma animação produzida pelo canal de televisão Nickelodeon e veiculada pela plataforma de streaming Netflix. A história da série se passa num mundo mágico onde os indivíduos possuem a capacidade sobre-humana de manipular os elementos da natureza e a narrativa da animação se desenvolve em torno do Avatar, um ser transcendental e de grande poder, figurado por Korra, uma garota de 17 anos que precisa lutar contra governos corruptos e vilões impiedosos, visando manter a paz e o equilíbrio naquele universo. Considerando o enredo da terceira temporada da animação e a relação entre História e Cinema, o objetivo deste artigo é mostrar, a partir da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016) e das formulações de estudiosos da história cultural, como a animação representa a concepção político-filosófica definida como anarquismo radical.Item A VISÃO OFICIAL NA GAZETA DO RIO DE JANEIRO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) ABREU, Melissa Silva deNeste trabalho iremos abordar os aspectos históricos que se referem à vinda da família real para o Brasil e como isso impactou a sociedade brasileira, mais especificamente o Rio de Janeiro, que passa a ser a capital do reino de Portugal. O foco principal é analisar as ações de D. João VI, que circularam na Gazeta do Rio de Janeiro (1808-1822), que é considerado o primeiro jornal oficial do Brasil. O período selecionado foram os anos iniciais do governo de D. João VI em terras brasileiras, de 1808 a 1810, destacando as suas principais ações, que aparecem nos Alvarás e os Decretos que, em sua maioria, possuíam teor político e econômico. Partimos da premissa que as notícias que circulavam na imprensa oficial tinham como objetivo realizar uma pedagogia política, formando e informando a opinião pública e demonstrando aos súditos as atividades do novo governo que iam ao encontro das demandas administrativas, que eram necessárias para viabilizar o funcionamento da nova Corte portuguesaItem OLHOS D’ ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) GONÇALVES, Vanessa AlvesEsta pesquisa desenvolve análise do livro "Olhos d’ Água” de Conceição Evaristo. Com foco em dar visibilidade nas relações de afetos das mulheres/personagens negras na literatura afro-brasileira. A pesquisa parte da perspectiva, de que Evaristo através de seus inscritos dar visibilidade para essa parte da população brasileira, que são mulheres negras periféricas. O resgate do ser social, que por intermédio de sua escrita dá visibilidade para a população afro-brasileira, escritos onde a realidade se confunde com a ficção, originando a sua escrita que a autora denomina de “escrevivência”. A escrita de Evaristo vem nadando contra a corrente, ao dar visibilidade a essas mulheres, que por muito tempo tiveram suas histórias apagadas intencionalmente. A metodologia adotada neste trabalho fundamenta-se na pesquisa documental, ao qual busca identificar informações nos documentos a partir da hipótese de interesse. Em decorrência disso, como a pesquisa focou em dar visibilidade a essas relações das mulheres e seus afetos, trabalhamos com bell hooks (2021) e seu livro “Tudo sobre o amor: novas perspectivas” para analisarmos essas relações.Item REPRESENTAÇÕES DA MULHER NEGRA NO CINEMA E NA TV BRASILEIRA(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) OLIVEIRA, Rony deMuito se tem discutido atualmente acerca da temática relacionada à mulher negra no Brasil, no que tange às questões relacionadas ao racismo, sexismo e preconceito. Graças a uma maior inserção da mulher negra nas artes visuais e nos meios acadêmicos (embora ainda seja insuficiente), tais debates puderam ter um maior embasamento. Figuras públicas tanto no meio artístico, quanto no intelectual, ganham destaque no combate ao racismo e preconceito, principalmente àquele dirigido à mulher negra. O objetivo desse trabalho é identificar nas obras que destacaram a figura de Xica da Silva no cinema e da TV, quais foram os tipos de representação que a mulher negra teve nessas obras, quais imagens e estereótipos que as mesmas transmitiram ao público e suas consequências na vida pessoal das atrizes que as interpretaramItem ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) NASCIMENTO, Rosângela Rodrigues doO plano de aula tem por objetivo delimitar o conteúdo a ser ministrado e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. O plano de aula consta com informações referentes a escravidão contemporânea, trazendo consigo uma contextualização sobre a mesma e seu impacto histórico. Em vista disso foram analisados alguns artigos, leis, livros e reportagens para a composição da aula. Para contextualizar usou-se a Historiografia da Escravidão, que se caracteriza pelas maneiras de estudo, descrição e interpretação histórica. Diante disso, a conclusão é de que atualmente, mesmo com leis que visem o direito trabalhista e a liberdade, a escravidão ainda é uma realidade e o processo de aprendizagem é necessário para que se possa identificar e conscientizar estudantes sobre o assunto.Item Ensino de História e vida cotidiana(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, Maria de Lourdes Rodrigues daEste artigo tem como objetivo realizar a análise quantitativa/qualitativa do nível de consciência histórica em estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Cem Castelo Branco, localizada em Araguaína (TO). A pesquisa leva em consideração a influência do ensino de História na vida cotidiana dos alunos(as); por isso a importância da relação do ensino de História com a vida prática. O artigo ampara-se na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, bem como nas pesquisas de Peter Lee. Neste último, há um conjunto de reflexões sobre a educação histórica, produto de pesquisas realizadas com aluno(a)s na Inglaterra. O campo de estudo da educação histórica deve propiciar uma reavaliação nos objetos do ensino de História, já que apreende e acompanha os graus de aprendizagem.Item Reflexões sobre experiência em programa de iniciação científica.(2023) RODRIGUES, Pablo Henrique CardosoO propósito do seguinte trabalho é realizar uma descrição de minha própria vivência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, na Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, durante o período de agosto de 2022 a agosto de 2023, através de uma análise crítico-reflexiva. Tem por objetivo transmitir uma vivência pessoal e acadêmica ao logo de um ano de atuação no programa, bem como experiências e percalços frente ao aprendizado durante todo o processo. A narrativa representa o Trabalho de Conclusão de Curso, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico da instituição, em formato de memorial crítico-reflexivo. A explanação, inicia com uma autoidentificação, descrição do que é o programa e logo em seguida parte por descrever o decorrer processo, desde a entrada no programa, e resultados da pesquisa; finalizando com uma breve análise das atividades desenvolvidas e da experiência proporcionada pelo programa.Item As vestimentas e indumentárias de Maria Antonieta na França do século XVIII: um olhar para a história da moda.(2023) COSTA, Kemilly SilvaO presente trabalho analisa as mudanças sociais na área da indumentária e da história, bem como a influência de Maria Antonieta no século XVIII, e como favoreceram para o sistema da moda, em que o significado do vestuário envolve – se com a arte, a cultura, o corpo e a própria identidade. Vista disso, que a moda é uma exterioridade fundamental que acaba determinando como uma sociedade deve se comportar diante das roupas, trazendo ações das novas identidades e dos aspectos do estilo de vida. Apresento como suporte teórico o historiador “Norbert Elias”, que vai fazer uma abordagem social de uma sociedade de corte, na qual vai mostrar uma nobreza formada por etiqueta. O assunto moda não geram um interesse para os historiadores, acontece que este cenário vem mudando ao passar do tempo e pesquisas sobre o tema vem crescendo bastante no campo da história. Este artigo tem a finalidade de refletir sobre a moda no tempo histórico e pensar como ocorreu essas mudanças ao passar do tempo com debates e divergências. Fazendo o uso da obra cinematográfica “Maria Antonieta (Direção: Sofia Cappola, 2006)”, enquanto fonte documental.