Educação do Campo
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/64
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Item A categoria “histórias em quadrinhos na educação” nas bases scielo e web of science(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-12) Silva, Lays Barroso DaEste estudo teve o principal objetivo de identificar as pesquisas acerca das histórias em quadrinhos na educação, indexadas nas bases Web of Science, e SciELO. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e caracterizada como pesquisa de levantamento, com o intuito de mapear e analisar as tendências e abordagens nos estudos selecionados. Dentre alguns resultados, os quatro trabalhos encontrados na SciELO estão em diálogo com outras áreas temáticas, como a Linguística, Saúde e Artes. No que se refere aos onze artigos encontrados na Web of Science, a pesquisa revelou que a totalidade está inserida no campo da Educação, especificamente nas áreas de Ensino, mas também em diálogo com outras áreas, como, por exemplo, Ciências Naturais e Ciências Exatas. Então embora essas Histórias em quadrinhos, tenham sido reconhecidas como um recurso pedagógico, ainda é pouco explorado no campo das artes.Item Avaliação da aprendizagem nas escolas municipais de Tocantinópolis-TO e seus impactos no processo educacional de alunos do campo(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-11) Cutrim, Andressa Milena SoaresA avaliação da aprendizagem pode ser vista e reproduzida de diversas formas, podendo ocupar na vida do professor um lugar de diagnóstico final ou pode ser usada para redirecionar os próximos passos em busca de alcançar os objetivos almejados. A presente pesquisa procura explorar como é feita e quais os objetivos da avaliação da aprendizagem em duas escolas municipais localizadas na área urbana do município de Tocantinópolis-TO, escolas estas que recebem alunos que moram no campo e por diversos motivos precisam frequentar uma escola na cidade. Caracterizada como uma pesquisa de campo e de abordagem qualitativa, o corpus do estudo é constituído por um questionário semiestruturado respondido por oito professores atuantes no Ensino Fundamental I. Os resultados mostram que, apesar do interesse em oferecer uma avaliação de qualidade aos educandos, os professores ainda parecem conhecer pouco sobre as necessidades e dificuldades dos estudantes moradores das comunidades camponesas, sendo que 37,5% dos professores responderam que ainda avaliam todos os alunos da mesma forma, o que revela indiferença às particularidades de cada educando. Esse resultado enuncia a importância de um preparo da escola e dos professores para avaliar e receber sujeitos inseridos em diferentes realidades, o que também nos faz pensar sobre a importância da Educação do Campo dentro das comunidades para oferecer aos camponeses um ensino de qualidade e que leve em conta a sua realidade de vida.Item Escolas Vivas da Aldeia Cipozal: conhecimentos sobre o território(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Krikati, Alcides CarvalhoEu sou um indígena Krikati morando em território Apinajé. Neste memorial, eu reflito sobre a organização do tempo da Aldeia Cipozal a partir do trabalho com as plantas, da história da comunidade, da Escola e da Associação, para contribuir com a escola diferenciada e com a universidade. Também escrevo, como eu sinto a universidade e os meus principais desafios como um estudante indígena na Educação do Campo. No primeiro capítulo, apresento a Aldeia Cipozal hoje, falo da escola e da associação. Busquei refletir sobre a história de origem da Aldeia, as atividades que ocorrem ao longo no ano e como eu sinto a Aldeia a partir dos sentidos e sentimentos. No segundo capítulo trago as Escolas Vivas da Aldeia Cipozal nos conhecimentos sobre as plantas, apresento as experiências da Aldeia sobre “roça de toco”, “roçar mato”, “brocar as matas”, “derribada de roça”, “derribada de matas” e os conhecimentos dos mais velhos sobre as plantas do Cerrado.Item lém das mãos: teatro de bonecos no desenvolvimento educacional de pessoas com deficiência na APAE de Tocantinópolis(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Silva, Rayana Kelly Lima DaEste trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste no relatório de uma ação de extensão desenvolvida através de oficinas de teatro de bonecos de meias na APAE de Tocantinópolis/TO. Com o intuito de realizar tais oficinas com ênfase na integração entre a arte e a diversidade, a ação promoveu diálogo com alunos/as e educadores/as, permitindo observar a participação dos/as envolvidos/as e destacar a importância da ação no processo educativo, especialmente na criação dos bonecos e sua manipulação. Além disso, a atividade estimulou a interação social e a cooperação com os/as alunos/as. A partir das minhas observações, pude contribuir de forma ativa e, ao mesmo tempo, aprender com a oficina. Essa, conforme as declarações pronunciadas ao final das oficinas, foi uma experiência rica, especialmente para mim, que tive a oportunidade de atuar como mediadora desse processo.Item Mapeamento histórico da fanfarra municipal de São João do Paraíso – MA: trajetória e transformações (1983-2024)(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Miranda, Guilherme Queiroz deEste trabalho tem como objetivo principal mapear o processo histórico da Fanfarra Municipal de São João do Paraíso - MA e as transformações que aconteceram ao longo dos anos. Os objetivos específicos incluem identificar os impactos da fanfarra na comunidade, fazendo relação com a história de vida dos alunos enquanto parte fundamental em todas as fases de construção da mesma, investigar a participação no processo de construção da fanfarra em gestões diferentes e o que isso implica para a fanfarra e a comunidade escolar do município, analisar imagens que possam servir como dados para o mapeamento de como se iniciou o processo histórico da fanfarra no município de São João do Paraíso - MA. A pesquisa teve viés qualitativo para alcançar as metas acima expostas, os dados coletados foram através de entrevistas semiestruturadas, análise de fotografias e relato de vivências dos entrevistados. Ao final obteve-se como resultado um resgate histórico da prática musical no município que é a fanfarra municipal e a relação da juventude com essa prática ao longo dos anos. Dessa forma, os resultados desse mapeamento contribuem para identificação e análise das práticas pedagógicas voltadas para o ensino coletivo de música, a história de vida e memórias dos envolvidos, em especial a Fanfarra Municipal de São João do Paraíso-Ma (FAPAM).