Centro de Educação, Humanidades e Saúde - CEHS
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Item Educação Física e interdisciplinaridade: Estudo sobre as possibilidades pedagógicas(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-06-06) Silva, Manoel Messias SousaO presente artigo retrata sobre as práticas pedagógicas da Educação Física relacionadas à interdisciplinaridade e suas possíveis contribuições para a aproximação com as outras disciplinas que compõem a grade curricular. A escolha desse tema, tem o olhar e a percepção de como a escola afeta o desempenho do aluno através de sua abordagem de ensino em que coloca em diálogos os conteúdos, facilitando e conectando os saberes que ali são passados a cada aluno. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo geral, compreender o papel da interdisciplinaridade dentro da educação física, o que leva a pensar como a escola tem incluído e adaptado a interdisciplinaridade na Educação Física. Esta pesquisa é de cunho bibliográfica qualitativa, realizada por meio de leituras de artigos, revistas, livros e textos, possibilitando dessa maneira conhecer os conceitos e processos interdisciplinares. O estudo procurou suscitar um olhar mais atento para a união e coletividade das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, com o intuito de mostrar que é possível trabalhar e ter melhores resultados através da interatividade. Buscou-se respaldar-se teoricamente em autores que possibilitam caminhos com o propósito de vislumbrar a interdisciplinaridade como alternativa viável ao processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, esse é um trabalho que busca refletir como a interdisciplinaridade afeta o desenvolvimento do aluno quando faz o diálogo com outras matérias escolares.Item Inserção e permanência de professores homens na educação infantil: um estudo em Tocantinópolis(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-06-06) Pereira, Mirian Silva Sousa de BritoEsta pesquisa tem como tema a inserção e permanência de professores do sexo masculino na Educação Infantil. O objetivo geral foi identificar as trajetórias profissionais desses docentes nas etapas da Creche (Berçário, Maternal I e II) e da Pré-escola (Jardim I e II). Os objetivos específicos consistiram em: investigar a inserção de professores homens na Creche e na Pré-escola de Tocantinópolis, seja na docência, em funções de gestão ou administrativas; analisar como se dá a permanência e a progressão desses profissionais na carreira educacional do município; identificar os desafios enfrentados pelos professores na Educação Infantil; e avaliar o impacto da presença ou ausência masculina nesses espaços escolares. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. A etapa de campo incluiu o mapeamento de profissionais do sexo masculino em duas creches e três pré-escolas da cidade. No ano de 2023, constatou-se que apenas um professor atuava regendo uma turma de Jardim II, enquanto outros profissionais homens estavam alocados em funções administrativas, como auxiliares de serviços gerais ou vigilantes. Os resultados indicam que há uma divisão sexual do trabalho, que associa às mulheres o papel de educar e cuidar na Educação Infantil, o que contribui para a baixa inserção e permanência de homens nesse segmento da educação.Item As transformações socioambientais da região do Ribeirão Manso: memórias e afetividades com a natureza(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Silva, Iolanda Pereira LuizEste trabalho apresenta um estudo sobre as transformações ambientais e socioeconômicas no povoado Ribeirão Manso, localizado no município de Angico, no estado do Tocantins. Com uma população estimada em 84 habitantes, o povoado integra a região do Bico do Papagaio, situada no extremo norte do estado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os impactos ambientais causados pelo desmatamento, na região do Ribeirão Manso por meio das memórias da comunidade local, explorando as experiências vivenciadas pelos moradores ao longo dos anos. Para isso, foram realizadas entrevistas com os habitantes da região, permitindo a construção de um panorama sobre as transformações ambientais e sociais ocorridas nas últimas décadas. Os relatos evidenciam que as mudanças na região, impulsionadas pelas ações humanas, como agropecuárias, atividades agrícolas têm provocado impactos ambientais significativos, como a degradação da vegetação nativa e a instabilidade do solo. A paisagem local sofreu modificações visíveis e aceleradas, como o assoreamento do córrego, a poluição do ar, a perda da biodiversidade, a extinção das espécies silvestres, afetando diretamente a vida da população e a sustentabilidade do meio ambiente. Nesse contexto, este estudo busca compreender a realidade do povoado a partir da perspectiva de seus habitantes, cujas memórias refletem as transformações socioambientais que remodelaram a região. As entrevistas revelam um rico repertório de lembranças sobre um ambiente que, ao longo do tempo, foi alterado pelas práticas humanas, evidenciando a necessidade de medidas para a preservação e recuperação dos recursos naturais.Item Retenção do recreio escolar e outras estratégias de castigo escolar: uma educação não punitivista é possível?(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Saraiva, Silviane da CruzQue o recreio faz parte do cotidiano do aluno, é sabido há bastante tempo por toda e qualquer pessoa, ainda que ela não tenha desfrutado desse doce momento. Para além dos aspectos de contribuição ao desenvolvimento e a saúde, o recreio também tem uma dimensão de recreação, lazer e divertimento, o que contrasta com cotidiano escolar que, em geral, têm um caráter mais sério e disciplinar, negligenciando e/ou restringindo os espaços e tempos para o livre brincar.. Considerando que a aplicação do castigo escolar, que inclui a retenção do recreio escolar, ainda é uma realidade na sociedade brasileira, apesar das divergentes opiniões, o problema que moveu esta pesquisa foi: como que a retenção do recreio escolar e outras formas de castigo escolar tem sido abordada e comunicada em jornais digitais? Trata-se de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, que se insere no campo da Pesquisa em Educação, valendo-se tanto da abordagem quantitativa quanto qualitativa. Foi desenvolvida tendo como material de análise matérias de jornais sobre castigo escolar disponíveis na internet.A organização dos dados nos conduziu a dois grandes agrupamentos, evidenciando que tais matérias se apresentam como notícias de casos, geralmente pontuais, ou matérias reflexivas, que problematizam a questão da aplicação e uso dos castigos escolares. A análise dessas matérias selecionadas nos possibilitou perceber que a grande maioria dos casos nelas relatados são acontecimentos negativos, envolvendo situações de violência contra as crianças. As matérias reflexivas, por sua vez, são majoritariamente argumentos e dados contra a aplicação de castigos nas escolas. Tal dados nos permite perceber que no campo teórico, parece haver um consenso de que os castigos e punições são maléficos para o desenvolvimento das crianças, no entanto, na prática escolar eles ainda acontecem. Diante dos aspectos analisados ao longo desta pesquisa, pode-se perceber que o castigo escolar em si é uma temática recente e ainda pouco explorada e quando se trata das práticas de retenção/suspensão do lazer e prazer como práticas de castigo escolar a questão está ainda menos posta para ser debatida.Item A prática do estágio curricular na educação infantil/creche e suas contribuições para a formação de professores(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Sousa, Sandra BorgesA contribuição do Estágio na Educação Infantil (creche), forma-se no presente dando visibilidade para a construção de uma nova visão, tendo a Educação Infantil um espaço de pesquisa e conhecimento do universo infantil. Possibilitando a interação e aproximação com a realidade profissional. O objetivo principal desta pesquisa foi refletir sobre a importância do estágio supervisionado na educação infantil (creche), buscando compreender como ele contribui na formação profissional do acadêmico durante o curso de pedagogia. Como percurso metodológico adotou-se uma pesquisa com abordagens qualitativa, bibliográfica e documental tendo como amostra 15 acadêmicos, atendendo a três critérios: que ainda não realizaram o estágio, que estão realizando e que já realizaram o estágio supervisionado na educação infantil (creche). Constatou-se a partir das respostas dos participantes que o estágio supervisionado é compreendido como um momento de grande aprendizado acerca da prática pedagógica. Sendo visto como um momento ímpar de associar a teoria com a prática adquirida ao longo da formação. Porém, nem todos se sentem preparados para realizar o estágio, tendo como dificuldades timidez e apresentar conteúdos de forma didática ou articular teoria e prática. Portanto, deve-se considerar o estágio como um momento de ensino aprendizagem, possibilitando habilidade de pesquisa no ambiente escolar e conhecimento relacionado com a teoria e a prática.Item TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE - TDAH: uma análise autobiográfica sobre os impactos da medicalização infantil na vida da filha de uma pedagoga em formação(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Almeida, Josani Gomes DeEste trabalho aborda de forma crítica o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, desde uma perspectiva da medicalização da educação e da infância, a partir de uma pesquisa autobiográfica sobre o tema. O TDAH é considerado um transtorno de causa genética, caracterizado por comportamento de distração, agitação, hiperatividade, impulsividade e esquecimento. O principal objetivo da pesquisa é analisar a história vivenciada por mim, pedagoga em formação e mãe de uma criança diagnosticada com TDAH, aos 5 anos de idade, a fim de compreender o processo de medicalização que Eloá viveu e os seus impactos em nossas vidas. Como metodologia utilizamos a pesquisa autobiográfica, buscando compreender a medicalização da educação e da infância através das nossas vivências. Adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, com o intuito de se obter formação teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e sobre medicalização da educação e da infância, além de narrativas (auto)biográficas, que sistematizam nossas vivências de uma família diagnosticada com TDAH e os desdobramentos disso no meu processo formativo. A sistematização da minha experiência, enquanto mãe de Eloá, do seu nascimento ao diagnóstico e o impacto que o mesmo teve na vida da minha filha, foi o ponto de partida para analisar esse caso de medicalização da educação e da infância, a luz da literatura sobre a temática. Compreendemos o TDAH enquanto um diagnóstico controverso, que pode servir para esconder problemas sociais e do sistema educacional, como resultado da medicalização da educação. Apontamos as contribuições que essa pesquisa, o meu processo formativo, os estágios e os debates críticos que tive sobre o TDAH e a medicalização, contribuíram para minha formação enquanto mãe e professora. Por fim, entendemos que esta pesquisa contribui para a auto(avaliação) dos profissionais da educação acerca dos enfrentamentos do processo ensino/aprendizagem, lhes permitindo repensar sua prática, a fim de não contribuir para o aumento dos números de diagnósticos de transtornos e desconstruir essa formação social vigente.Item Relato de experiência da modalidade Futevôlei como prática de atividade física dos praticantes inseridos no Projeto de Extensão Universitária do município de Tocantinópolis - TO.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Conceição, Lourrane Ribeiro daO futevôlei tem o potencial de promover a saúde, aprimorar aspectos como a capacidade cardiorrespiratória e contribuir no fortalecimento do bem-estar psicossocial e da qualidade de vida. Dito isso, este estudo teve como objetivo investigar as implicações do futevôlei na promoção da saúde, da educação e do bem-estar dos participantes do projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins. Além disso, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória descritiva, que incluiu uma aplicação de questionários on-line com os participantes do projeto de futevôlei da cidade de Tocantinópolis. O estudo adotou uma abordagem dialética e utilizou uma pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa exploratória descritiva e na coleta de dados por meio de questionários aplicados via Google Formulários. Os resultados demonstram que o futevôlei é um esporte em intensa expansão, permitindo vivenciar momentos de interação e socialização. A prática do futevôlei oferece uma série de benefícios que contribuem significativamente para o bem-estar físico, mental e social dos praticantes. Dos parâmetros de bem-estar identificados. Concluiu-se que os participantes deste estudo apresentavam níveis suficientes de atividade física através da análise da entrevista semiestruturada aplicada e uma percepção significativa de bem-estar. Evidências indicam que o futevôlei, juntamente com um estilo de vida ativo, desempenha um papel crucial na prevenção de problemas físicos e mentais dos praticantes, promovendo maiores interações interpessoais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde destes indivíduos.Item Efeito da caminhada orientada ao ar livre na melhora da qualidade do sono em pessoas idosas da Universidade da Maturidade no Norte do Tocantins(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Jesus, Diego Alves deO objetivo desse trabalho foi verificar o efeito da caminhada orientada ao ar livre na melhora da qualidade de sono de pessoas idosas da Universidade da Maturidade (UMA)/BICO do Polo de Tocantinópolis. Estudo quase-experimental, composto por 24 pessoas idosas, divididos em dois grupos: 12 no grupo controle (GC) e 12 no grupo intervenção (GI), matriculados no projeto de extensão da UMA/BICO da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Foram coletadas informações sociodemográficas e aplicação dos seguintes instrumentos: Mini Exame do Estado Mental e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), sendo este último administrado nos períodos pré e pós-intervenção. Pessoas idosas do GI foram submetidos a atividades físicas por meio de caminhadas orientadas ao ar livre, realizadas duas vezes por semana, de outubro a dezembro de 2024, totalizando 6 semanas de intervenção. Para a análise dos dados, foram utilizados testes qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher, análise de variância multivariada para medidas repetidas (MANOVA) e teste de Lambda de Wilks, com nível de significância p ≤ 0,05. O GI apresentou diminuição nos escores do IQSP (p < 0,001). Portanto, a caminhada orientada ao ar livre no GI atenuou melhora na qualidade do sono de pessoas idosas da UMA/BICO.Item Desenvolvimento motor em crianças pré-escolares com transtorno do espectro autista e sua relação no acompanhamento específico de profissionais de Educação Física: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Hellen Regina Marques BandeiraIntrodução: O presente artigo explora o desenvolvimento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a relação com práticas mais eficazes e inclusivas na Educação Física, visando beneficiar uma parte específica da população. Objetivo: investigar como atividades realizadas com o acompanhamento de profissionais de Educação Física pode influenciar o desenvolvimento motor de crianças em idade pré-escolar diagnosticadas com TEA. Métodos: Foi uma revisão integrativa, permitindo a síntese e análise do tema, incluindo estudos experimentais e não experimentais. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, Google Scholar e PubMed no período de maio a junho de 2024 e selecionados artigos publicados no período de 201 2, 2016 e 2018; os critérios de seleção de estudos foram: ensaios clínicos randomizados e não randomizados, ensaios comunitários e estudos que utilizaram alguma intervenção com atividade física com crianças com TEA em idade pré-escolar, cuja amostra fossem crianças, de 3 e 5 anos de idade. As palavras-chaves foram , Resultados: Observou-se que essas crianças frequentemente apresentavam atrasos na coordenação motora fina e grossa, além de dificuldades relacionadas ao equilíbrio e às praxias. Conclusão: atividades rítmicas melhoram significativamente as habilidades motoras; Atividades sensoriais e o uso de trampolins ajudam a melhorar o desenvolvimento social de crianças com TEA e hiperatividade.Item Voleibol escolar em Tocantinópolis: Estudo sobre o processo de desenvolvimento e benefícios da prática(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Sousa, Anderson Filiphe Costa deO voleibol é uma prática esportiva que expande as dimensões do desenvolvimento físico e abrange aspectos relacionados ao desenvolvimento integral de seus praticantes. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é compreender como o voleibol impacta os estudantes em múltiplas dimensões e como objetivos específicos busca-se analisar a frequência e a qualidade da prática nas aulas de Educação Física, o engajamento dos estudantes, os desafios enfrentados e os benefícios percebidos. Esta é uma pesquisa, descritiva de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública, com estudantes de 15 a 17 anos. Para a coleta de informações, utilizou-se observação participante e aplicação de questionários abertos, a análise das informações aconteceu por meio da análise de conteúdo. Este estudo buscou compreender as percepções dos estudantes do ensino médio sobre os benefícios da prática do voleibol no contexto escolar, com ênfase no desenvolvimento físico, motor e social. Como resultados, observa - se a importância do voleibol como ferramenta pedagógica e de inclusão social, promovendo o bem-estar e o fortalecimento de habilidades essenciais para os jovens.A prática do voleibol no ambiente escolar se mostra como uma ferramenta pedagógica poderosa, contribuindo para o crescimento físico, social e emocional dos estudantes. Além disso, destaca-se como uma atividade significativa para o cotidiano dos jovens, promovendo bem-estar e integração social.