Centro de Educação, Humanidades e Saúde - CEHS

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    Esboço de autoanálise – possibilidades e desafios de inclusão para um estudante PCD no ensino superior
    (2025-09-22) Lima, Velder Costa
    Este trabalho apresenta uma análise autobiográfica da vivência de uma pessoa com deficiência intelectual no ambiente universitário, explorando os desafios de acesso, permanência e reconhecimento no ensino superior. Essa tarefa é realizada à medida que é desenvolvido o objetivo geral de pesquisa do autor, que observa como ao longo da história de vida acadêmica, em estratégias de defesa e afirmação pessoal, como ele ocultou ou mobilizou a deficiência intellectual. A ferramenta metodológica utilizada é a autoanálise biográfica (Bourdieu). A narrativa em primeira pessoa é articulada com conceitos teóricos como encobrimento (Goffman), capital cultural e habitus (Bourdieu), permitindo compreender como as barreiras acadêmicas vão além das questões físicas, alcançando dimensões simbólicas e sociais. A reflexão propõe repensar as práticas e políticas institucionais, defendendo uma inclusão que seja efetiva e respeite as singularidades de cada estudante. A escrita assume também um caráter político e de autoafirmação, buscando inspirar e sensibilizar para a construção de uma universidade verdadeiramente plural e acessível.
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    A inclusão de estudantes da comunidade LGBTQIAPN+ nas aulas de Educação Física
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-09-22) Oliveira, Mariana Moreira Dias
    O objetivo geral deste estudo foi investigar se há Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sobre a inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ na Educação Física Escolar desenvolvidos nos cursos de Educação Física do Estado do Tocantins. Utilizou-se pesquisa bibliográfica com levantamento em repositórios de Instituições de Educação Superior, públicas e privadas, que ofertam cursos presenciais de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Foram recolhidos 10 (dez) publicações, sendo nove TCCs e uma Dissertação que versavam sobre gênero e Educação Física. As pesquisas demonstram a existência de práticas pedagógicas sexistas nas aulas de Educação Física: os esportes são associados aos meninos e a dança às meninas; que o tema gênero e sexualidade é pouco abordado nos cursos de formação de professores e nas aulas de Educação Física na Educação Básica; que há poucos estudos sobre a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+, evidenciando a necessidade de estudos e de uma abordagem pedagógica mais inclusiva. Conclui-se que os estudos sobre o tema são limitados e demanda-se mais pesquisas e práticas que promovam equidade e diversidade no ambiente escolar.
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    Contribuições do Programa de Apoio À Parentalidade na Universidade (PAPU) para as famílias universitárias: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-09-22) Silva, Evânia Pereira da
    A supervisão parental ou as atividades de cuidado com as crianças em diferentes configurações familiares (heteroparentais, homoparentais, monoparentais, avós e netos, famílias indígenas, quilombolas, dentre outras) promovem a sua sobrevivência e a manutenção da espécie humana. Construções históricas e culturais de gênero nas sociedades ocidentais promovem a Divisão Sexual do Trabalho delegando as atividades de cuidado às mulheres que assumem o desafio de conciliar a maternidade com a formação profissional e sua inserção no mercado de trabalho. O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato das experiências ocorridas no Programa de Apoio à Parentalidade na Universidade (PAPU) desenvolvido na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT no Centro Universitário de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), localizado no Município de Tocantinópolis, durante o ano de 2023. Para responder os objetivos, utilizou-se as experiências pessoais como mãe estudante na Educação Básica e Superior, além das experiências como monitora brincante no PAPU CEHS, no ano de 2023, como fonte de pesquisa. O relato de experiência é um tipo de produção de conhecimento, onde o texto trata de uma vivência acadêmica e/ou profissional em um dos pilares da formação universitária (ensino, pesquisa e extensão), cuja característica principal é a descrição da intervenção. As experiências como mãe estudante na Educação Básica e Superior revelam a necessidade de políticas de apoio à maternidade estudantil: licença maternidade estudantil; horários de aula flexíveis; abono de faltas quando filhos estão doentes; estrutura física como brinquedotecas, espaço de amamentação, banheiro família com fraldário e sanitários infantis; permissão para as mães levarem suas crianças no transporte universitário, dentre outras. Ser mãe e estudante exige resiliência, organização e uma rede de apoio que nem sempre está disponível. A vivência como mãe estudante demonstra que a permanência na Escola ou na Universidade se torna um ato de resistência. As experiências como monitora evidenciam que o PAPU traz contribuições para a formação dos monitores brincantes, para as crianças acolhidas e para as famílias universitárias. A monitoria permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação em Pedagogia, refletindo sobre as teorias educacionais; permitiu desenvolver pesquisas e extensão, fortalecendo o compromisso com a educação humanizada. Atuando com crianças em atividades lúdico-pedagógicas, foi possível perceber como as brincadeiras e o brincar é uma linguagem potente de aprendizado, capaz de estimular o desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial. Para as famílias universitárias, o PAPU contribuiu com o cuidado e o bem-estar dos seus filhos, enquanto desenvolviam as atividades acadêmicas. Conclui-se que as vivências como mãe estudante e monitora brincante foram experiências desafiadoras e formativas, contribuindo, significativamente, para a construção de uma identidade profissional mais consciente, crítica e engajada na transformação da realidade social.
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    Educação Física e interdisciplinaridade: Estudo sobre as possibilidades pedagógicas
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-06-06) Silva, Manoel Messias Sousa
    O presente artigo retrata sobre as práticas pedagógicas da Educação Física relacionadas à interdisciplinaridade e suas possíveis contribuições para a aproximação com as outras disciplinas que compõem a grade curricular. A escolha desse tema, tem o olhar e a percepção de como a escola afeta o desempenho do aluno através de sua abordagem de ensino em que coloca em diálogos os conteúdos, facilitando e conectando os saberes que ali são passados a cada aluno. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo geral, compreender o papel da interdisciplinaridade dentro da educação física, o que leva a pensar como a escola tem incluído e adaptado a interdisciplinaridade na Educação Física. Esta pesquisa é de cunho bibliográfica qualitativa, realizada por meio de leituras de artigos, revistas, livros e textos, possibilitando dessa maneira conhecer os conceitos e processos interdisciplinares. O estudo procurou suscitar um olhar mais atento para a união e coletividade das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, com o intuito de mostrar que é possível trabalhar e ter melhores resultados através da interatividade. Buscou-se respaldar-se teoricamente em autores que possibilitam caminhos com o propósito de vislumbrar a interdisciplinaridade como alternativa viável ao processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, esse é um trabalho que busca refletir como a interdisciplinaridade afeta o desenvolvimento do aluno quando faz o diálogo com outras matérias escolares.
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    Inserção e permanência de professores homens na educação infantil: um estudo em Tocantinópolis
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-06-06) Pereira, Mirian Silva Sousa de Brito
    Esta pesquisa tem como tema a inserção e permanência de professores do sexo masculino na Educação Infantil. O objetivo geral foi identificar as trajetórias profissionais desses docentes nas etapas da Creche (Berçário, Maternal I e II) e da Pré-escola (Jardim I e II). Os objetivos específicos consistiram em: investigar a inserção de professores homens na Creche e na Pré-escola de Tocantinópolis, seja na docência, em funções de gestão ou administrativas; analisar como se dá a permanência e a progressão desses profissionais na carreira educacional do município; identificar os desafios enfrentados pelos professores na Educação Infantil; e avaliar o impacto da presença ou ausência masculina nesses espaços escolares. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. A etapa de campo incluiu o mapeamento de profissionais do sexo masculino em duas creches e três pré-escolas da cidade. No ano de 2023, constatou-se que apenas um professor atuava regendo uma turma de Jardim II, enquanto outros profissionais homens estavam alocados em funções administrativas, como auxiliares de serviços gerais ou vigilantes. Os resultados indicam que há uma divisão sexual do trabalho, que associa às mulheres o papel de educar e cuidar na Educação Infantil, o que contribui para a baixa inserção e permanência de homens nesse segmento da educação.
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    As transformações socioambientais da região do Ribeirão Manso: memórias e afetividades com a natureza
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Silva, Iolanda Pereira Luiz
    Este trabalho apresenta um estudo sobre as transformações ambientais e socioeconômicas no povoado Ribeirão Manso, localizado no município de Angico, no estado do Tocantins. Com uma população estimada em 84 habitantes, o povoado integra a região do Bico do Papagaio, situada no extremo norte do estado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os impactos ambientais causados pelo desmatamento, na região do Ribeirão Manso por meio das memórias da comunidade local, explorando as experiências vivenciadas pelos moradores ao longo dos anos. Para isso, foram realizadas entrevistas com os habitantes da região, permitindo a construção de um panorama sobre as transformações ambientais e sociais ocorridas nas últimas décadas. Os relatos evidenciam que as mudanças na região, impulsionadas pelas ações humanas, como agropecuárias, atividades agrícolas têm provocado impactos ambientais significativos, como a degradação da vegetação nativa e a instabilidade do solo. A paisagem local sofreu modificações visíveis e aceleradas, como o assoreamento do córrego, a poluição do ar, a perda da biodiversidade, a extinção das espécies silvestres, afetando diretamente a vida da população e a sustentabilidade do meio ambiente. Nesse contexto, este estudo busca compreender a realidade do povoado a partir da perspectiva de seus habitantes, cujas memórias refletem as transformações socioambientais que remodelaram a região. As entrevistas revelam um rico repertório de lembranças sobre um ambiente que, ao longo do tempo, foi alterado pelas práticas humanas, evidenciando a necessidade de medidas para a preservação e recuperação dos recursos naturais.
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    Retenção do recreio escolar e outras estratégias de castigo escolar: uma educação não punitivista é possível?
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Saraiva, Silviane da Cruz
    Que o recreio faz parte do cotidiano do aluno, é sabido há bastante tempo por toda e qualquer pessoa, ainda que ela não tenha desfrutado desse doce momento. Para além dos aspectos de contribuição ao desenvolvimento e a saúde, o recreio também tem uma dimensão de recreação, lazer e divertimento, o que contrasta com cotidiano escolar que, em geral, têm um caráter mais sério e disciplinar, negligenciando e/ou restringindo os espaços e tempos para o livre brincar.. Considerando que a aplicação do castigo escolar, que inclui a retenção do recreio escolar, ainda é uma realidade na sociedade brasileira, apesar das divergentes opiniões, o problema que moveu esta pesquisa foi: como que a retenção do recreio escolar e outras formas de castigo escolar tem sido abordada e comunicada em jornais digitais? Trata-se de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, que se insere no campo da Pesquisa em Educação, valendo-se tanto da abordagem quantitativa quanto qualitativa. Foi desenvolvida tendo como material de análise matérias de jornais sobre castigo escolar disponíveis na internet.A organização dos dados nos conduziu a dois grandes agrupamentos, evidenciando que tais matérias se apresentam como notícias de casos, geralmente pontuais, ou matérias reflexivas, que problematizam a questão da aplicação e uso dos castigos escolares. A análise dessas matérias selecionadas nos possibilitou perceber que a grande maioria dos casos nelas relatados são acontecimentos negativos, envolvendo situações de violência contra as crianças. As matérias reflexivas, por sua vez, são majoritariamente argumentos e dados contra a aplicação de castigos nas escolas. Tal dados nos permite perceber que no campo teórico, parece haver um consenso de que os castigos e punições são maléficos para o desenvolvimento das crianças, no entanto, na prática escolar eles ainda acontecem. Diante dos aspectos analisados ao longo desta pesquisa, pode-se perceber que o castigo escolar em si é uma temática recente e ainda pouco explorada e quando se trata das práticas de retenção/suspensão do lazer e prazer como práticas de castigo escolar a questão está ainda menos posta para ser debatida.
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    A prática do estágio curricular na educação infantil/creche e suas contribuições para a formação de professores
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Sousa, Sandra Borges
    A contribuição do Estágio na Educação Infantil (creche), forma-se no presente dando visibilidade para a construção de uma nova visão, tendo a Educação Infantil um espaço de pesquisa e conhecimento do universo infantil. Possibilitando a interação e aproximação com a realidade profissional. O objetivo principal desta pesquisa foi refletir sobre a importância do estágio supervisionado na educação infantil (creche), buscando compreender como ele contribui na formação profissional do acadêmico durante o curso de pedagogia. Como percurso metodológico adotou-se uma pesquisa com abordagens qualitativa, bibliográfica e documental tendo como amostra 15 acadêmicos, atendendo a três critérios: que ainda não realizaram o estágio, que estão realizando e que já realizaram o estágio supervisionado na educação infantil (creche). Constatou-se a partir das respostas dos participantes que o estágio supervisionado é compreendido como um momento de grande aprendizado acerca da prática pedagógica. Sendo visto como um momento ímpar de associar a teoria com a prática adquirida ao longo da formação. Porém, nem todos se sentem preparados para realizar o estágio, tendo como dificuldades timidez e apresentar conteúdos de forma didática ou articular teoria e prática. Portanto, deve-se considerar o estágio como um momento de ensino aprendizagem, possibilitando habilidade de pesquisa no ambiente escolar e conhecimento relacionado com a teoria e a prática.
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    TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE - TDAH: uma análise autobiográfica sobre os impactos da medicalização infantil na vida da filha de uma pedagoga em formação
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Almeida, Josani Gomes De
    Este trabalho aborda de forma crítica o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, desde uma perspectiva da medicalização da educação e da infância, a partir de uma pesquisa autobiográfica sobre o tema. O TDAH é considerado um transtorno de causa genética, caracterizado por comportamento de distração, agitação, hiperatividade, impulsividade e esquecimento. O principal objetivo da pesquisa é analisar a história vivenciada por mim, pedagoga em formação e mãe de uma criança diagnosticada com TDAH, aos 5 anos de idade, a fim de compreender o processo de medicalização que Eloá viveu e os seus impactos em nossas vidas. Como metodologia utilizamos a pesquisa autobiográfica, buscando compreender a medicalização da educação e da infância através das nossas vivências. Adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, com o intuito de se obter formação teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e sobre medicalização da educação e da infância, além de narrativas (auto)biográficas, que sistematizam nossas vivências de uma família diagnosticada com TDAH e os desdobramentos disso no meu processo formativo. A sistematização da minha experiência, enquanto mãe de Eloá, do seu nascimento ao diagnóstico e o impacto que o mesmo teve na vida da minha filha, foi o ponto de partida para analisar esse caso de medicalização da educação e da infância, a luz da literatura sobre a temática. Compreendemos o TDAH enquanto um diagnóstico controverso, que pode servir para esconder problemas sociais e do sistema educacional, como resultado da medicalização da educação. Apontamos as contribuições que essa pesquisa, o meu processo formativo, os estágios e os debates críticos que tive sobre o TDAH e a medicalização, contribuíram para minha formação enquanto mãe e professora. Por fim, entendemos que esta pesquisa contribui para a auto(avaliação) dos profissionais da educação acerca dos enfrentamentos do processo ensino/aprendizagem, lhes permitindo repensar sua prática, a fim de não contribuir para o aumento dos números de diagnósticos de transtornos e desconstruir essa formação social vigente.
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    Relato de experiência da modalidade Futevôlei como prática de atividade física dos praticantes inseridos no Projeto de Extensão Universitária do município de Tocantinópolis - TO.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Conceição, Lourrane Ribeiro da
    O futevôlei tem o potencial de promover a saúde, aprimorar aspectos como a capacidade cardiorrespiratória e contribuir no fortalecimento do bem-estar psicossocial e da qualidade de vida. Dito isso, este estudo teve como objetivo investigar as implicações do futevôlei na promoção da saúde, da educação e do bem-estar dos participantes do projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins. Além disso, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória descritiva, que incluiu uma aplicação de questionários on-line com os participantes do projeto de futevôlei da cidade de Tocantinópolis. O estudo adotou uma abordagem dialética e utilizou uma pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa exploratória descritiva e na coleta de dados por meio de questionários aplicados via Google Formulários. Os resultados demonstram que o futevôlei é um esporte em intensa expansão, permitindo vivenciar momentos de interação e socialização. A prática do futevôlei oferece uma série de benefícios que contribuem significativamente para o bem-estar físico, mental e social dos praticantes. Dos parâmetros de bem-estar identificados. Concluiu-se que os participantes deste estudo apresentavam níveis suficientes de atividade física através da análise da entrevista semiestruturada aplicada e uma percepção significativa de bem-estar. Evidências indicam que o futevôlei, juntamente com um estilo de vida ativo, desempenha um papel crucial na prevenção de problemas físicos e mentais dos praticantes, promovendo maiores interações interpessoais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde destes indivíduos.