Logística
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/59
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Desafios para a Exportação(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SILVA, Riquelme Castro daA exportação é um procedimento estratégico de extrema importância para as empresas, proporcionando um aumento de produtividade e uma melhoria na qualidade dos produtos. No agronegócio brasileiro, a exportação também se destaca, pois o Brasil tem grande relevância na produção de carne bovina, conforme apresentado ao longo deste estudo. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho foi analisar aspectos do processo de exportação de carne bovina em um frigorífico multinacional localizado na região norte do estado do Tocantins, identificando os principais desafios e vantagens da exportação para a empresa. Nesse contexto, foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa descritiva, utilizando um questionário para a coleta de dados. A partir dos resultados da pesquisa, constatou- se que a exportação é de grande importância para a empresa em questão, já que mais de 90% de sua produção é destinada ao mercado estrangeiro. Entre os desafios citados, destacou-se a dificuldade em manter o nível de qualidade exigido pelos clientes estrangeiros.Item Desafios e oportunidades no e-commerce(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) MONTEIRO, Júlio César MatosNos últimos anos, o comércio eletrônico (e-commerce) tem transformado profundamente a maneira como as empresas operam e como os consumidores realizam suas compras. No Brasil, o e-commerce tem mostrado um crescimento significativo, proporcionando novas oportunidades tanto para grandes quanto para pequenas empresas, sem presença física. Mas apesar do potencial de crescimento, as plataformas de e-commerce enfrentam alguns desafios tecnológicos que podem impactar diretamente sua competitividade e a experiência do consumidor. Este trabalho teve como objetivo analisar os principais desafios e problemas enfrentados pelas plataformas de e-commerce e possíveis soluções que possam impulsionar seu crescimento e competitividade. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de um questionário a uma amostra da população local. Os resultados indicaram que os principais desafios são o alto custo do frete para a região e a necessidade de um atendimento ao cliente mais eficiente, o que impacta negativamente a experiência de compra. As sugestões de melhorias apresentadas pelos entrevistados, como experiências de compras mais práticas e com custos mais acessíveis, indicam um caminho para que as empresas do setor possam aprimorar seus serviços e atender melhor às expectativas dos consumidores.Item Estratégias e ferramentas usadas para a fidelização de clientes em uma franquia de açaí em Araguaína-TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) DOMINGOS, Alex LopesEste artigo explora o uso de ferramentas e métodos de fidelização de clientes, com o intuito de analisar os desafios e benefícios para conquistar novos clientes, como essas estratégias podem ser um diferencial no mercado competitivo das organizações. Para esse estudo foi realizado um estudo de caso na empresa do ramo alimentício na cidade Araguaína no estado do Tocantins. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, usando um estudo de caso com uma metodologia que inclui questionário e entrevista com um diretor executivo da empresa. Foi realizada um estudo de quais as práticas de fidelização que são utilizadas pela organização, buscando identificar desafios e os benefícios para conquistar novos clientes propor soluções que permitam otimizar custos dessas estratégias empregadas para a fidelização de clientes, buscando compreender como a empresa fideliza seus clientes, os resultados apresentam que organização com uso de tecnologias como ferramentas de fidelização, torna um diferencial, além da criação de vínculo de lealdade com os consumidores.