Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim

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O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática e congrega em seu quadro: servidores e docentes doutores efetivos da Universidade Federal do Norte do Tocantins que se proponham a atuar na formação acadêmica – nível Mestrado – de mestrandos nas áreas de Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Educação e desenvolver estudos e pesquisas no campo da Área de Ensino de Ciências e Matemática

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    Metodologias ativas como estratégia para promoção da educação científica no ensino de ciências
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) PAIXÃO, Milene Santana
    Atualmente, no Ensino de Ciências, surgiram abordagens que valorizam a iniciativa do estudante em aprender por meio de suas próprias descobertas. Essas novas metodologias enfatizam a importância de compreender o amadurecimento intelectual dos estudantes à medida que são expostos a processos de aprendizagem investigativa. A aprendizagem por pesquisa, portanto, torna-se fundamental para desenvolver habilidades críticas e cognitivas, preparando os estudantes para enfrentar desafios complexos de maneira autônoma. Diante dessas mudanças, surge a seguinte questão norteadora: Como as estratégias de desenvolvimento de projetos, aplicada em uma Eletiva, contribui para o fomento da Educação Científica em estudantes da 1ª série do ensino médio? Tendo como objetivo investigar como a Estratégia Rotacional de Projetos, dentro de Metodologia Ativa aplicada em uma Eletiva, pode fomentar a Educação Científica em estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola Estadual de Araguaína/TO. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio do Estudo de Caso. Para a coleta dos dados utilizou-se o diário de campo para descrever todo o processo dentro da sala de aula, tendo em vista as especificidades de cada grupo. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise Textual Discursiva (ATD) a partir da teoria de Moraes e Galiazzi (2018). As apresentações realizadas pelos grupos evidenciaram a diversidade de perspectivas e as análises realizadas por cada grupo, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no decorrer da Eletiva. Porém, foi possível observar como essa abordagem metodológica influenciou os resultados em cada categoria. Apesar disso, ao longo do estudo, constatou-se que, embora tenham ocorrido avanços na construção do conhecimento científico, os estudantes encontraram dificuldades relacionadas à compreensão e interpretação de conceitos, indicando a necessidade de mais tempo para aprofundar o entendimento das questões abordadas.