Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/83
O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática e congrega em seu quadro: servidores e docentes doutores efetivos da Universidade Federal do Norte do Tocantins que se proponham a atuar na formação acadêmica – nível Mestrado – de mestrandos nas áreas de Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Educação e desenvolver estudos e pesquisas no campo da Área de Ensino de Ciências e Matemática
Navegar
Item Contribuições das feiras de matemática para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática no Tocantins(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) ARAUJO, Vânia SilvaEssa pesquisa consistiu na investigação das práticas de professores que ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental mobilizadas pela realização de Feiras de Matemática no contexto escolar do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Jorge Humberto Camargo. Para tanto, trouxemos como problema de investigação a seguinte questão: Em que termos as práticas docentes mobilizadas em Feiras de Matemática contribuem para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática? Diante das inquietações e problemática de pesquisa, buscou-se como objetivos geral, analisar as contribuições das Feiras de Matemática do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Jorge Humberto Camargo - para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática. O desenho metodológico dessa pesquisa se deu na abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa de Estudo de Caso, com análise de Figuras (produzidas pelas imagens das feiras realizadas), análise documental (relatórios, planejamentos e Projeto Político Pedagógico) e análise das entrevistas individuais realizadas com cinco professores participantes da pesquisa, com a lente teórica de autores que pesquisam sobre Desenvolvimento Profissional Docente, Formação de Professores que Ensinam Matemática e Práticas de ensino da Matemática com a manipulação de materiais concretos em ambientes de Laboratório de Ensino, Clubes de Matemática e Feiras de Matemática. Essas análises foram realizadas a partir das compreensões das Feiras realizadas nos anos de 2014 a 2019 apresentadas por meio da Estratégia de Descrição do Caso, no sentido de atender o primeiro objetivo específico da pesquisa. Na sequência, foi realizada análise do corpus desta pesquisa por meio da Técnica Analítica do Modelo Lógico que buscou entender sobre os elementos do Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática em contexto de realização de Feiras de Matemática, bem como refletir sobre as contribuições dessas Feiras no desenvolvimento profissional desse professor. Como resultado, emergiu três categorias analíticas que nos permitiram evidenciar práticas que explicitam elementos do Desenvolvimento Profissional Docente, a saber: Aperfeiçoamento da Prática Docente Desenvolvimento das Competências para Ensinar e Melhoria do Processo de Ensino e Aprendizagem. Dessas práticas docentes podemos citar: o planejamento coletivo e engajamento dos professores em estudos e pesquisas, utilização de materiais diversificados para ensinar Matemática, desenvolvimento de conhecimento pedagógico do conteúdo, reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de autonomia docente, dentre outras práticas e desafios que esses professores demonstraram ao realizar Feiras de Matemática em ambiente escolar. Palavras-Chave: Feira de Matemática. Ensino de Matemática. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Desenvolvimento Profissional Docente.Item A astronomia indígena relatada em produções acadêmicas: um olhar para o ensino de ciências(2023) RODRIGUES, Jannyny de Oliveira FogaçaO papel das escolas hoje inclui valorizar e reconhecer a diversidade sociocultural na sala de aula e na sociedade por meio da educação intercultural. Nessa direção, um tema possível para abordar essa temática nas aulas de Ciências é a Astronomia Cultural Indígena (ACI), que estuda a astronomia observacional desenvolvida por diferentes povos indígenas, visto que nossos ancestrais pré-históricos observaram o céu a "olho nu", levando ao desenvolvimento de uma variedade de atividades culturais e à criação de ramificações astronômicas. Quanto a essa perspectiva constitutiva, buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Em que termos a inserção do ensino da Astronomia Indígena Brasileira nas aulas de Ciências da Educação Básica é apresentada e dialogada no meio acadêmico? Partindo desse questionamento, definimos como objetivo de estudo: Realizar um levantamento das produções acadêmicas sobre o ensino da Astronomia Indígena Brasileira na perspectiva do ensino de Ciências. Para essa propositiva, optamos pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa estado de arte, por meio do estudo, da leitura crítica e reflexiva de documentos oficiais norteadores da Educação Básica, em especial, os voltados para a área de Ciências do Ensino Fundamental e Médio, de modo a compreendermos as orientações didática e pedagógica voltadas para a temática Astronomia Cultural, com foco na Astronomia Indígena. Na sequência, buscou-se verificar, também, como essa temática vem sendo abordada nas produções acadêmicas e científicas publicadas entre os anos de 2011 e 2020. Para tanto, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), considerando os seguintes momentos: a pré-análise, a Exploração do material e o tratamento dos resultados, no sentido de evidenciar como vem sendo potencializada a unidade Astronomia Indígena no processo de ensino e de aprendizagem em Ciências nas produções pesquisadas face às orientações indicadas nos documentos oficiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existem diretrizes ou documentos oficiais específicos sobre a inclusão da Astronomia Indígena no ensino de Ciências, mas, quando os documentos se referem ao ensino dos saberes sobre os céus em diferentes culturas, fica implícita a Cultura indígena. A pesquisa aponta, ainda, que são poucos os estudos realizados com os povos indígenas voltados a essa temática, o que torna necessária a realização de novas frentes de estudos e de pesquisas nos contextos comunitários indígenas, de modo a registrar os saberes voltados às suas cosmovisões de mundo e formas de estar no mundo e a favorecer as interconexões entre esses saberes e o ensino de Ciências. Palavras-chave: Etnoastronomia; Astronomia Indígena; Astronomia Ocidental; Ensino de Ciências.Item Contrastes na formação e identidade docente em contextos da pandemia de Covid-19 e não-pandemia(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) LIMA, Alexssandro TelesO Programa Residência Pedagógica é uma iniciativa do Ministério da Educação com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura por meio da imersão do licenciando na escola de educação básica. Neste contexto, foi o objetivo do presente estudo investigar os impactos da primeira (2018-2019) e segunda (2020-2022) edição do PRP na formação da identidade docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/ Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em três etapas: (1) análise dos relatórios finais dos residentes; (2) estudo dos artigos produzidos pelos preceptores e residentes; e (3) interpretação dos dados por meio da análise do conteúdo fundamentada por Bardin (2011) com o intuito de estabelecer categorias que permitissem compreender os impactos do programa na formação e identidade docente dos residentes. A análise dos documentos evidenciou que o PRP contribuiu para a formação inicial e construção da identidade docente dos residentes. Durante a primeira edição além de partir da rotina escolar, os residentes foram incentivados a desenvolverem estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino das ciências e biologia, a implementarem abordagens práticas e investigativas que possibilitam a alfabetização científica como o clube de ciências. Na segunda edição ocorrida durante o período de pandemia da COVID-19, os residentes se engajaram em atividades remotas para a discussão e planejamento de estratégias pedagógicas para atender ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Ainda houve, a participação em seminários sobre temas educacionais e socialização das experiências vivenciadas ao longo desta edição. Ademais, os resultados deste estudo podem contribuir para orientar futuras pesquisas e políticas no campo da formação docente, bem como averiguar o desempenho do PRP e de programas similares em cenários regulares e emergenciais. Neste sentido, o PRP tem se revelado um programa de formação expressivo e uma fonte de pesquisa valiosa, auxiliando na formação continuada, na construção da identidade docente e na interlocução entre a educação superior e básica de nosso país.Item A Etnomatemática e a Catedral Nossa Senhora Das Mercês de Porto Nacional-TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) MENDES, Alexsandra NorbertoO ensino da Matemática tem passado ao longo dos anos por estudos tendo em vista o ensino e aprendizagem de Matemática de forma que os estudantes compreendam essa ciência. Nessa perspectiva a Etnomatemática proposta inicialmente por D’Ambrosio (1990) pode ser uma aliada junto aos professores da Educação Básica desmitificando a matemática escolar considerada em sua maioria como difícil e pouco atrativa aos estudantes. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objeto de estudo as matemáticas presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês, localizada na cidade de Porto Nacional - TO. Nessa direção nos questionamos: Quais matemáticas estão presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional? Para tanto, objetivamos compreender os conhecimentos matemáticos presentes na arquitetura da Catedral Nossa Senhora das Mercês/Porto Nacional-TO, a partir dos olhares daqueles que conhecem a história da sua construção. Com esse fim, buscamos por meio da abordagem qualitativa (Oliveira, 2016), pautada na etnografia apresentada por Angrosino (2009), os dados foram recolhidos por meio de visitas a Catedral, visitas que resultaram em uma maior aproximação nas atividades desenvolvida na igreja; entrevistas narrativas, acreditando que poderia surgir informações antes não contadas e ou apresentadas nos livros que retratam sobre a história da Catedral, esses diálogos foram registrados em recursos audiovisuais e posterior realizado a transcrição; fizemos o uso do caderno de campo, e as fotografias das quais estão presentes no decorrer do texto da dissertação em que foram importantes para a identificação das matemáticas presentes na arquitetura na Catedral. Apresentamos o processo de construção da catedral e sua importância de fé religiosa para a comunidade de Porto Nacional. Observa-se que, a idealização e a construção da Catedral pelos dominicanos contribuíram em diversos seguimentos para a população de Porto Nacional, em especial na cultura, na religiosidade, na educação. Além de contribuir para à edificação e instalação de outras obras cristãs como o convento, a paróquia e ainda o colégio Sagrado Coração de Jesus. As informações recolhidas foram analisadas à luz dos campos teóricos da Etnomatemática, ao que tange aos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, identificamos na construção da referida Catedral a presença da Geometria Euclidiana a partir dos triângulos, retângulo, quadrado, losango, circunferência, semicircunferência, além de linhas poligonais, simetria, ângulos e retas paralelas. Essas matemáticas podem potencializar ações didáticas interdisciplinar para o ensino de Matemática nas escolas portuenses.Item Ensino de botânica(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) OLIVEIRA, Celiane ReisO ensino sobre a reprodução vegetal é importante, pois oferece conhecimentos que auxiliam na reflexão e na mudança de posturas que permitem a continuidade da vida na Terra. O presente estudo teve por objetivo elaborar e aplicar uma sequência didática com o tema Angiospermas, a partir das percepções dos estudantes sobre Reprodução das Plantas. A pesquisa foi organizada em dois momentos. No primeiro, foi aplicado um questionário envolvendo seis professores de Ciências e dezenove estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, com a intenção de diagnosticar a percepção deles sobre o ensino durante o processo reprodutivo dos vegetais. Esses resultados serviram para a elaboração e aplicação de uma sequência didática a 19 alunos de uma turma do 8º ano de Ensino Fundamental, no segundo momento. Os resultados evidenciam que os docentes reconhecem a importância do uso de recursos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem, na qual a sua maioria, mesmo diante das dificuldades, têm se esforçado para trazerem atividades que envolvam diferentes sentidos e percepções dos estudantes, na tentativa de apresentarem aulas mais atrativas. As atividades práticas são os recursos que mais chamaram a atenção dos estudantes, o que foi constatado por essa pesquisa, por meio da sequência didática. Isso revela o quanto é importante um ensino com modalidades diversificadas, pois permite que o estudante atue de forma ativa e possibilita atender as diversas formas de aprendizagem. As angiospermas foram as plantas citadas pela maioria dos estudantes, como de difícil compreensão. Assim, sugere-se que os conteúdos sejam práticos e contextualizados, levando-se em conta os conhecimentos prévios dos educandos, a fim de reduzir as lacunas no processo de ensino e aprendizado.Item Programa de formação continuada de professores em Química(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) MELO, Donizete da SilvaDurante décadas, o ensino e aprendizagem têm se tornado objeto de estudos no âmbito acadêmico. Distintas alternativas pedagógicas são constantemente pesquisadas em virtude dos insatisfatórios resultados alcançados na educação básica, em especial na rede a pública de ensino. Para tanto, uma das estratégias que se tornou tendência pedagógica em meio ao professorado foi a Formação Continuada de Professores – FCP. Sendo assim, delimitamos como foco investigativo o Programa de Formação Continuada de Professores em ciências da natureza ofertado pela Secretaria de estado da Educação: etapa I – 2017, realizado na cidade de Palmas-TO, com ênfase no curso ofertado para professores de química - etapa II - 2018, realizado pela Diretoria Regional de Educação de Araguaína - DRE. A temática desta pesquisa trata-se de uma discussão contemporânea e de suma relevância para o campo educacional, pois por um lado os professores são carentes de momentos formativos, e por outro, são importantes espaços para repensar o processo de ensino e aprendizagem. Conforme apontado pela SEDUC/TO, os Programas de Formação Continuada, são pautados no aprimoramento dos professores com o objetivo de consolidar a prática pedagógica em momentos mais atraentes e prazerosos junto aos espaços formais de aprendizagem. Desta forma pontuamos os seguintes questionamentos: quais as percepções de professores de Química sobre o Programa de Formação Continuada da SEDUC/TO desenvolvido na DRE Araguaína no ano de 2018? Como avaliam a qualidade do Programa? Nesse sentido, o processo de investigação teve como objetivo analisar e descrever os processos e os respectivos significados referentes ao Programa de Formação Continuada de Professores realizado entre anos de 2017 e 2018, por meio da SEDUC/TO e DRE-Araguaína. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida nos moldes do Estudo de Caso, tendo como caso investigado os professores de química, participantes do curso de formação continuada oferecido pela DRE - Araguaína. Incialmente relatou-se as atividades desenvolvidas nas etapas I e II do curso de formação continuada, evidenciando as palestras e oficinas desenvolvidas. Como instrumento para análise da avaliação do processo formativo, aplicou-se um questionário do tipo escala Likert. O Programa alvo desta pesquisa culmina em satisfatórios resultados junto aos professores avaliados, contudo, favorece a uma reflexão crítica em virtude dos índices avaliativos pró negativos também observados. Isso permite e contribui para que novas estratégias, outrossim, perspectivas, sejam verificadas e inclusas nos cursos de formação.Item A Feira Ecosol como potencial Interdisciplinar dos espaços não formais para a Educação Básica(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) GOMES, Cleidiane BispoAs feiras livres, espaços de relações de trabalho e experiências educativas das cidades, demonstram configurações que podem ser exploradas no contexto pedagógico interdisciplinar como espaço não formal de ensino, uma alternativa para melhorar e complementar o processo de ensino aprendizagem nos espaços formais de ensino. Neste sentido, a Feira da Economia Solidária e da Agricultura Familiar de Araguatins (Feira ECOSOL), Tocantins, objeto de estudo da presente pesquisa, apresenta manifestação cultural a partir da comercialização das comidas típicas, artesanatos, produtos da agricultura familiar e da realização de atrações artísticas e culturais, sendo assim também um espaço não formal de ensino, não institucionalizado, de interação entre as pessoas e valorização das relações socioculturais. A pesquisa objetivou conhecer o potencial interdisciplinar da Feira ECOSOL através das percepções e concepções dos professores e assessores de currículo das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa do tipo participante, análise dos documentos Base Nacional Comum Curricular, Documento Curricular do Tocantins e Reordenamento Curricular, na busca de propostas pedagógicas relacionados à espaços não formais de ensino. Foram usados questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados em duas etapas, aplicados a dois assessores de currículo e a sete professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A partir das observações de campo foi possível construir uma caracterização da Feira ECOSOL, posteriormente a elaboração de um guia didático com propostas de atividades interdisciplinares no formato de quadro de sugestões de atividades dos componentes curriculares de Ciências e Matemática para a feira como item desta dissertação, o qual foi submetido a análise e avaliação pelos participantes. O cruzamento entre as percepções dos participantes sobre a feira nas duas etapas da pesquisa, evidenciou mudanças na ótica dos professores acerca das impressões do ambiente da feira como espaço não formal de ensino, estes identificaram que o ambiente traz possibilidades de se trabalhar habilidades de diversas áreas e não apenas de Ciências da Natureza e Matemática, bem como também evidenciou que estes espaços não formais de práticas sociais podem ser veículos potentes para auxiliar na alfabetização científica e cultural dos educandos, pela relação de trocas de saberes e contextualização eficaz complementar à educação formal. A divulgação de possibilidades e ações interdisciplinares para os espaços não formais como as feiras livres e como forma de assegurar tais ações, propor a inserção no Projeto Político Pedagógico da Unidade de Ensino, possibilidades de formação de professores para práticas pedagógicas em espaços não formais de ensino e adequação para se tornar uma disciplina de eletivas, são algumas proposições concebidas pelos participantes da pesquisa para contribuições futuras.Item Etnobotânica: práticas pedagogicas no ensino de botânica anos finais do ensino fundamental.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SANTOS, Paulo Sergio Ribeiro dosO estudo teve como objetivo refletir sobre a importância do ensino de Botânica na educação básica a partir das referências da Etnobotânica dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Família Agrícola (EFA) localizada na zona rural do município de Porto Nacional – TO. A Etnobotânica pode ser uma ferramenta de contribuição para o aprendizado efetivo nos conteúdos de Botânica, pois além de promover resgate da cultura popular, torna possível que os estudantes expressem seus conhecimentos sobre as plantas. Para que o processo de aprendizagem se efetive é necessário utilizar diferentes métodos de ensino que estimulem atitudes reflexivas por parte dos estudantes, proporcionando oportunidades de participação, vivenciando diferentes experiências, tomando decisões, construindo argumentos para compor conclusões. Ensinar em ambiente natural com plantas reais pode ser uma estratégia de ensino que elimina a abstração e constrói conhecimento em contexto concreto, permitindo que os estudantes interpretem conhecimentos. Nesta pesquisa adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, mediante um resgate dos conceitos associados ao tema em questão e o estudo qualitativo, mediante uso da pesquisa participante, por meio da realização de uma prática pedagógica realizada com os estudantes do 8º ano da EFA localizada na zona rural do município de Porto Nacional – TO. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, podendo concluir que, quanto mais contextualizado e coparticipativo for o ensino, mais próximo se estará da promoção da aprendizagem significativa. Portanto, é necessário conhecer a realidade da educação para fornecer novas ferramentas de aprendizagem, repensar métodos falhos e avaliar práticas pedagógicas que tenham como foco a qualidade do ensino.Item O uso de Sequência Didática e Situações-Problema como Metodologia Ativa para o Ensino de Química em Escola da Cidade de Santana do Araguaia - PA(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SOUSA, Lucas Felipe Reis DeNa disciplina de Química, os estudantes apresentam, na sua maioria, dificuldades na aprendizagem, tendo o docente que se apropriar de técnicas metodológicas que contribuam mais efetivamente no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este estudo propõe investigar como a estratégia metodológica utilizando Sequência Didática (SD) construída a partir de Situações-Problema (SP) pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Química em escola localizada no município de Santana do Araguaia- Pará. Essa é uma pesquisa participante (Krohling Peruzzo, 2017), desenvolvida junto aos estudantes da primeira série do Ensino Médio. Aplicou-se a SD dividida em seis etapas: Etapa 1 - construção do roteiro por meio de levantamento bibliográfico em Dissertações e Teses na plataforma da CAPES, e artigos em revistas; Etapa 2 - realização da abordagem teórica do objeto de conhecimento Ligações Químicas (LQ); Etapa 3 - desenvolvimento da atividade experimental fazendo uso de situações-problema; Etapa 4 - aplicação do questionário com perguntas sobre parte a experimental apresentada ao grupo de estudantes participantes da pesquisa; Etapa 5 - aplicação do questionário sobre a metodologia proposta; Etapa 6 - leitura e análise dos dados dos questionários. Os resultados obtidos revelaram que a SD suscitou nos estudantes o interesse por aulas experimentais, sendo observado o envolvimento, participação e interesse no decorrer do desenvolvimento da SD proposta, legitimando essa estratégia de ensino e aprendizagem. A utilização de substâncias e objetos presentes no cotidiano dos alunos, como sacarose, cloreto de sódio, moeda, tesoura, relógio, anéis e água na execução da aula experimental, possibilitou compreender que o ensino contextualizado favorece o interesse pela aprendizagem do conteúdo, contribuindo para o entendimento de conceitos científicos de natureza abstrata por meio da experimentação como estratégia didática. Assim sendo, entendemos que este estudo fomentará contribuições para o ensino de Química, principalmente na região onde foi realizada a SD. Ressaltam-se as considerações sobre a pesquisa acentuando-se a necessidade da continuidade dessa prática no ensino, visto que, para a região, a metodologia experimental ainda apresenta-se pouco utilizada.Item Orientações curriculares para a educação básica e os temas “meio ambiente” e “sustentabilidade”(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) AMORIM, Jhonatam DiasO presente estudo tem por escopo o exame crítico da inserção dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente nos Livros Didáticos (LD) adotados em instituições educacionais brasileiras no período de 2018 a 2020, à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelos Documentos Curriculares Nacionais (DCN) e pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa objetiva (a) apresentar elementos de orientações curriculares para o ensino de ciências da natureza na Educação Básica que contribuam para o ensino das temáticas “Meio Ambiente” e “Sustentabilidade”, e (b) analisar livros didáticos de Biologia com foco no ensino das temáticas “Educação Ambiental” e “Sustentabilidade”. O foco compreende uma análise pormenorizada das orientações curriculares destinadas ao ensino das ciências da natureza na Educação Básica, visando identificar os elementos que podem contribuir para o eficaz tratamento das temáticas “Meio Ambiente” e “Sustentabilidade” no contexto dos LD em questão. Os LD selecionados para escrutínio pertencem à coleção destinada ao componente curricular de Biologia, abrangendo as séries do ensino médio, sendo estes previamente aprovados pelo PNLD. No processo de análise, foram estabelecidos critérios específicos para avaliação dos LD, compreendendo a avaliação da relevância, profundidade, frequência, o emprego de elementos visuais, a relação entre a abordagem da sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a efetividade geral na abordagem das temáticas em foco. A relevância desta investigação reside na incontestável importância da preservação do meio ambiente e em sua intrínseca relação com a Educação Ambiental (EA). A pesquisa em questão também se debruça sobre os critérios eliminatórios utilizados na seleção dos LD e a organização dos mesmos em conformidade com os preceitos das leis educacionais vigentes no Brasil. Os resultados revelaram deficiências e inadequações substanciais nos LD examinados, que, de maneira geral, se mostraram carentes de uma análise crítica aprofundada das temáticas em pauta, especialmente em relação à sua conexão com os ODS. Tais obras tendem a adotar uma concepção utilitarista e antropocêntrica da natureza, relegando a um plano secundário a dimensão ambiental em prol de perspectivas utilitárias. Em síntese, os achados desta pesquisa evidenciam a necessidade premente de aprimoramento da abordagem da Educação Ambiental e da sustentabilidade na Educação Formal, com vistas à promoção de uma prática pedagógica reflexiva e crítica. Tal abordagem visa, em última instância, empoderar os estudantes como agentes ativos na transformação de paradigmas sociais e ambientais, capacitando-os para desempenhar um papel protagonista na condução de mudanças efetivas de comportamento e consciência socioambiental.Item Conhecimentos sobre “conhecimentos profissionais” e “saberes docentes” mobilizados na formação inicial de professores de matemática(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SANTOS, Luciene CostaA formação inicial de professores que ensinam Matemática precisa mobilizar conhecimentos sobre conhecimentos profissionais e saberes docentes necessários ao exercício da docência na Educação Básica. Neste sentido, definimos a seguinte questão de pesquisa: Que conhecimentos são mobilizados quando professores de Matemática, em contexto de formação inicial, estudam sobre conhecimentos profissionais e saberes docentes necessários ao exercício da docência na Educação Básica? Para tanto, objetivamos compreender os conhecimentos mobilizados pelos professores de Matemática, em contexto de formação inicial, quando eles estudam sobre conhecimentos profissionais e saberes docentes necessários ao exercício da docência na Educação Básica. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante e foi desenvolvida com 12 professores de Matemática em contexto de formação inicial (licenciandos em Matemática), devidamente matriculados na disciplina de Seminários em Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus de Arraias. O material empírico analisado foi produzido a partir de três instrumentos: (a) 12 entrevistas semiestruturas; (b) 12 questionários sobre as temáticas abordadas; e (c) transcrições de 10 aulas síncronas, cada uma com cerca de 200 minutos de duração. As análises foram organizadas em categorias mistas, obtidas a partir da fundamentação teórica e dos registros nos instrumentos de pesquisa. Utilizamos o método de Análise de Conteúdo para analisar o material empírico construído, com o auxílio do software WebQDA. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os professores de Matemática em formação inicial mobilizaram: (i) conhecimentos sobre conhecimentos profissionais; (ii) conhecimentos sobre saberes docentes; e (iii) conhecimentos sobre formação de professores de Matemática. Dessa forma, entendemos que a disciplina de Seminários em Educação Matemática mobilizou conhecimentos que são fundamentais para o exercício da docência na Educação Básica. Como impacto social, esperamos que os cursos de Licenciatura em Matemática incorporem conteúdos teóricos sobre “saberes docentes”, “conhecimentos profissionais” e “formação de professores”, na expectativa de os futuros professores tomarem conhecimento e consciência de que a docência em Matemática precisa ser fundamentada teoricamente. Este impacto visa a transformação de cursos de Licenciatura em Matemática, na perspectiva de mudanças, e que estes possam ser reorganizados em pesquisas sobre/com os próprios professores que ensinam Matemática na Educação Básica.Item O que o jenipapo tem a nos ensinar?(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) ARAÚJO, Elzilene Aquino deConsiderar e debater as questões sociais e culturais nas escolas viabilizam muitas formas de acessar os conhecimentos, seja este, científico, tecnológico e tradicional. Dessa forma, após muitas indagações e investigações, esta dissertação tem como questões-problema: “O que dizem os estudantes, do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública no município de Codajás – Amazonas, sobre o jenipapo? Como se relacionam os conhecimentos tradicionais/locais sobre jenipapo com a educação científica escolar?” Buscando valorizar os saberes e práticas culturais em torno do jenipapo e o reconhecimento de seu valor para a região amazônica, a presente dissertação tem como objetivo compreender os conhecimentos tradicionais/locais dos estudantes sobre jenipapo e sua relação com a educação científica em uma Escola Pública no interior do Amazonas. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, sendo aplicado entrevistas semiestruturadas e questionário com os estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma Escola Pública no município de Codajás - AM. Para análise das respostas utilizou-se a técnica de Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006) sendo descritos cada passo das etapas de: unitarização - fragmentação das unidades empíricas e teóricas; Categorização – construção e mobilização de categorias emergentes e a priori; Metatexto - produção de um texto argumentativo e interpretativo autoral. Como referencial teórico-analítico para discussão dos resultados estabeleceu-se os textos da área de educação em ciências, tais como as pesquisas que versam sobre CTS latino-americana e o pensamento decolonial. Os resultados apresentam que trabalhar o jenipapo na educação básica permite construirmos possibilidades de diálogos com os conhecimentos populares, científicos e escolares, nessa perspectiva, além de contextualizar os conteúdos de Química, é possível observar a valorização da biodiversidade do contexto amazônico. Mediante as análises das falas dos estudantes referente ao recorte cultural do fruto típico “o jenipapo”, por meio da ATD elaboramos quatro metatexto com as seguintes temáticas: I - O jenipapo no cotidiano-; II- O jenipapo na escola: Reconhecimento das experiências dos estudantes; III- Identificação do entrelaçamento dos conhecimentos tradicionais e científicos sobre o jenipapo nas práticas educacionais VI- A falta da interseção dos conhecimentos tradicionais e científicos nas perspectivas dos estudantes, trazendo sentidos e perspectivas de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem para a contextualização das experiências rotineiras dos discentes. Portanto, consideramos relevantes os conhecimentos tradicionais/cotidianos sobre jenipapo na escola para mostrar visões outras, não apenas aspectos químicos e biológicos, sobre um fruto tão conhecido da região. Desse modo, defendendo o ensino de ciências em uma perspectiva decolonial, ressaltamos que a relevância atribuída aos conhecimentos locais sobre jenipapo, não significa negar os conhecimentos científicos/escolares, mas considerar que a educação científica pode ser enriquecida e ressignificada ao interagir com as dimensões histórica, cultural e social dos estudantes no contexto amazônico.Item O Racismo Científico e Estrutural como questão sociocientífica na formação de Professores de Biologia(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) LOBATO, Dhiogo Thomaz CostaO surgimento do racismo apresenta em uma de suas bases a utilização distorcida de conhecimentos científicos que foram perpetuados ao longo do tempo. A perpetuação dessas teorias científicas contribuíra na consolidação de uma estrutura que discrimina e excluí a população negra dos mais diversos espaços políticos e sociais. Apesar da comunidade científica ter contraposto essas teorias, as influências do Racismo Científico têm gerados impactos nos processos de formações educacionais. Portanto, torna-se necessário em como tais discussões estão sendo propostas no processo formativo de professores de Ciências/Biologia. A partir disso evidenciamos nossas perguntas orientadoras para esta pesquisa: 1) Que relações podem ser identificadas entre os pressupostos da Educação CTS e das QSC, com as QER? e; 2) Como a abordagem de casos controversos pode contribuir com as discussões de QER na formação inicial de professores? A presente investigação objetivou analisar as situações formativas provenientes da aplicação de uma oficina planejada para promover discussões étnico-raciais no âmbito da formação inicial de professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que foi desenvolvida nos moldes de Estudo de Caso e está estruturada com base discussões teóricas sobre a temática, sobre o planejamento, aplicação, levantamento, sistematização e análise dos dados referentes à oficina formativa sobre QER no ensino de Biologia. Participaram da pesquisa 30 licenciandos do curso de Biologia da UFNT-Araguaína. As discussões sugeridas e as propostas produzidas pelos estudantes, permitiram identificar que estes possuem limitações acerca da compreensão conceitual e prática acerca das QER e a sua correlação com o ensino de Ciência/Biologia. Os rasos debates sobre as QER ao longo das disciplinas formativas do curso, tem se demonstrado como um fator que tem propiciado barreiras na formação profissional dos futuros professores. Com base na produção dos Estudos de Casos foi possível evidenciar que a oficina contribuiu no aprimoramento das cognições entre QER e os conteúdos científicos, utilizando as Questões Sociocientíficas (QSC) para alcançar os pressupostos da ECTS. Por fim, a pesquisa demonstra que ainda é necessário promover espaços/situações didático-pedagógicas que evidenciem as relações entre as temáticas étnico raciais com os conteúdos científicos na formação inicial de professores de Biologia. Essas discussões devem contribuir não somente na formação para a docência dos licenciandos, mas nas possibilidades da elaboração e realização de propostas educacionais na educação básica de forma crítica e antirracista.Item Aprendizagem inventiva na produção de jogos digitais(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, Hevellyn Tays Lima daCom o progresso das tecnologias digitais e a crescente popularidade dos jogos, tais recursos vêm adquirindo relevância na formação docente. Todavia, existem poucos estudos voltados para a investigação dos elementos de aprendizagem dos professores em relação a essas ferramentas. Diante desse panorama, o objetivo desta pesquisa foi estabelecer uma cartografia dos encontros, acontecimentos e percepções referentes na produção de jogos digitais em um curso de Licenciatura em Matemática, no norte de Tocantins, que provocam uma aprendizagem inventiva. Para provocar experiencias, efetuou-se uma pesquisa envolvendo 12 graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins. No decorrer da investigação, produziu-se a uma cartografia das falas dos discentes, visando compreender as relações de produção de subjetividade nos territórios denominados: “disciplina”, “projetos e programas” e “divulgação científica”. Ademais, analisou-se a produção de jogos nos territórios cartografados, levando em consideração as linhas e forças atuantes nesse território. Com base nessa análise, observou-se que, embora as forças dos afetos mobilizem esses territórios, as forças representacionais também se fazem presentes. Verificou-se que, quando os estudantes produzem jogos em um único território, a colisão entre essas forças impede a criação de saídas territoriais. Entretanto, quando a produção de jogos ocorre em territórios distintos, observam-se saídas territoriais. Destaca-se por meio dessas produções a importância de se investir em pesquisas que investiguem a aprendizagem de futuros professores em relação a ferramentas como os jogos, pois essas podem representar recursos preciosos para o ensino e a aprendizagem. Ademais, a pesquisa destaca a necessidade de se considerar as diversas forças presentes nos territórios de aprendizagem, com o objetivo de criar ambientes dinâmicos e inventivos para o desenvolvimento dos estudantes. Isto é, enfatizamos a necessidade de uma abordagem inventiva, diversificada e criação na formação de professores, considerando múltiplos fatores e contextos de aprendizagem que provoca produções de subjetividades e de mundos.Item A modelagem matemática e o caso da silagem de milho no Assentamento Rio Preto/TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) MOURA JUNIOR, Luis Carlos dos SantosEsta Dissertação versa sobre a construção e o desenvolvimento de uma Aprendizagem Significativa com base nos estudos de Ausubel; Novak; Hanesian (1963), bem como na Crítica utilizando da Matemática, sob égide de Moreira (2000), para os estudantes de uma escola localizada em um Assentamento no Estado do Tocantins, tendo a Modelagem Matemática (Biembengut; Heim, 2000) como estratégia de ensino e aprendizagem. Nessa direção, em meio aos obstáculos que orbitam esse processo educacional, indagamos em nossa pesquisa: como a Modelagem Matemática pode proporcionar um Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO? Tendo como caminho para buscar respostas à nossa questão, o objetivo de compreender a Modelagem Matemática como estratégia de Ensino e Aprendizagem Significativo e Crítico nas práticas cotidianas de estudantes do Assentamento Rio Preto/TO. No que tange aos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2007), na qual os conhecimentos são concebidos como um processo socialmente construído por meio da realidade, sendo investigado em profundidade e em seu contexto real, por isso recorremos à pesquisa do tipo Estudo de Caso (YIN, 2015), em que os limites entre o fenômeno e o contexto não podem ser claramente evidentes, consideradas suas múltiplas dimensões, posto que a pesquisa se passou no Assentamento Rio Preto, localizado em Araguaína/TO, tendo como membros participantes os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, com os quais vivemos e acompanhamos o desenvolvimento de práticas com a Modelagem Matemática advindas de todo o processo da Silagem do Milho. As informações recolhidas são provenientes da: observação participante, entrevista e mapa conceitual; e para a análise, empregamos a Combinação de Padrão (SINKOVICS, 2018), que envolve a comparação de um padrão teórico – em nosso caso, a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Significativa Crítica – previsto, com um padrão empírico observado – nesse estudo, o processo da Silagem do Milho. Quanto aos resultados, verificamos as potencialidades da “Modelagem Matemática Significa Crítica” enquanto estratégia para a sala de aula, em que os conhecimentos matemáticos são dialogados em conjunto com os conceitos dos estudantes e suas experiências, trazendo situações-problema advindas do seu cotidiano para serem problematizadas e criticadas no ambiente escolar.Item Implicações do uso de práticas experimentais e laboratoriais no ensino de ciências.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, Brendon Barbosa daAs metodologias práticas utilizadas no Ensino de Ciências escolar são consideradas importantes ferramentas para potencializar o processo de aprendizagem dos educandos, pois permitem a construção de competências e habilidades cognitivas e metacognitivas, intimamente ligadas ao desenvolvimento social, histórico e científico. Desse modo, a seguinte pesquisa ocupou-se em discutir, por meio de revisão bibliográfica, qual a funcionalidade atribuída às aulas práticas no Ensino de Ciências. Para a construção da pesquisa, foram analisados artigos, dissertações de mestrados e teses de doutorados contidos nos repositório de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e nas bases de periódicos, SciELO e Google Acadêmico e revistas científicas, por meio dos seguintes ordenamentos: Escola e Ensino de Ciências; Atividades Práticas; Práticas Experimentais; Práticas Laboratoriais; Práticas de Campo; Práticas Demonstrativas; Práticas Verificativa e Práticas Investigativas. Com isso, concluiu-se que a experimentação escolar pode ser aplicada de forma demonstrativa, verificativa e investigativa. Cada ação metodológica impacta o aprendizado do educando em pontos distintos. Vale ressaltar que há uma diferença substancial entre a experimentação escolar e experimentação científica e que a partir desse pressuposto se formula a intencionalidade da ação metodológica frente à aprendizagem do educando.Item Saberes docentes de professores de matemática nos anos finais do ensino fundamental(2023) SANTOS, Vangela Azevedo dosEnveredar-se pelo campo dos saberes docentes é uma tarefa complexa, que nos leva a realizar constantes reflexões quanto ao nosso percurso formativo e profissional, imbricado pelos contextos nos quais estávamos/estamos inseridos, especialmente quando conseguimos nos enxergar em vários momentos, por meio de vozes e práticas de docentes que constituem suas ações pedagógicas e didáticas com o ensino e aprendizagem da Matemática, tanto na Educação Superior quanto na Educação Básica. A esse respeito, no sentido de evidenciar os saberes docentes dos professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nos questionamos: Que saberes docentes os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental mobilizam durante suas práticas docentes? Para tanto, objetivamos: compreender os saberes docentes ressignificados na prática dos professores de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. No intuito de atender às intenções desta investigação, utilizamos a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo como técnica de recolha de informações a entrevista individual, complementada com observação participante, Diário de campo e gravação de voz. Para isso, contamos com a participação de três professores de Matemática, que atuam no Colégio Campos Brasil, unidade escolar da rede pública estadual da cidade de Araguaína, estado do Tocantins. Para a análise das entrevistas realizadas com estes professores e das observações inerentes às atividades docentes, utilizamos a Análise Textual Discursiva, levando em consideração os elementos: unitarização, categorização e comunicação, que propiciaram a construção das seguintes categorias: (i) Da opção pela docência à constituição de saberes docentes na formação inicial; (ii) Saberes docentes constituídos, mobilizados e ressignificados com as práticas em sala de aula; e (iii) Saberes docentes da experiência e suas implicações na busca de desenvolvimento profissional e melhoria do ensino de Matemática. Os resultados permitiram relacionar a atuação dos professores participantes em sala de aula com os estudantes, durante o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, com a mobilização de saberes, tanto os advindos de seus contextos, realidades e interesses pessoais quanto os provenientes da formação inicial. Assim, entendemos a prática docente desses professores como um movimento formativo e catalisador de saberes que os direcionam e os constituem como professores, reflexivo na atividade docente, corroborando, ainda, com o desenvolvimento profissional de ser e estar professor de Matemática nos espaços da escola e do ensino.Item As tecnologias de informação e comunicação móveis e sem fio no ensino de ciências na perspectiva dos alunos no contexto amazônico(2023) CORRÊA, Luciana de AraújoA relevância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito educacional é observada pela vasta literatura que traz reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de Ciências e Biologia a partir de sua utilização. A maioria desses estudos são voltados para percepção, formação e/ou prática docente. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender as implicações do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) no ensino de Biologia na Escola Estadual Indígena Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho do município de Codajás – AM. Para alcançar esse propósito, utilizamos a abordagem qualitativa. Inicialmente, analisamos os sentidos sobre as TDIC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Em seguida, realizamos questionários e entrevistas com 30 (trinta) estudantes da 3ª série, do Ensino Médio, da referida escola. O intuito foi investigar nos relatos dos estudantes como foram as experiências em relação ao uso das TIMS na escola e, mais especificamente, nas aulas de Biologia. Para analisar as informações recolhidas pelos instrumentos de pesquisa adotamos a Análise Textual Discursiva (ATD), que é um referencial teórico e metodológico brasileiro fundamentada por Moraes e Galiazzi (2014). Como resultado deste trabalho, na BNCC, evidenciamos um enfoque ao uso das TDIC para o desenvolvimento de grande parte das competências e habilidades para o Ensino de Ciências e suas Tecnologias para o Ensino Médio. Em seguida, por meio da ATD, percebemos que os discentes reconhecem o potencial do processo de ensino-aprendizagem por meios da utilização das TDIC e das TIMS no Ensino de Biologia. Os discentes apresentam como aspecto negativo dessa utilização a desigualdade no acesso ao celular para participar das atividades, pois alguns não possuíam o aparelho. Associado a isso, eles apresentaram também em suas falas, que não ter dados móveis (internet) dificultou a utilização para baixar e utilizar os aplicativos (App). Dessa forma, consideramos que apesar de reconhecer a potencialidade que as TIMS representam no Ensino de Biologia, torna-se necessário ponderar sobre o contexto dos estudantes. Dessa forma, consideramos que é indispensável refletir sobre as possibilidades e implicações que se mostraram nesse estudo, mais especificamente nas questões de desigualdade social, nas diferentes oportunidades para acessar as mídias digitais e na diversidade de contextos escolares.Item Caminhos formativos para o ensino de ciências da natureza por meio de uma disciplina eletiva(2023) DANTAS, Núbia Dias CorreiaCom a inserção de novas propostas educacionais na última década ganhando força com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vários são os questionamentos que buscam conhecer as aprendizagens que são consideradas essenciais para os estudantes de todo o Brasil. Diante disto, os currículos foram modificados e houve a criação de áreas consideradas de interesse estudantil denominadas Itinerários Formativos, que atende o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Neles estão presentes as Eletivas. Nesse contexto, este estudo buscou compreender como uma Eletiva poderia auxiliar no ensino de Ciências da Natureza em uma escola da rede pública de ensino, e assim, discutiremos as possibilidades em torno de seu desenvolvimento, no processo de ensino e aprendizagem como forma de potencializar os conhecimentos dos objetos exigidos pela área. Além disso, esta pesquisa tem como objetivos específicos: analisar a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Eletiva no ensino de Ciências da Natureza; identificar o papel das Eletivas na formação do estudante em consonância com a BNCC e o Novo Ensino Médio; e, discutir sobre o papel das atividades práticas em ciências da Natureza para a construção das aprendizagens. Portanto, a problemática girou em torno do seguinte questionamento: De que forma os conteúdos escolares negligenciados pelo NEM e pela BNCC podem ser ensinados em um espaço formativo denominado eletiva? Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como técnicas de coletas uma entrevista e um questionário buscando analisar o envolvimento dos estudantes aos novos itinerários propostos pela BNCC e sua relação com o Novo Ensino Médio, e para análise, escolheu-se realizá-la por meio da Análise de Conteúdo. As respostas indicaram que a eletiva alcançou seu objetivo. Verificamos que os dados apresentados, denotam que as mudanças adotadas na educação e seus reflexos trazendo as Eletivas como uma ferramenta de ensino.Item Trilhas interpretativas em espaço não formal no ensino de ciências(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SANTOS, Iasminy Sampaio Mascarenhas DosO presente trabalho buscou analisar as possibilidades de implantação de trilhas interpretativas como estratégia aliadas ao ensino de Ciências em espaços não formais. As trilhas sugeridas para construção ocorreram em dois espaços: no Parque Ecológico Urbano Cimba e na Via Lago Prainha, ambos situados em Araguaína-TO, com o intuito de utilizar os locais não apenas como lugares de lazer e visitação, mas também, como espaço não-formal de educação, podendo proporcionar aos professores e alunos de ciências um recurso educacional e aos visitantes, informações necessárias para a conservação dos ambientes. Para isso, este trabalho foi dividido em dois capítulos, sendo o capítulo 1 uma análise qualitativa através de um Estado do Conhecimento de 21 trabalhos acadêmicos na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do uso de trilhas interpretativas no ensino de Ciências como estratégia pedagógica. A partir das análises, identificou-se o uso de trilhas interpretativas e ecológicas no ensino de educação ambiental/ciências ambientais no intuito de promover a conservação e sensibilização ambiental e ecologia abordando relações ecológicas, ecossistema e meios bióticos e abióticos bem como recursos ambientais, além do uso do aplicativo e-Trilha como recurso pedagógico digital. Já o capítulo 2 tratou-se da possibilidade de implantação de duas trilhas interpretativas em dois espaços diferentes da cidade de Araguaína-TO, sendo um espaço a Prainha da Via Lago e o outro o Parque Ecológico Urbano Cimba, discutindo os conteúdos programáticos que podem ser trabalhados nesses espaços, além de como se dá a construção das trilhas nesses locais apontando as estratégias e recursos utilizados para a delimitação dos pontos interpretativos e do roteiro para aplicação da prática. Concluiu-se que as trilhas vêm ganhando espaço como estratégia de ensino, possibilitando aos seus usuários conhecimento científico em espaços não educacionais convencionais, além de estimular a reflexão do papel social de cada indivíduo na manutenção ambiental e na assimilação de conteúdos curriculares ao cotidiano promovendo uma aprendizagem significativa, mostrando assim, a possibilidade de sua implantação em diferentes espaços não educacionais.