Programa Profissional em Matemática - ProfMat

URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/79

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – ProfMat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O ProfMat surgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    O uso do GeoGebra como proposta de ensino sobre equações das retas no ensino médio: uma proposta didática.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) PEDRICO, Jonatas wesley
    O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta didática voltada para o ensino de geometria analítica, no tocante, as equações das retas. Através de atividades que foram elaboradas e refinadas ao longo dos anos, traz definições, propriedades e resultados relevantes, buscou-se fornecer estratégias que permitam ao professor de matemática do 3o ano do ensino médio incorporar recursos inovadores ao seu plano de ensino, de modo a enriquecer a compreensão dos alunos sobre esse conteúdo. Uma proposta de natureza qualitativa que procura extrair o conhecimento dos conceitos e propriedades das retas em suas diferentes formas. Portanto, ao adotar o GeoGebra como recurso pedagógico, espera-se que os professores consigam facilitar o aprendizado dos alunos, incentivando a exploração, a análise e a construção de soluções para problemas matemáticos de forma mais colaborativa e eficaz. Assim, as atividades propostas neste trabalho têm o potencial de enriquecer as práticas pedagógicas e apoiar o desenvolvimento de habilidades críticas dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura.
  • Item
    Sistema Especialista Fuzzy para Avaliação de Desempenho em Matemática com Base em Critérios Subjetivos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) COSTA, Matheus alves da
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema especialista baseado em lógica fuzzy para auxiliar na avaliação da resolução de problemas matemáticos por estudantes, considerando se os critérios subjetivos criatividade e organização. O sistema foi inicialmente modelado no software MATLAB e, em seguida, implementado em linguagem de programação C++. A metodologia incluiu a modelagem das variáveis de entrada através da lógica fuzzy e, também, a aplicação de dois métodos de defuzificação para aprimorar o mecanismo de inferências. Os resultados demonstraram que, apesar do sistema apresentar comportamento não-linear em determinados intervalos, ele obteve um coeficiente de correlação de 0,91 em relação à média estatística, indicando consistência com métodos tradicionais. Como produto educacional final, obteve-se um programa funcional capaz de apoiar professores no processo avaliativo, evidenciando a viabilidade do uso de sistemas fuzzy no contexto educacional.