Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória

URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/82

https://ufnt.edu.br/ppghis-profhistoria-ufnt/

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Swordplay (Boffering) no Tocantins: Entre práticas e representações históricas
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) ARAÚJO, Amanda Rodrigues de
    Este artigo busca entender como os praticantes de Swordplay, na modalidade Boffering, no estado do Tocantins, se apropriam de elementos culturais de sociedades do passado e os representam no presente. Através da História Oral buscamos nas experiências dos adeptos da prática o diálogo com dinâmicas de práticas culturais do passado e do presente pela ótica de Roger Chartier a partir dos conceitos de prática e representação.
  • Item
    Ensino de História na Escola Indígena Hèryri Hãwa, na Ilha do Bananal: uma análise da necessidade da presença da história indígena no currículo escolar (2023/2024)
    (2024) OLIVEIRA, Heid Karla Pereira de
    A pesquisa teve como objetivo integrar os conhecimentos tradicionais do povo Iny Mahadu (Karajá) no currículo escolar. Utilizando uma abordagem etnográfica, foram analisadas as experiências de professores e estudantes da Escola Indígena Hèryri Hãwa, localizada no Vale do Araguaia, onde a língua materna e a cultura ancestral são preservadas. Buscou-se compreender mecanismos teóricos para o povo Iny como o intuito de aprimorar os saberes, da cultura e dos conhecimentos dos anciões no sentido trazer a vivência do povo para as aulas de História, Saberes Indígenas e Cosmologia. São fundamental, evidenciando a carência de material didático específico para atender às necessidades desse grupo étinico. Como resultado, foi criada uma cartilha destinada ao ensino de História indígena, focada especificamente no povo Karajá. Esse material surgiu da necessidade de suprir a falta de recursos didáticos adequados para a etnia.