Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória

URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/82

https://ufnt.edu.br/ppghis-profhistoria-ufnt/

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    O ensino de história e os alunos com TDAH
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) NASCIMENTO, Janete Morais do
    O presente texto resulta do trabalho de pesquisa sobre os processos de ensino e de aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no contexto da disciplina de história no ensino fundamental. Além da socialização dos resultados da pesquisa, a presente dissertação apresenta proposta de desenvolvimento de um material didático-pedagógico que pretende contribuir no ensino de História em sala de aula, potencializando a aprendizagem, especialmente dos alunos com TDAH. O interesse pelo tema partiu da percepção da crescente presença de alunos nas escolas com diagnósticos de TDAH e, concomitante, materiais e métodos de ensino dissociados das características pessoais, como hiperatividade e desatenção desses alunos, o que, em tese, dificulta o aproveitamento escolar. É hipótese nesse estudo que a incipiência de estudos do tema no contexto educacional, especialmente na relação com o ensino de história, considerando também a ausência dessa discussão na formação inicial docente, dificulta o trabalho de professores e professoras, o que justificou essa proposta de estudo com o objetivo de analisar as dificuldades de ensino e de aprendizagem em História de estudantes com TDAH. Como resultado dos achados, se propõe alternativamente aos desafios percebidos, estratégias didático-pedagógicas em vistas ao enfrentamento do desafio personificado na relação entre conteúdo teórico e déficit de atenção. O estudo teve como referência alunos com TDAH matriculados nos anos finais do ensino fundamental na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira e Escola Estadual Modelo.