Programa de Mestrado em Letras - PROFLETRAS

URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/80

O PROFLETRAS é um programa de Mestrado Profissional em Letras reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Ciclo de Ensino e Aprendizagem de narrativa com base na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney: relato de experiência no 9o ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, Luciana Ferreira de Sousa
    Neste trabalho científico, analisamos a produção escrita do gênero narrativa. Os textos examinados foram elaborados por alunos da última série do Ensino Fundamental II, discentes de uma escola da rede pública situada no interior do Maranhão. O estudo qualitativo em questão, caracterizado como pesquisa-ação, foi realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O objetivo deste trabalho é analisar a implementação da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney na construção de textos em uma turma de 9o ano, avaliando seus efeitos na aprendizagem linguística. Para isso, utilizamos os princípios teóricos e metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e os fundamentos didáticos do Programa de Letramento Reading to Learn, apoiando a nossa análise em numa proposta pedagógica denominada Pedagogia de Gênero (PG) e fundamentada pela teoria da Linguística Sistêmico-funcional (LSF), da Escola de Sydney, colaborando para o desenvolvimento dos alunos da turma pesquisada que foram diagnosticados com dificuldade de leitura e escrita. Em seguida, para realizar esta pesquisa, desenvolvemos um conjunto de aulas que foram aplicadas por quase dois meses e meio, totalizando 28 aulas, seguindo os princípios teóricos e práticos da LSF de Halliday e Matthiessen (2004; 2014), Fuzer e Cabral (2014) e seguidores da Escola de Sydney e da Teoria de Gênero (MARTIN; ROSE, 2008; 2012), além dos trabalhos desenvolvidos pela perspectiva da Escola de Sydney de Rose e Martin (2008; 2012), entre outros. Por fim, apresentamos alguns resultados da intervenção nas aulas desenvolvidas. Durante a análise, os textos iniciais e textos finais foram comparados, considerando os momentos de escrita e de reescrita, orientados num intervalo de aulas compreendido entre a produção do texto > orientação para a reescrita > reescrita. Os resultados apontaram que as etapas e as fases do gênero narrativa foram assimiladas, estando o contexto de cultura dos adolescentes refletido nas escolhas léxico-gramaticais que corroboraram as instanciações.