Programa de Mestrado em Letras - PROFLETRAS
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O PROFLETRAS é um programa de Mestrado Profissional em Letras reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.
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Item A arte e a literatura nos processos de individuação associados à alfabetização: criação de afetos e perceptos com a língua portuguesa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) LEAL, Clarise CardosoEste estudo constitui-se de caminhos rizomáticos, transdutivos e alagmáticos para se chegar à efetivação do processo de alfabetização e letramento de crianças, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pela arte-cartografia, pela alfabetização-cartografia, foram propostas doze experimentações artísticas, envolvendo artes musicais, visuais e verbais, que possibilitaram aos estudantes, desenvolver afetos e perceptos com a língua portuguesa, e sobretudo, e em totalidade, com o que envolve o processo de aprender, de ser, tornando as aulas, a escola, o aprender, e cada encontro, momentos de alegria-paixão. Afetos de alegria-paixão, são responsáveis por aumentar a potência de agir e de aprender. A arte e a literatura, além de contribuir com o processo de alfabetização, ou seja, com a aquisição da leitura e da escrita, tornam mais prazeroso e eficaz esse processo. Portanto, alfabetizar crianças com recursos artísticos e literários, garante a elas o direito à fabulação, ao imaginário, ao fantástico e a todos os processos que as ajudem a ser sujeitos de suas próprias histórias. A arte e a literatura deveriam, assim, ser vistas, compreendidas e possibilitadas como um direito não só da infância, mas de toda a vida. Portanto, temos como objetivo geral, a necessidade de compreender o jogo criativo da arte-cartografia e da alfabetização-cartografia, no tocante às aprendizagens que devem ocorrer nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 1o ano do Ensino Fundamental, com crianças em fase de alfabetização, para que o desabrochar da leitura e da escrita ocorra de modo intuitivo por individuações e por concretizações transdutivas. O norte principal desta pesquisa é composto por pressupostos teóricos reunidos a partir das obras de Chales Sanders Peirce, Herbert Read, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva, dentre outros autores que pesquisaram e desenvolveram teorias e práticas acerca da arte infantil, da arte-educação e da arte-cartografia.Item A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE LEITURA: caminhos, desafios e contribuições(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) OLIVEIRA, Dyone Alves deAs tecnologias vêm ganhando espaço de forma ascendente, seja na vida pessoal do indivíduo ou na coletividade. De fato, a sociedade tem um contato maior, e quase obrigatório, com a cultura digital. Esta ascensão demonstra a necessidade urgente de o contexto educacional aderir ao conjunto de ferramentas que compõem a tecnologia da informação. Com base nesta premissa, e com foco em uma leitura de qualidade, e com as diversas dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar, principalmente nas séries iniciais, esta dissertação visa abordar os desafios, caminhos e contribuições da ̳gamificação‘ no processo de leitura, em uma escola municipal do interior do estado do Tocantins. Portanto, partimos da concepção que a ̳gamificação‘ é um caminho de e para contribuições neste processo, uma vez que envolve elementos que fazem parte do dia a dia dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa objetivar e conhecer quais são as perspectivas teóricas sobre leitura e ̳gamificação‘; compreender quais são os desafios e contribuições do ato lúdico oferecido por essa prática no ensino de leitura; e aplicar o produto final, por meio de pesquisa-ação, a ser desenvolvida em turmas de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental (EF), da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, em Colmeia – TO. Por isso, está pesquisa terá como base teórica livros, dissertações e artigos que foram produzidos com foco na ̳gamificação‘ como contribuição no processo de leitura. O procedimento adotado foi a pesquisa-ação, fundamentada em concepções de leitura de Werbach e Hunter (2012), Larrosa (2012, 2017), Burke (2015), Alves (2015), Fardo (2013a) e Adam Sam Hoffman; com este último tive contato direto, com diálogos que muito ajudaram nesta pesquisa; dentre outros autores. O resultado demonstrou que a ̳gamificação‘ garante a motivação, o engajamento e a interação na compreensão leitora dos estudantes.Item A prática pedagógica no Curso de Letras/Português à luz da linguística aplicada e do pensamento complexo(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) BARROS, Rosiene Pereira da CostaApresentamos nesta tese a pesquisa de doutorado desenvolvida em torno da prática pedagógica de professores(as) do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Câmpus de Porto Nacional. O objetivo geral da pesquisa é compreender as práticas pedagógicas e as interfaces da formação de professores em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as possíveis projeções de implicação para o ensino e a aprendizagem de leitura e interpretação de textos nos anos finais do ensino fundamental (EF). Os objetivos específicos consistiram em i) analisar o modo como a relação entre teoria e prática é apreendida no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), buscando pensar se, a depender da perspectiva das disciplinas, essa relação se acentuaria ou não; ii) identificar como os professores(as) formadores, participantes da pesquisa, ao planejarem e ao executarem as aulas, abordam ou não a relação entre teoria e prática, já vislumbrando o espaço de sala de aula da educação básica e iii) problematizar os pontos de didatização dos saberes apreendidos a partir do material analisado na tese, propondo decorrências metodológicas à luzdo pensamento complexo e nos pressupostos da linguística aplicada. Com foco nesses objetivos procuramos responder à pergunta: - Quais fatores da prática pedagógica do curso de Letras de Porto Nacional podem (des)favorecer o processo de ensino e aprendizagem de leitura e compreensão textual em turmas da 2ª fase do ensino fundamental? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório, com ênfase num estudo de caso introduzida no campo da Línguística Aplicada (LA) e ancorada na perspectiva do pensamento complexo. As ferramentas metodológicas foram: análise documental, entrevista semiestruturada eobservação participante. Nesse decurso entrevistamos docentes de Letras e observamos suas práticas pedagógicas em sala de aula. No processo de tabulação e de análise de dados, elegemos a Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2011), não perdendo de vista a articulação de nosso arcabouço teórica às técnicas da AC. Para esta produção tomamos como referenciais autores(as) da área de ensino de Língua Portuguesa, da Educação e das teorias que deram embasamento teórico a esta tese, a saber: Bagno (2001, 2008), Fuza (2011, 2018), Celani (1998, 2008), Kleiman (1999, 2002, 2007), Moita Lopes (1996, 2006), Pimenta (1999, 2009), ), Marcuschi (2008), Freire (1996), Morin (1989, 1990, 1996, 1999, 2000, 2003, 2007b, 2010, 2011), Moraes (2008, 2011, 2015, 2019), dentre outros. Os resultados nos permitiram inferir que a prática pedagógica no contexto de formação inicial de professores(as) de Língua Portuguesa – Curso de Letras à luz do pensamento complexo e da LA demonstraram que o processo formativo com ênfase no ensino, na aprendizagem de leitura e compreensão textual nos anos finais do EF emprega a metodologia interdisciplinar e também evidencia a transdisciplinar. Essa condição facilita a compreensão do que é tecido junto no fazer pedagógico pela indissociabilidade do ser, do conhecer e do fazer em suas relações consigo, com o outro e com o meio ambiente.Item A produção de um blog: a variação linguística e as contribuições de oficinas pedagógicas na produção de minicontos(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) PANTOJA, Aldri Felipe AssunçãoEsta dissertação objetivou investigar a ocorrência de variação linguística em minicontos produzidos por 15 alunos do oitavo ano que frequentam o projeto de articulação em uma escola estadual do Mato Grosso. Para subsidiar o objetivo proposto, esta pesquisa pautou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística variacionista, conforme os estudos de Labov (2007), Bortoni Ricardo (2004), Bagno (2007; 2009), dentre outros. Neste sentido, para compreender o surgimento e como se caracteriza a variação linguística, foi necessário fazer uma incursão sobre os pressupostos teóricos que consolidam esse ramo da linguística. Sendo assim, na perspectiva Laboviana, a Sociolinguística evidencia que há variação na linguagem, ou seja, não há falantes com um estilo único ou uma forma rígida de usar a língua, todos mostram variação fonológica e sintática, dependendo de diversas condições ou fatores, como o contexto social (COAN; FREITAG, 2010). Desta forma, elencamos a seguinte questões-problema para fomentar nossa reflexão: a variação linguística também se evidencia em textos escritos produzidos por alunos do oitavo ano de uma escola pública em eventos de letramento? Para coletar os dados desta pesquisa interventiva, foi organizado e realizado um ciclo de três oficinas pedagógicas (Fonseca e Sodré, 2013), que abordaram assuntos que fomentaram a produção de minicontos, contando com participação total de 15 alunos. A escolha de oficinas aconteceu porque elas proporcionam uma gama de estratégias que podem ser utilizadas para produção e análise de material ou exposição de ideias (MAIA, 2008). Essa metodologia é primorosa, porque os alunos produzem e, enquanto produzem, aprendem. Após análise dos dados, verificou-se que a oralidade possui grande influência no processo de ensino aprendizagem da escrita (Bortoni-Ricardo, 2004). Desta forma, com essa influência da oralidade, surgem expressões que estão às voltas do contexto desses alunos. Sendo assim, gírias, expressões regionais, neologismos, enfim, fenômenos linguísticos provenientes de fatores linguísticos e extralinguísticos ficam em evidência na escrita de estudantes. Como resultados obtidos após análise dos textos, identificamos que o fenômeno linguístico com a maior ocorrência foi o apagamento de /r/ em final de palavras, principalmente verbos no modo infinitivo; também houve quantidade bastante significativa de ocorrências de ausência na marcação de concordância verbal e nominal; houve apenas uma produção do fenômeno de apagamento da consoante oclusiva /d/ em sequência [ndo]. Além disso, foi possível verificar ocorrência de expressões em decorrência de diversos fatores, como pistola, empinar, me mato, barrida e trem. Concluímos que foi positiva a realização desta pesquisa, pois os objetivos propostos foram alcançados e foi realizada uma discussão rica, que envolveu um gênero textual pouco explorado. Além disso, também gerou a produção de um blog, intitulado Pequenas Viagens, um ambiente virtual que funcionará como um pequeno acervo, contando com a disposição de 42 minicontos autorais, que podem ser acessados por professores e alunos de todo o Brasil.Item Ciclo de Ensino e Aprendizagem de narrativa com base na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney: relato de experiência no 9o ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, Luciana Ferreira de SousaNeste trabalho científico, analisamos a produção escrita do gênero narrativa. Os textos examinados foram elaborados por alunos da última série do Ensino Fundamental II, discentes de uma escola da rede pública situada no interior do Maranhão. O estudo qualitativo em questão, caracterizado como pesquisa-ação, foi realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O objetivo deste trabalho é analisar a implementação da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney na construção de textos em uma turma de 9o ano, avaliando seus efeitos na aprendizagem linguística. Para isso, utilizamos os princípios teóricos e metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e os fundamentos didáticos do Programa de Letramento Reading to Learn, apoiando a nossa análise em numa proposta pedagógica denominada Pedagogia de Gênero (PG) e fundamentada pela teoria da Linguística Sistêmico-funcional (LSF), da Escola de Sydney, colaborando para o desenvolvimento dos alunos da turma pesquisada que foram diagnosticados com dificuldade de leitura e escrita. Em seguida, para realizar esta pesquisa, desenvolvemos um conjunto de aulas que foram aplicadas por quase dois meses e meio, totalizando 28 aulas, seguindo os princípios teóricos e práticos da LSF de Halliday e Matthiessen (2004; 2014), Fuzer e Cabral (2014) e seguidores da Escola de Sydney e da Teoria de Gênero (MARTIN; ROSE, 2008; 2012), além dos trabalhos desenvolvidos pela perspectiva da Escola de Sydney de Rose e Martin (2008; 2012), entre outros. Por fim, apresentamos alguns resultados da intervenção nas aulas desenvolvidas. Durante a análise, os textos iniciais e textos finais foram comparados, considerando os momentos de escrita e de reescrita, orientados num intervalo de aulas compreendido entre a produção do texto > orientação para a reescrita > reescrita. Os resultados apontaram que as etapas e as fases do gênero narrativa foram assimiladas, estando o contexto de cultura dos adolescentes refletido nas escolhas léxico-gramaticais que corroboraram as instanciações.Item Dinamização do ciclo de ensino e aprendizagem para a produção do gênero de texto notícia: uma experiência no 7° ano(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SILVA, Solange Maria Vieira Tavares daEsta pesquisa investiga o desenvolvimento das habilidades de escrita no gênero de texto 'notícia' por meio da implementação do Programa de Letramento Reading to Learn (R2L), 'Ler para Aprender' com alunos do 7o ano de uma escola pública localizada no município de Açailândia – MA. O objetivo é analisar o impacto da abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA), fundamentado na Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES), na produção do gênero notícia, investigando como a reflexão sobre o processo de escrita contribui para o aprimoramento das competências comunicativas dos alunos. A análise concentra-se na configuração contextual e textual, bem como nos recursos multifuncionais que caracterizam esse gênero. O corpus da pesquisa é composto por 42 textos produzidos por 10 estudantes ao longo das etapas de escrita e reescrita. Pautada nos princípios metodológicos da pesquisa-ação, a investigação tem como suporte teórico a abordagem de gêneros na perspectiva sociossemiótica de Martin (1992), complementada pelos trabalhos de Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012). Para a geração de dados, foram utilizadas a observação participante, os textos produzidos durante a pesquisa, um diário de campo e entrevistas com os alunos. Os resultados indicam que a implementação do CEA contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, promovendo avanços na organização textual e na apropriação dos recursos linguísticos característicos do gênero notícia.Item Implicações da prática docente na melhoria da competência leitora no ensino fundamental no município de Prata do Piauí(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, José Nilton daA formação de leitores na escola e na vida tem sido um grande desafio para a escola pública. Provas disso são os déficits de proficiência evidenciados nas avaliações externas em fluência de leitura nas esferas municipal, estadual e nacional, e, também, as atitudes de resistência de discentes quanto às práticas de leitura na sala de aula. Mesmo com esforços empreendidos na busca pela melhoria desses índices, como o Programa Nacional Biblioteca na Escola, o Programa Nacional do Livro Didático, dentre outros, os resultados continuam desafiadores. Ler em uma perspectiva crítica e reflexiva ainda é um grande dilema e, no geral, perpetua-se a crença de que as escolas não ensinam a ler com propriedade ou não proporcionam acesso aos livros ou às práticas inovadoras de leitura como instrumentos de prazer ou descoberta. O livro, a literatura e a biblioteca escolar parecem ser, ainda, elementos inacessíveis em espaços onde deveriam estar presentes, como nas escolas. Nessa lente pretendeu-se, com a presente pesquisa, analisar as implicações da prática pedagógica em língua portuguesa, sobre a melhoria da proficiência em leitura, em uma turma de 6º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Prata do Piauí. Buscamos compreender de que forma as concepções de leitura influenciam nas práticas pedagógicas de leitura na escola, a fim de oferecer contribuições metodológicas para mudança de perfis docentes e promoção de discentes leitores. Recorremos a pesquisa-ação de cunho qualitativa, através da aplicação de cadernos pedagógicos com ciclos de aprendizagem e com o uso de gênero textual, como produtos interventivos para melhoria da compreensão textual, por meio do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) da Escola de Sidney, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico Funcional (LSF). Para fundamentar as discussões foram necessários os aportes teóricos de Halliday e Matthiessen (2014), Rose e Martin (2012), Muniz da Silva (2018), Fuzer (2020), Cavalcanti e Vian Jr (2021) dentre outros. Os resultados da pesquisa possibilitaram uma compreensão em torno do CEA como ferramenta de planejamento de percursos de aprendizagem com uso do macro gênero teste cognitivo de leitura e uma consequente melhoria da proficiência em leitura, principalmente a partir da ampliação do conceito de texto, como objeto de ensino.Item LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das implicações do gênero textual charge para a formação leitora de alunos do 7o ano(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) VASCONCELOS, Crislaene da Silva RamosO ambiente escolar é espaço de formação, apropriação do conhecimento, e troca de experiências. Para tanto, a leitura mostra-se como veículo facilitador nesse processo de formação, por ser o ato de aprender e de compreender o texto, meio de interação entre o leitor, a obra e o contexto no qual estão inseridos. Diante disso, esta dissertação tem como abordagem a leitura nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo a competência leitora dos alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Em face disto, tem como objetivo geral, desenvolver a competência leitora dos alunos do 7° ano e analisar as implicações do gênero charge no processo de apropriação da leitura em uma instituição escolar no município de Açailândia no Estado do Maranhão. Com intuito de alcançar o objetivo geral, elaboramos os seguintes objetivos específicos: Investigar o nível da capacidade leitora dos alunos do 7o ano; Constatar quais os contextos em que os alunos demonstram interesse ou desinteresse pela leitura e sua relação com o processo de formação leitora; Analisar as implicações da apropriação do gênero textual charge para formação leitores no 7o ano do Ensino Fundamental; Identificar quais as relações entre o domínio do gênero textual charge como texto multimodal e a capacidade de interpretação e criação da leitura. Para fundamentação desta pesquisa, privilegiamos o campo teórico da Linguística Aplicada (LA), a qual investiga e procura intervir nos problemas relacionados à linguagem na vida real. Assim, analisamos a temática em tela a partir dos pressupostos da LA que se estrutura imbricada numa perspectiva sócio-histórica de aplicação da linguagem, assim como, está ancorada na concepção de leitura da teoria Histórico-Cultural, de Lev Semenovich Vigotski, tendo em vista que essa teoria considera que a leitura precisa ter sentido para quem ler, sem esse sentido, a linguagem torna-se apenas um código a ser decifrado, e, ressalta a linguagem como principal meio de acesso ao desenvolvimento humano. Os pressupostos metodológicos deste estudo estão pautados nos princípios norteadores da abordagem qualitativa, a qual permitiu maior envolvimento com o contexto analisado e o uso de diferentes técnicas na coleta de dados, como questionário com questões abertas; observação participante; produção textual escrita e oral por meio da aplicação do caderno pedagógico. Para registro dos dados obtidos adotou-se um diário de campo e privilegiamos como método de análise dos dados a análise de conteúdo. Os resultados no contexto de análise constataram o nível frágil dos alunos no desenvolvimento na leitura. O intuito era partir da aplicabilidade da linguagem, logo, da busca por significado do ato de ler. Com o uso do produto final da pesquisa, foi possível desenvolver momentos marcantes de leitura de mundo, uma vez que as charges escolhidas carregavam em si, temas da vida real, viabilizando um conhecimento prévio, independentemente do nível de conhecimento, mas todos os alunos conseguiram encontrar um meio de interpretar os textos.Item O Avesso da pele: contribuições da semiótica para leitura literária na EJA(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) NETO, Dório Macedo dos SantosEsta dissertação sistematiza um projeto de práticas de leituras com estudantes da modalidade EJA, constituindo a sala de aula como uma comunidade de leituras e sentidos compartilhados. As ações propostas foram definidas pelos objetivos: i. refletir sobre a EJA a partir das políticas públicas vigentes, com atenção ao contexto do Tocantins; ii. mobilizar de forma interdisciplinar abordagens teórico-práticas da literatura, da linguística aplicada e da semiótica didática para proposições práticas que envolvam a leitura; iii. analisar um romance que tematiza, entre outros temas, o preconceito racial, a história de vida e da formação escolar; iv. propor um projeto de leitura que tome como eixo central o texto literário. Privilegiamos como central para a proposta de leitura literária o romance O avesso da pele, de Jeferson Tenório (2020), em torno do qual foram estabelecidas propostas de pré-leitura, para a leitura propriamente dita, e de pós-leitura, sistematizadas no produto final, todas elas entrelaçadas com outros textos e propostas de escrita. Esta dissertação, como estudo de caso e de natureza qualitativa, visa, pois, a partir da vivência no chão da escola e atenta aos desafios que ali vivenciamos, apresentar uma proposta pedagógica, sistematizada em um Caderno Pedagógico de Literatura (Apêndice), resultante do esforço de mobilizar no campo prático o que se foi fundamentando no campo teórico do mestrado ofertado pelo PROFLETRAS. As leituras que guiaram as reflexões e a propostas de cunho teórico-prático fundamentam-se nos estudos freirianos sobre a educação de jovens e adultos, nos estudos da literatura que tematizam a formação de leitores e na semiótica discursiva aplicada ao ensino.Item O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Enfoques nas competências e nas habilidades de leitura e produção de textos presentes na BNCC(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) LIMA, Maria De Fátima SousaO gênero textual Memórias Literárias está presente no ensino de leitura e de escrita no cotidiano de sala de aula e, a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, reitera a sua relevância para o ensino de Língua Portuguesa, ancorado em práticas de linguagem socialmente construídas. Na presente pesquisa desenvolvemos uma proposta e sequência didática para a prática de leitura e de produção textual, do gênero Memórias Literárias, numa perspectiva sociocognitiva-interacionista, em que a leitura do mundo dos sujeitos, suas raízes, sua origem, façam parte de suas memórias para a consequente produção de novos mundos possíveis e i(ni)magináveis, observando a presença das competências e das habilidades de leitura e produção de textos presentes na BNCC. O Estudo toma como texto a obra de Fernando Sabino, “O menino no espelho” e, como objeto de ensino e aprendizagem o gênero textual Memórias Literárias, em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com 23 alunos, em uma escola de Zona Urbana no Município de Senador La Rocque-Ma. O estudo tem como base teórica: Marcuschi (2005) que fundamenta as discussões sociocognitivas-interacionistas dentro da perspectiva de gêneros textuais discursivos, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), cujo aporte teórico se dá na organização das sequencias didáticas, Candido (2004), Todorov (2009), Barthes (1987), Cosson (2006), Compagnon (1999) Koch (1997), Antunes (2003), Rojo (1996), Soares (2001), estão referenciando a teoria e a análise literária, o letramento literário, a leitura, a escrita, o gênero textual e, Thiollent (2011), Pimenta e Franco (2014), norteiam a metodologia de pesquisa. Os fundamentos metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa são os da pesquisa-ação. A organização pedagógica para realização deste trabalho se deu durante as aulas de Língua Portuguesa, onde desenvolveu-se sessões de leitura, análise e interpretação dos textos com os(as) estudantes, e em seguida organizamos a escrita e reescrita de textos narrativos, a partir das memórias lidas. O produto final é a construção de uma proposta de ensino do Gênero trabalhado, como referência para os professores de Língua Portuguesa, da escola campo da pesquisa, além da produção de um e-book cujas narrativas relatem as memorias de cada estudante envolvido(a) na pesquisa. Vale ressaltar que trabalhamos com o gênero Memórias Literárias no ano de 2021, com a mesma turma que nos inscrevemos para participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa-OLP-2021, 7ª edição e, fomos vencedores da etapa Nacional com um relato de prática denominado: “Tempos remotos são memórias em meio às aulas remotas, hoje” e dois textos escolhidos pela turma para representá-los no evento: “Lembranças de momentos passados” e Meu painho, meu espelho”, que fazem parte das análises deste trabalho de pesquisa. Os dois textos têm uma narrativa bem construída, revelando um bom domínio da linguagem escrita e da tipologia textual Memórias Literárias. Finalizamos a pesquisa com uma Proposta didática e nas considerações finais ressaltamos as habilidades e competências desenvolvidas durante o estudo.Item Os memes em foco nas aulas de leitura do 9ºano do ensino fundamental: uma abordagem discursiva(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SOUSA, Suian Maria Tavares Da SilvaNeste trabalho, propõe-se a realização de uma pesquisa visando desenvolver práticas discursivas em sala de aula que considere os memes como foco nas aulas de leitura. Utilizar o texto meme, dado o seu funcionamento material, que pressupõe a relação de opacidade entre o imagético e o verbal, como contribuição para as aulas de Língua portuguesa. Como os alunos participantes da pesquisa leem o texto meme tendo que lhe dar com aquilo que a natureza da materialidade deste texto faz questionar que é a relação entre o imagético e o real. Para tanto a nossa concepção de leitura incidem sobre a concepção da Análise de discurso francesa de base pecheutiana e orlandiana que discute a determinação histórica dos processos de produção de sentido, tais como: “Discurso”, “interdiscurso”, “memória discursiva”, “pré-construído”, “plano de constituição de sentidos”, “planos de formulação de sentidos” e “planos de circulação de sentidos”. A nossa metodologia se desenvolve a partir das discursividades sobre as peças analisadas. Dessa maneira as aulas foram gravadas para posteriormente passarem por um processo de transcrição e análises dos gestos de leitura a partir de Cenas Enunciativas. O movimento interlocutivo entre a professora pesquisadora e os alunos apontam em sua materialidade, as subjetividades e intersubjetividades que marcam a oralidade associado às outras informações que constituem o espaço da sala de aula. Esta proposta foi desenvolvida com alunos do 9º ano (Ensino Fundamental – anos finais) da Escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio em Açailândia/Ma. Dessa forma recorremos a pesquisa-ação de cunho propositivo. Para fundamentação de nosso trabalho, recorremos aos aportes teóricos de Michel Pêcheux (1993), Eni Orlandi (2012), Althusser (1971), Dawkins (1978) entre outros.