Programa de Mestrado em Letras - PROFLETRAS

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O PROFLETRAS é um programa de Mestrado Profissional em Letras reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.

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Resultados da Pesquisa

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    A prática pedagógica no Curso de Letras/Português à luz da linguística aplicada e do pensamento complexo
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) BARROS, Rosiene Pereira da Costa
    Apresentamos nesta tese a pesquisa de doutorado desenvolvida em torno da prática pedagógica de professores(as) do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Câmpus de Porto Nacional. O objetivo geral da pesquisa é compreender as práticas pedagógicas e as interfaces da formação de professores em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as possíveis projeções de implicação para o ensino e a aprendizagem de leitura e interpretação de textos nos anos finais do ensino fundamental (EF). Os objetivos específicos consistiram em i) analisar o modo como a relação entre teoria e prática é apreendida no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), buscando pensar se, a depender da perspectiva das disciplinas, essa relação se acentuaria ou não; ii) identificar como os professores(as) formadores, participantes da pesquisa, ao planejarem e ao executarem as aulas, abordam ou não a relação entre teoria e prática, já vislumbrando o espaço de sala de aula da educação básica e iii) problematizar os pontos de didatização dos saberes apreendidos a partir do material analisado na tese, propondo decorrências metodológicas à luzdo pensamento complexo e nos pressupostos da linguística aplicada. Com foco nesses objetivos procuramos responder à pergunta: - Quais fatores da prática pedagógica do curso de Letras de Porto Nacional podem (des)favorecer o processo de ensino e aprendizagem de leitura e compreensão textual em turmas da 2ª fase do ensino fundamental? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório, com ênfase num estudo de caso introduzida no campo da Línguística Aplicada (LA) e ancorada na perspectiva do pensamento complexo. As ferramentas metodológicas foram: análise documental, entrevista semiestruturada eobservação participante. Nesse decurso entrevistamos docentes de Letras e observamos suas práticas pedagógicas em sala de aula. No processo de tabulação e de análise de dados, elegemos a Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2011), não perdendo de vista a articulação de nosso arcabouço teórica às técnicas da AC. Para esta produção tomamos como referenciais autores(as) da área de ensino de Língua Portuguesa, da Educação e das teorias que deram embasamento teórico a esta tese, a saber: Bagno (2001, 2008), Fuza (2011, 2018), Celani (1998, 2008), Kleiman (1999, 2002, 2007), Moita Lopes (1996, 2006), Pimenta (1999, 2009), ), Marcuschi (2008), Freire (1996), Morin (1989, 1990, 1996, 1999, 2000, 2003, 2007b, 2010, 2011), Moraes (2008, 2011, 2015, 2019), dentre outros. Os resultados nos permitiram inferir que a prática pedagógica no contexto de formação inicial de professores(as) de Língua Portuguesa – Curso de Letras à luz do pensamento complexo e da LA demonstraram que o processo formativo com ênfase no ensino, na aprendizagem de leitura e compreensão textual nos anos finais do EF emprega a metodologia interdisciplinar e também evidencia a transdisciplinar. Essa condição facilita a compreensão do que é tecido junto no fazer pedagógico pela indissociabilidade do ser, do conhecer e do fazer em suas relações consigo, com o outro e com o meio ambiente.
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    O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Enfoques nas competências e nas habilidades de leitura e produção de textos presentes na BNCC
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) LIMA, Maria De Fátima Sousa
    O gênero textual Memórias Literárias está presente no ensino de leitura e de escrita no cotidiano de sala de aula e, a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, reitera a sua relevância para o ensino de Língua Portuguesa, ancorado em práticas de linguagem socialmente construídas. Na presente pesquisa desenvolvemos uma proposta e sequência didática para a prática de leitura e de produção textual, do gênero Memórias Literárias, numa perspectiva sociocognitiva-interacionista, em que a leitura do mundo dos sujeitos, suas raízes, sua origem, façam parte de suas memórias para a consequente produção de novos mundos possíveis e i(ni)magináveis, observando a presença das competências e das habilidades de leitura e produção de textos presentes na BNCC. O Estudo toma como texto a obra de Fernando Sabino, “O menino no espelho” e, como objeto de ensino e aprendizagem o gênero textual Memórias Literárias, em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com 23 alunos, em uma escola de Zona Urbana no Município de Senador La Rocque-Ma. O estudo tem como base teórica: Marcuschi (2005) que fundamenta as discussões sociocognitivas-interacionistas dentro da perspectiva de gêneros textuais discursivos, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), cujo aporte teórico se dá na organização das sequencias didáticas, Candido (2004), Todorov (2009), Barthes (1987), Cosson (2006), Compagnon (1999) Koch (1997), Antunes (2003), Rojo (1996), Soares (2001), estão referenciando a teoria e a análise literária, o letramento literário, a leitura, a escrita, o gênero textual e, Thiollent (2011), Pimenta e Franco (2014), norteiam a metodologia de pesquisa. Os fundamentos metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa são os da pesquisa-ação. A organização pedagógica para realização deste trabalho se deu durante as aulas de Língua Portuguesa, onde desenvolveu-se sessões de leitura, análise e interpretação dos textos com os(as) estudantes, e em seguida organizamos a escrita e reescrita de textos narrativos, a partir das memórias lidas. O produto final é a construção de uma proposta de ensino do Gênero trabalhado, como referência para os professores de Língua Portuguesa, da escola campo da pesquisa, além da produção de um e-book cujas narrativas relatem as memorias de cada estudante envolvido(a) na pesquisa. Vale ressaltar que trabalhamos com o gênero Memórias Literárias no ano de 2021, com a mesma turma que nos inscrevemos para participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa-OLP-2021, 7ª edição e, fomos vencedores da etapa Nacional com um relato de prática denominado: “Tempos remotos são memórias em meio às aulas remotas, hoje” e dois textos escolhidos pela turma para representá-los no evento: “Lembranças de momentos passados” e Meu painho, meu espelho”, que fazem parte das análises deste trabalho de pesquisa. Os dois textos têm uma narrativa bem construída, revelando um bom domínio da linguagem escrita e da tipologia textual Memórias Literárias. Finalizamos a pesquisa com uma Proposta didática e nas considerações finais ressaltamos as habilidades e competências desenvolvidas durante o estudo.
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    Os memes em foco nas aulas de leitura do 9ºano do ensino fundamental: uma abordagem discursiva
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SOUSA, Suian Maria Tavares Da Silva
    Neste trabalho, propõe-se a realização de uma pesquisa visando desenvolver práticas discursivas em sala de aula que considere os memes como foco nas aulas de leitura. Utilizar o texto meme, dado o seu funcionamento material, que pressupõe a relação de opacidade entre o imagético e o verbal, como contribuição para as aulas de Língua portuguesa. Como os alunos participantes da pesquisa leem o texto meme tendo que lhe dar com aquilo que a natureza da materialidade deste texto faz questionar que é a relação entre o imagético e o real. Para tanto a nossa concepção de leitura incidem sobre a concepção da Análise de discurso francesa de base pecheutiana e orlandiana que discute a determinação histórica dos processos de produção de sentido, tais como: “Discurso”, “interdiscurso”, “memória discursiva”, “pré-construído”, “plano de constituição de sentidos”, “planos de formulação de sentidos” e “planos de circulação de sentidos”. A nossa metodologia se desenvolve a partir das discursividades sobre as peças analisadas. Dessa maneira as aulas foram gravadas para posteriormente passarem por um processo de transcrição e análises dos gestos de leitura a partir de Cenas Enunciativas. O movimento interlocutivo entre a professora pesquisadora e os alunos apontam em sua materialidade, as subjetividades e intersubjetividades que marcam a oralidade associado às outras informações que constituem o espaço da sala de aula. Esta proposta foi desenvolvida com alunos do 9º ano (Ensino Fundamental – anos finais) da Escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio em Açailândia/Ma. Dessa forma recorremos a pesquisa-ação de cunho propositivo. Para fundamentação de nosso trabalho, recorremos aos aportes teóricos de Michel Pêcheux (1993), Eni Orlandi (2012), Althusser (1971), Dawkins (1978) entre outros.
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    Implicações da prática docente na melhoria da competência leitora no ensino fundamental no município de Prata do Piauí
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, José Nilton da
    A formação de leitores na escola e na vida tem sido um grande desafio para a escola pública. Provas disso são os déficits de proficiência evidenciados nas avaliações externas em fluência de leitura nas esferas municipal, estadual e nacional, e, também, as atitudes de resistência de discentes quanto às práticas de leitura na sala de aula. Mesmo com esforços empreendidos na busca pela melhoria desses índices, como o Programa Nacional Biblioteca na Escola, o Programa Nacional do Livro Didático, dentre outros, os resultados continuam desafiadores. Ler em uma perspectiva crítica e reflexiva ainda é um grande dilema e, no geral, perpetua-se a crença de que as escolas não ensinam a ler com propriedade ou não proporcionam acesso aos livros ou às práticas inovadoras de leitura como instrumentos de prazer ou descoberta. O livro, a literatura e a biblioteca escolar parecem ser, ainda, elementos inacessíveis em espaços onde deveriam estar presentes, como nas escolas. Nessa lente pretendeu-se, com a presente pesquisa, analisar as implicações da prática pedagógica em língua portuguesa, sobre a melhoria da proficiência em leitura, em uma turma de 6º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Prata do Piauí. Buscamos compreender de que forma as concepções de leitura influenciam nas práticas pedagógicas de leitura na escola, a fim de oferecer contribuições metodológicas para mudança de perfis docentes e promoção de discentes leitores. Recorremos a pesquisa-ação de cunho qualitativa, através da aplicação de cadernos pedagógicos com ciclos de aprendizagem e com o uso de gênero textual, como produtos interventivos para melhoria da compreensão textual, por meio do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) da Escola de Sidney, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico Funcional (LSF). Para fundamentar as discussões foram necessários os aportes teóricos de Halliday e Matthiessen (2014), Rose e Martin (2012), Muniz da Silva (2018), Fuzer (2020), Cavalcanti e Vian Jr (2021) dentre outros. Os resultados da pesquisa possibilitaram uma compreensão em torno do CEA como ferramenta de planejamento de percursos de aprendizagem com uso do macro gênero teste cognitivo de leitura e uma consequente melhoria da proficiência em leitura, principalmente a partir da ampliação do conceito de texto, como objeto de ensino.
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    A produção de um blog: a variação linguística e as contribuições de oficinas pedagógicas na produção de minicontos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) PANTOJA, Aldri Felipe Assunção
    Esta dissertação objetivou investigar a ocorrência de variação linguística em minicontos produzidos por 15 alunos do oitavo ano que frequentam o projeto de articulação em uma escola estadual do Mato Grosso. Para subsidiar o objetivo proposto, esta pesquisa pautou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística variacionista, conforme os estudos de Labov (2007), Bortoni Ricardo (2004), Bagno (2007; 2009), dentre outros. Neste sentido, para compreender o surgimento e como se caracteriza a variação linguística, foi necessário fazer uma incursão sobre os pressupostos teóricos que consolidam esse ramo da linguística. Sendo assim, na perspectiva Laboviana, a Sociolinguística evidencia que há variação na linguagem, ou seja, não há falantes com um estilo único ou uma forma rígida de usar a língua, todos mostram variação fonológica e sintática, dependendo de diversas condições ou fatores, como o contexto social (COAN; FREITAG, 2010). Desta forma, elencamos a seguinte questões-problema para fomentar nossa reflexão: a variação linguística também se evidencia em textos escritos produzidos por alunos do oitavo ano de uma escola pública em eventos de letramento? Para coletar os dados desta pesquisa interventiva, foi organizado e realizado um ciclo de três oficinas pedagógicas (Fonseca e Sodré, 2013), que abordaram assuntos que fomentaram a produção de minicontos, contando com participação total de 15 alunos. A escolha de oficinas aconteceu porque elas proporcionam uma gama de estratégias que podem ser utilizadas para produção e análise de material ou exposição de ideias (MAIA, 2008). Essa metodologia é primorosa, porque os alunos produzem e, enquanto produzem, aprendem. Após análise dos dados, verificou-se que a oralidade possui grande influência no processo de ensino aprendizagem da escrita (Bortoni-Ricardo, 2004). Desta forma, com essa influência da oralidade, surgem expressões que estão às voltas do contexto desses alunos. Sendo assim, gírias, expressões regionais, neologismos, enfim, fenômenos linguísticos provenientes de fatores linguísticos e extralinguísticos ficam em evidência na escrita de estudantes. Como resultados obtidos após análise dos textos, identificamos que o fenômeno linguístico com a maior ocorrência foi o apagamento de /r/ em final de palavras, principalmente verbos no modo infinitivo; também houve quantidade bastante significativa de ocorrências de ausência na marcação de concordância verbal e nominal; houve apenas uma produção do fenômeno de apagamento da consoante oclusiva /d/ em sequência [ndo]. Além disso, foi possível verificar ocorrência de expressões em decorrência de diversos fatores, como pistola, empinar, me mato, barrida e trem. Concluímos que foi positiva a realização desta pesquisa, pois os objetivos propostos foram alcançados e foi realizada uma discussão rica, que envolveu um gênero textual pouco explorado. Além disso, também gerou a produção de um blog, intitulado Pequenas Viagens, um ambiente virtual que funcionará como um pequeno acervo, contando com a disposição de 42 minicontos autorais, que podem ser acessados por professores e alunos de todo o Brasil.