Programa de Mestrado em Letras - PROFLETRAS

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O PROFLETRAS é um programa de Mestrado Profissional em Letras reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.

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    A arte e a literatura nos processos de individuação associados à alfabetização: criação de afetos e perceptos com a língua portuguesa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) LEAL, Clarise Cardoso
    Este estudo constitui-se de caminhos rizomáticos, transdutivos e alagmáticos para se chegar à efetivação do processo de alfabetização e letramento de crianças, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pela arte-cartografia, pela alfabetização-cartografia, foram propostas doze experimentações artísticas, envolvendo artes musicais, visuais e verbais, que possibilitaram aos estudantes, desenvolver afetos e perceptos com a língua portuguesa, e sobretudo, e em totalidade, com o que envolve o processo de aprender, de ser, tornando as aulas, a escola, o aprender, e cada encontro, momentos de alegria-paixão. Afetos de alegria-paixão, são responsáveis por aumentar a potência de agir e de aprender. A arte e a literatura, além de contribuir com o processo de alfabetização, ou seja, com a aquisição da leitura e da escrita, tornam mais prazeroso e eficaz esse processo. Portanto, alfabetizar crianças com recursos artísticos e literários, garante a elas o direito à fabulação, ao imaginário, ao fantástico e a todos os processos que as ajudem a ser sujeitos de suas próprias histórias. A arte e a literatura deveriam, assim, ser vistas, compreendidas e possibilitadas como um direito não só da infância, mas de toda a vida. Portanto, temos como objetivo geral, a necessidade de compreender o jogo criativo da arte-cartografia e da alfabetização-cartografia, no tocante às aprendizagens que devem ocorrer nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 1o ano do Ensino Fundamental, com crianças em fase de alfabetização, para que o desabrochar da leitura e da escrita ocorra de modo intuitivo por individuações e por concretizações transdutivas. O norte principal desta pesquisa é composto por pressupostos teóricos reunidos a partir das obras de Chales Sanders Peirce, Herbert Read, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Priscila Venâncio Costa e Rosélia Sousa Silva, dentre outros autores que pesquisaram e desenvolveram teorias e práticas acerca da arte infantil, da arte-educação e da arte-cartografia.