Programa de Mestrado em Letras - PROFLETRAS
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/80
O PROFLETRAS é um programa de Mestrado Profissional em Letras reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país.
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Resultados da Pesquisa
Item Dinamização do ciclo de ensino e aprendizagem para a produção do gênero de texto notícia: uma experiência no 7° ano(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SILVA, Solange Maria Vieira Tavares daEsta pesquisa investiga o desenvolvimento das habilidades de escrita no gênero de texto 'notícia' por meio da implementação do Programa de Letramento Reading to Learn (R2L), 'Ler para Aprender' com alunos do 7o ano de uma escola pública localizada no município de Açailândia – MA. O objetivo é analisar o impacto da abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA), fundamentado na Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES), na produção do gênero notícia, investigando como a reflexão sobre o processo de escrita contribui para o aprimoramento das competências comunicativas dos alunos. A análise concentra-se na configuração contextual e textual, bem como nos recursos multifuncionais que caracterizam esse gênero. O corpus da pesquisa é composto por 42 textos produzidos por 10 estudantes ao longo das etapas de escrita e reescrita. Pautada nos princípios metodológicos da pesquisa-ação, a investigação tem como suporte teórico a abordagem de gêneros na perspectiva sociossemiótica de Martin (1992), complementada pelos trabalhos de Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012). Para a geração de dados, foram utilizadas a observação participante, os textos produzidos durante a pesquisa, um diário de campo e entrevistas com os alunos. Os resultados indicam que a implementação do CEA contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, promovendo avanços na organização textual e na apropriação dos recursos linguísticos característicos do gênero notícia.Item Ciclo de Ensino e Aprendizagem de narrativa com base na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney: relato de experiência no 9o ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SILVA, Luciana Ferreira de SousaNeste trabalho científico, analisamos a produção escrita do gênero narrativa. Os textos examinados foram elaborados por alunos da última série do Ensino Fundamental II, discentes de uma escola da rede pública situada no interior do Maranhão. O estudo qualitativo em questão, caracterizado como pesquisa-ação, foi realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O objetivo deste trabalho é analisar a implementação da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney na construção de textos em uma turma de 9o ano, avaliando seus efeitos na aprendizagem linguística. Para isso, utilizamos os princípios teóricos e metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e os fundamentos didáticos do Programa de Letramento Reading to Learn, apoiando a nossa análise em numa proposta pedagógica denominada Pedagogia de Gênero (PG) e fundamentada pela teoria da Linguística Sistêmico-funcional (LSF), da Escola de Sydney, colaborando para o desenvolvimento dos alunos da turma pesquisada que foram diagnosticados com dificuldade de leitura e escrita. Em seguida, para realizar esta pesquisa, desenvolvemos um conjunto de aulas que foram aplicadas por quase dois meses e meio, totalizando 28 aulas, seguindo os princípios teóricos e práticos da LSF de Halliday e Matthiessen (2004; 2014), Fuzer e Cabral (2014) e seguidores da Escola de Sydney e da Teoria de Gênero (MARTIN; ROSE, 2008; 2012), além dos trabalhos desenvolvidos pela perspectiva da Escola de Sydney de Rose e Martin (2008; 2012), entre outros. Por fim, apresentamos alguns resultados da intervenção nas aulas desenvolvidas. Durante a análise, os textos iniciais e textos finais foram comparados, considerando os momentos de escrita e de reescrita, orientados num intervalo de aulas compreendido entre a produção do texto > orientação para a reescrita > reescrita. Os resultados apontaram que as etapas e as fases do gênero narrativa foram assimiladas, estando o contexto de cultura dos adolescentes refletido nas escolhas léxico-gramaticais que corroboraram as instanciações.