Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLLIT

URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/81

O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Câmpus de Araguaína — nota “5” na Avaliação Quadrienal Capes 2017 – 2020 —, tem fundamental importância na formação e qualificação de professores e pesquisadores do ensino superior no Norte/Nordeste do Brasil. O programa oferece cursos de mestrado e doutorado em uma única área de concentração: “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, organizada em quatro linhas de pesquisa: Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação; Ensino de literatura e letramento literário; Práticas discursivas em contextos de formação; Linguística aplicada a contextos de formação.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Educação-cartografia
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) COSTA, Priscila Venâncio
    O objetivo desse estudo foi encontrar, nos escritos filosóficos de Gilles Deleuze, de Félix Guattari e de Gilbert Simondon, caminhos para vivenciar a cartografia como prática pedagógica para uma experimentação transdutiva nos processos de alfabetização e letramento. Para sua materialização, além da realização de estudos coletivos entre acadêmicos e professores da Universidade Federal do Norte do Tocantins e professores da educação básica, também foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Maria da Conceição Costa Luz, situada em Araguaína- TO. A metodologia adotada foi a cartografia social, oriunda dos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, sendo que o principal suporte teórico utilizado para fundamentação metodológica foi o livro Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade, um compilado de artigos e estudos organizados por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. A proposta sugere caminhos para repensar a alfabetização e o letramento sob uma ótica desterritorializada(ante) das práticas e discursos voltados para uma concepção representativa da língua escrita, especialmente daqueles mobilizados por intermédio das lógicas clássicas de raciocínio: dedução e indução. O estudo culminou na elaboração de pistas teóricas que apontam não para um método definido e aplicável às ensinanças linguísticas, mas para a necessidade de perceber a virtualidade da epistemologia transdutiva e permiti-la como possibilidade através das práticas de escrileituras.
  • Item
    Tinha uma pandemia no meio do caminho: uma investigação sobre as manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio da Escola Técnica Federal de Araguatins-TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) NEVES, Jader Luiz Gama das
    Esta tese apresenta pesquisa de doutorado a respeito das manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio de escola técnica federal situada em Araguatins-TO durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é investigar se o ensino remoto ofertado aos estudantes de ensino médio da escola técnica federal de Araguatins-TO durante a pandemia de Covid-19 influenciou na manifestação de emoções negativas. Os objetivos específicos são i) analisar as tecnologias utilizadas pelos estudantes do ensino médio da escola técnica federal durante o ensino remoto – plataforma Google Classroom, aplicativo de conversa e outros – e sua influência no aprendizado durante o ensino remoto; ii) observar como ocorreu o aprendizado de Língua Inglesa durante o ensino remoto, contando com o uso das TICs sendo material de apoio; iii) classificar as emoções estudantis de acordo com as declarações dos participantes da pesquisa, levando em conta a descrição das respostas registradas em questionários e entrevista; iv) compreender como o trabalho com as habilidades socioemocionais sugeridas na BNCC podem auxiliar no trato das emoções estudantis. A pergunta norteadora da tese é: O ensino remoto ocasionou o surgimento de emoções negativas nos estudantes no processo de ensino/aprendizado de Língua Inglesa e isso, de fato, afetou o aprendizado individual desses estudantes? A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: dois questionários semiabertos e uma entrevista, todos aplicados para estudantes de ensino médio do curso técnico em Agropecuária e curso técnico em Redes de Computadores. Para o processo de análise de dados foi escolhida a análise de conteúdo, de Bardin (2011). Dando suporte teórico a esta tese tivemos autores de áreas diversas, entre eles: Bakhtin (2000); Mignolo (2018), Pennycook, (2006), Rojo (2013), Vigotski (2010). Os resultados nos permitiram inferir que o ensino remoto, assim como a pandemia de Covid-19, ocasionou emoções negativas nos estudantes.