Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLLIT
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O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Câmpus de Araguaína — nota “5” na Avaliação Quadrienal Capes 2017 – 2020 —, tem fundamental importância na formação e qualificação de professores e pesquisadores do ensino superior no Norte/Nordeste do Brasil.
O programa oferece cursos de mestrado e doutorado em uma única área de concentração: “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, organizada em quatro linhas de pesquisa: Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação; Ensino de literatura e letramento literário; Práticas discursivas em contextos de formação; Linguística aplicada a contextos de formação.
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Item A constituição dialógica do dizer inferencial em poemas: o desenvolvimento do leitor protagonista no ensino médio(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARROSO, Francinete Costa SoaresEsta pesquisa configura-se como um estudo teórico-metodológico-propositivo, fundamentado nos postulados da Linguística Aplicada, consubstanciada por demais áreas do conhecimento linguístico, sobre o ensino de leitura do gênero discursivo poema, em contexto de sala de aula. A investigação centra-se na necessidade de formar leitores, construtores ininterruptos de inferências, hábeis a descortinar ideias subjacentes à materialidade textual, que se processam no ato de compreender, enquanto ato de afirmação social e de interação entre os sujeitos, em um dado contexto histórico-social. Para tanto, este estudo objetiva compreender de que modo a leitura inferencial se constitui, no processo de ensino e aprendizagem da leitura de poemas e da escrita de resposta argumentativa, por meio de abordagem teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, a partir da intervenção docente. Sob essa ótica, a pesquisa pauta-se nas perspectivas teóricas do interacionismo e do dialogismo (Volóchinov, 2017[1929]; Bakhtin, 2003[1979]), que concebem a linguagem como um produto sócio-histórico, ao considerar os sujeitos sociais coparticipantes da construção do contexto ideológico, no qual convivem; nos conceitos interacionista e dialógico de leitura, (Solé,1998; Kleiman,1993; Dell’Isola,1996; 2001; Angelo e Menegassi, 2022); nos pressupostos metodológicos acerca da ordenação e sequenciação de perguntas (Menegassi, 2008; 2010; 2011; 2016 etc.; Fuza, 2010; 2017; Fuza e Menegassi, 2022); e nos estudos do texto, sob a abordagem de geração de inferências (Koch, 1993; 2002; 2009; 2010; Marcuschi, 1985; 2008). À luz desse arcabouço teórico, arrola-se a hipótese, corroborada na tese defendida, de que o trabalho com a leitura, endossado, teoricamente, pela interação e pelo dialogismo, sob a organização metodológica da ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, para o gênero discursivo poema, promove, ao aluno-leitor, a ampliação socioideológica, ao construir as inferências necessárias à leitura proficiente. Esta é uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de caráter etnográfico-intervencionista, tipologicamente definido como intervenção pedagógica, para o qual foram realizados encontros de trabalho, com a finalidade de discutir aporte teórico e metodológico, sobre a proposta pedagógica a ser implementada e efetuar diagnóstico mais detalhado, com atividades e observação in locus da situação de leitura dos estudantes. A proposição investigativa dá-se sob o escrutínio de prévia investigação em sala de aula, consolidada em pesquisa de mestrado da autora, a qual se propõe, em fase de doutoramento, a acentuar um olhar ainda mais analítico, prospectivo e interventivo, sobre a problemática em evidência, ao instar aos estudantes, sujeitos da pesquisa, precedentemente, atividades de leitura, resolução de perguntas e produção de resposta argumentativa, sob mediação e, à posteriori, consolidar a leitura, elaboração e resolução de perguntas e produção de resposta argumentativa, sem mediação, em uma turma da terceira série do ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO – Campus Araguatins, Tocantins. Os dados gerados compreendem os materiais de leitura, produzidos por esses alunos e as gravações/interações, estabelecidas nas aulas de Língua Portuguesa, em 2022. Ao considerar os procedimentos e pressupostos teóricos, subsidiadores dessa investigação, conforme a revelação dos dados, faz-se legítimo endossar a proposição de trabalho com as perspectivas de leitura interacionista e dialógica apresentadas, tendo em vista que, pelos resultados analisados, ficou evidente na leitura dos sujeitos-participantes, um horizonte de compreensão ampla, crítico-reflexivo, a demonstrar uma ampliação socioideológica de construção de inferências dialógicas, sobre a palavra do outro, ao se constituir autor de sua própria palavra réplica e, consequente produção de sentidos ao enunciado, em toda a sua arquitetônica de enunciação.Item A didatização do texto literário: um estudo sobre como ler Fernando Pessoa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jeane Aparecida Martins dosA transposição didática é um mecanismo que rege o processo de transformação do conhecimento científico e das práticas sociais de leitura e escrita em objeto de ensino. Assim, esses saberes são selecionados, modificados e distribuídos no tempo curricular, mantendo uma semelhança com a ideia original presente em seu contexto de pesquisa, porém adquire outros significados, próprios da instituição escolar. Tendo isso em vista, pretende-se neste trabalho lançar um olhar sobre a didatização do texto literário, sobretudo, o tratamento didático-editorial dispensado à poesia em livros paradidáticos da coleção Como Ler publicados pela Editora Scipione no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Dada a amplitude desse percurso, pareceu-nos inviável uma apresentação geral de toda a coleção. Dessa forma, selecionou-se um corpus de algum modo representativo dedicado à poesia do escritor português Fernando Pessoa. Em sua 4a edição, o livro objeto de análise neste estudo foi organizado por José de Nicola e Ulisses Infante e publicado pela editora Scipione em 1993, trazendo como título Como Ler Fernando Pessoa. Tendo como objeto o processo de didatização do texto literário, o que se pretende é, sobretudo, analisar como o referido volume estabelece os protocolos de leitura, bem como propõe o estudo e o aprofundamento neste escritor, sugerindo a função de especializar sobre um assunto a partir da seleção crítica e representativa dos textos literários. Como fundamentação teórica a pesquisa ancorou em Soares (2011); Chevallard (2013); Mello (2019) (2011); Lajolo (1982, 1993, 1996); Cosson (2011, 2021); Mortatti (2018); Bordini e Aguiar (1993); Colomer (2007); Zilberman (2008, 2012); Perrone-Moisés (2016); Dalvi (2011, 2016), entre outros que fazem parte das referências bibliográficas desta pesquisa. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Como alguns resultados, apontamos que em um dado momento histórico a coleção democratizou o acesso a bons autores e bons textos, repercutindo na formação cultural e educacional de uma geração de leitores. Ademais, pelo modo como o volume didatizou e comentou os poemas de Fernando Pessoa reforça a percepção da relação desse material com a imprensa pedagógica em que os modos de ler é orientado de fora, utilizando-se de comentários e notas como dispositivos de controle do sentido do texto, destacando, sobremaneira, os elementos biográficos, históricos bem como o estilo de época e dos autores dos textos, conferindo aos elementos poéticos um estatuto menor.Item A Didatização do texto literário: um estudo sobre como ler Fernando Pessoa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jeane Aparecida Martins DosA transposição didática é um mecanismo que rege o processo de transformação do conhecimento científico e das práticas sociais de leitura e escrita em objeto de ensino. Assim, esses saberes são selecionados, modificados e distribuídos no tempo curricular, mantendo uma semelhança com a ideia original presente em seu contexto de pesquisa, porém adquire outros significados, próprios da instituição escolar. Tendo isso em vista, pretende-se neste trabalho lançar um olhar sobre a didatização do texto literário, sobretudo, o tratamento didático-editorial dispensado à poesia em livros paradidáticos da coleção Como Ler publicados pela Editora Scipione no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Dada a amplitude desse percurso, pareceu-nos inviável uma apresentação geral de toda a coleção. Dessa forma, selecionou-se um corpus de algum modo representativo dedicado à poesia do escritor português Fernando Pessoa. Em sua 4ª edição, o livro objeto de análise neste estudo foi organizado por José de Nicola e Ulisses Infante e publicado pela editora Scipione em 1993, trazendo como título Como Ler Fernando Pessoa. Tendo como objeto o processo de didatização do texto literário, o que se pretende é, sobretudo, analisar como o referido volume estabelece os protocolos de leitura, bem como propõe o estudo e o aprofundamento neste escritor, sugerindo a função de especializar sobre um assunto a partir da seleção crítica e representativa dos textos literários. Como fundamentação teórica a pesquisa ancorou em Soares (2011); Chevallard (2013); Mello (2019) (2011); Lajolo (1982, 1993, 1996); Cosson (2011, 2021); Mortatti (2018); Bordini e Aguiar (1993); Colomer (2007); Zilberman (2008, 2012); Perrone-Moisés (2016); Dalvi (2011, 2016), entre outros que fazem parte das referências bibliográficas desta pesquisa. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Como alguns resultados, apontamos que em um dado momento histórico a coleção democratizou o acesso a bons autores e bons textos, repercutindo na formação cultural e educacional de uma geração de leitores. Ademais, pelo modo como o volume didatizou e comentou os poemas de Fernando Pessoa reforça a percepção da relação desse material com a imprensa pedagógica em que os modos de ler é orientado de fora, utilizando-se de comentários e notas como dispositivos de controle do sentido do texto, destacando, sobremaneira, os elementos biográficos, históricos bem como o estilo de época e dos autores dos textos, conferindo aos elementos poéticos um estatuto menor.Item A presença das Marcas de Oralidade e os Elementos Composicionais nas Histórias em Quadrinhos para construção de sentidos(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ERREIRA, Leane da SilvaNeste trabalho, objetiva-se analisar como se constitui o gênero textual história em quadrinhos (HQ) que, apesar de ser um texto escrito, possui marcas de oralidade, como se simulasse uma conversação cotidiana. Além disso, a pesquisa se dedica também à identificação e à análise de outros aspectos composicionais específicos desse gênero, que extrapolam o que convencionamos chamar de uso linguístico, como o emprego de requadros, balões e outras diferentes imagens que, nos quadrinhos, exigem a atenção do leitor em busca do sentido. O presente trabalho fundamenta-se nas teorias da Análise da Conversação e da Linguística Textual e, além disso, também dialoga com teóricos que se debruçam especificamente ao estudo do gênero histórias em quadrinhos. Para isso, propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como característica principal o foco na compreensão, no contexto e na subjetividade. Em busca de alcançar o objetivo proposto, o corpus de análise selecionado contém três diferentes histórias em quadrinhos. A primeira é mais tradicional e antiga no cenário brasileiro, o Zé Carioca; a segunda é uma adaptação de texto literário, Os Miseráveis; e a terceira, representa os super-heróis, O Homem Aranha. Por fim, apresentam-se os resultados que apontam que os elementos constitutivos das HQs, dentre eles a simulação de oralidade, inferem sentidos à narrativa e, portanto, precisam ser percebidos pelos leitores para uma maior experiência na construção de sentidos.Item A semântica nos livros didáticos, de Língua Portuguesa, do ensino fundamental: em busca de uma semântica reticular(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARRETO, Daniela Jaqueline TôrresEste trabalho visa superar as limitações tradicionais do ensino de semântica, que frequentemente trata os fenômenos semânticos de forma isolada e mecânica, comprometendo a compreensão dos estudantes. A pesquisa propõe uma abordagem que considera a semântica como uma rede interconectada de significados, inspirada nas teorias de Deleuze, Guattari e Simondon. Para tanto, serão analisados os livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao 9º ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD, ciclo 2024-2027; sendo verificados os onze LD. Para isso, identificaremos como os fenômenos do território da semântica lexical são apresentados e abordados nesses materiais didáticos, sendo proposta uma reformulação que integra uma visão rizomática da semântica. A análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano revela que os fenômenos semânticos são tratados com questões prontas e respostas predeterminadas, dificultando a formação de um entendimento integrado e aplicável dos alunos. Esta pesquisa visa reconfigurar essa abordagem ao introduzir uma perspectiva reticular, que espelha a complexidade e a interconexão dos fenômenos linguísticos na linguagem contemporânea. Dessa maneira, esta pesquisa avança por um procedimento epistemológico e metodológico da cartografia que segue o modelo de pensamento rizomático. Para tal, contamos com contribuições de autores como: Kastrup (2015, 2019, 2001); Oliveira, Costa e Silva (2020a, 2020b); Deleuze e Guattari (1995, 1996, 1997); Jungk (2017); Neves (2006); Deleuze (2005, 1974, 2003, 2016); Simondon (2015, 2020, 1968, 2007); Guiraud (1960); Cançado (2008); Ferrarezi Junior (2008, 2010, 2015, 2013); Brasil (1998, 2018, 2019, 2024); dentre tantos outros que enriqueceram este trabalho. Através desta abordagem, o estudo visa não apenas compreender a atual configuração da semântica nos materiais didáticos, mas também propor um olhar que favoreça a construção de um conhecimento mais interconectado sobre os fenômenos semânticos. Desse modo, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para um repensar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, influenciando tanto a prática docente, quanto a elaboração de materiais didáticos que reflitam uma abordagem semântica mais alinhada com as complexidades e dinâmicas da linguagem de redes. Este trabalho busca, portanto, abrir novos caminhos para o ensino de semântica, favorecendo uma aprendizagem mais conectada e significativa.Item Análise da estrutura temática de textos dissertativo- argumentativos de estudantes do Ensino Médio sob a ótica da linguística sistêmico-funcional.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) OLIVEIRA, João Pedro Araújo deA produção textual, especialmente no formato dissertativo-argumentativo, é essencial para o aprimoramento das habilidades comunicativas dos alunos, constituindo uma competência crucial tanto para o ambiente acadêmico quanto para o mercado de trabalho. Neste contexto, o presente estudo examina a construção argumentativa no texto dissertativo-argumentativo, considerando a organização temática, em redações elaboradas por estudantes do ensino médio de uma escola pública do Tocantins que participaram do concurso Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. O objetivo da pesquisa é analisar de que modo o sistema da estrutura temática contribui para a construção de sentidos nos textos dissertativo-argumentativos, produzidos por estudantes da 3a série do Ensino Médio, no contexto do Concurso de Redação Jovem Senador. Com uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo baseia-se na Linguística Sistêmico-Funcional, conforme os trabalhos de Eggins (1994), Halliday (1985), Halliday e Matthiessen (2014), Halliday e Hasan (1985), Gouveia (2023) e Fuzer e Cabral (2014), cujas contribuições são fundamentais para a compreensão das relações entre linguagem e contexto. Sob essa perspectiva, a análise inclui: (i) identificação da estrutura temática da primeira oração de cada período textual; (ii) classificação dos tipos de Temas segundo os princípios da Metafunção Textual; e (iii) contagem dos diferentes tipos de Temas utilizados. Os resultados indicaram que os estudantes empregaram mecanismos coesivos básicos, como conjunções e grupos nominais, para conectar ideias e introduzir novos conceitos. No entanto, apresentaram dificuldades em estabelecer relações complexas entre os argumentos, o que resultou em organizações temáticas simples, comprometendo, em alguns casos, a unidade temática dos textos.Item Conceitos axiológicos mobilizados em atividades de leitura interacionista e dialógica por professores da educação básica(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SOUZA, André Felipe Pereira deA presente tese tematiza a leitura e o ensino de língua em perspectivas interacionista e dialógica, no contexto de formação continuada de professores dos anos finais da rede municipal de Mãe do Rio-PA. A pergunta norteadora do estudo é: como os professores do 9º ano da rede municipal de Mãe do Rio, nordeste paraense, compreendem os níveis de percepção axiológica, a partir das relações dialógicas instauradas no percurso de formação continuada docente, voltados à prática de leitura? O objetivo geral é compreender como os conceitos axiológicos se configuram em atividades de leitura valorada, enquanto manifestação social do complexo mundo da linguagem, de modo a ampliar a consciência socio-histórica e ideológica de professoras em contexto de formação continuada. Situada no campo da Linguística Aplicada, enquadramos a pesquisa como um estudo qualitativo-interpretativista de caráter etnográfico-colaborativo. Além disso, para o aporte teórico, recorremos aos pressupostos do Dialogismo do Círculo de Bakhtin, bem como aos estudos interacionistas e da Linguística de Texto. Os dados gerados resultaram predominantemente do curso de formação organizado a partir de vivências efetivas de Leitura Valorada, pois as participantes foram inseridas em reflexões teórico-metodológicas para a produção de atividades de leitura, a refletir sobre os sentidos e os valores sociais oriundos dessa prática de linguagem. No decurso analítico, no primeiro ciclo de formação, as docentes fizeram uma incursão teórica sobre os pressupostos das teorias em estudo; no segundo e terceiro ciclos, as docentes analisaram algumas propostas de atividades de leitura sob o viés textual e discursivo, na sequência, produziram colaborativamente as atividades de leitura. À medida que os dados foram gerados, deliberamos a organização do conjunto de achados para atender o objetivo pleiteado, seguimos os recortes analíticos e, por meio das atividades produzidas foram caracterizadas as compreensões axiológicas presentes nas atividades produzidas. Os resultados indicam o compromisso metodológico das professoras na implementação dialógica nas atividades de leitura. No primeiro ciclo do curso, apesar das dificuldades de compreensão teórica, as professoras participaram ativamente, a perceber o potencial das atividades em perspectiva dialógica, sobretudo, pela necessidade de ampliar as habilidades de leitura para a análise dos recursos expressivos interligados ao contexto extraverbal que o conecta. No segundo ciclo, durante a elaboração colaborativa das atividades, percebemos que os conceitos axiológicos se manifestam na leitura valorada de enunciados concretos, configurando-se com material linguístico e não-verbal, a constituir possibilidades de compreensão mais amplas do processo enunciativo que se estrutura no momento da leitura dos gêneros discursivos em situação de ensino. Assim, defendemos a tese de que a abordagem da prática de leitura pelo viés interacionista e dialógico de linguagem permite compreensões valorativas no nível textual discursivo às docentes dos Anos Finais/EF, a instigar a ampliação da consciência socio histórica e ideológica das professoras-participantes, sendo refratada e refletiva nas escolhas teórico-metodológicas do fazer docenteItem Discursividades sobre a escola no Supremo Tribunal Federal: o caso “homeschooling”(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) ALENCAR, Marina de AlcântaraEsta tese investiga as discursividades sobre a escola no Supremo Tribunal Federal (STF), com foco no caso do homeschooling (educação domiciliar). A problemática central da tese questiona por que há discursividades que apontam para o homeschooling no Brasil, entendendo-o como uma resposta à crise de legitimidade da escola como instituição e à descredibilização de seus elementos constitutivos, como professores, alunos e currículo. Para tanto, perseguimos a seguinte pergunta de pesquisa: Por que há discursividades sobre a escola que apontam para o homeschooling no Brasil?. A hipótese da nossa pesquisa é de que a defesa do homeschooling no Brasil pode ser entendida como uma resposta à crise de legitimidade da escola, como instituição e à descredibilização de seus elementos constitutivos. Essa defesa é sustentada por discursos que valorizam a autonomia familiar, criticam a intervenção estatal e reforçam valores conservadores. A pesquisa se fundamenta na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, articulada com o Direito, utilizando conceitos de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi para compreender como os sentidos sobre a escola são construídos e disputados no campo jurídico. O material de análise é composto por duas práticas discursivas: o mandado de segurança, que deu origem ao caso no STF e os votos dos ministros no julgamento do Recurso Extraordinário 888.815. O corpus foi constituído a partir de recortes discursivos que trouxessem as palavras escola, escolarização, professor e currículo. A análise foca nessas sequências discursivas que abordam a escola, o Estado e a família, identificando como esses elementos são significados no contexto do homeschooling. O objetivo geral foi assim formulado: Analisar o funcionamento do político e jurídico no mandado de segurança inaugural do caso homeschooling e nos votos dos ministros do STF no que diz respeito aos sentidos do que é considerado Escola e suas discursividades: escolarização, educação, entre outros. Já os objetivos específicos incluem: 1) analisar o funcionamento do político e do jurídico, dado o modo com a AD concebe essas dimensões do sentido, no caso do homeschooling; 2) identificar os elementos discursivos que configuram a construção do político nos votos dos ministros; 3) investigar como as fronteiras entre o público (Estado) e o privado (família) são delineadas discursivamente; e 4) estabelecer como o Estado atua como articulador simbólico e político no campo da educação. As análises apontam que o homeschooling emerge como uma resposta à crise da escola tradicional, refletindo tensões entre liberdade individual e responsabilidade estatal.Item Do incipiente ao infindo: processo de formação do leitor rosiano, na 3ª série, do Ensino Médio(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) MOURÃO, Mônica AssunçãoEsta tese explora a formação de leitores, no ensino médio, por meio da análise de obras de Guimarães Rosa e sua integração com o livro didático. A pesquisa parte da premissa de que a literatura de Rosa, rica em linguagem e simbolismo, oferece uma experiência de leitura profunda que pode contribuir, significativamente, para o desenvolvimento da leitura crítica e reflexiva entre os estudantes. O principal objetivo é investigar como os textos de Guimarães Rosa podem ser utilizados de forma eficaz, em sala de aula, mediado pelo livro didático, para estimular a formação de leitores autônomos. A pesquisa também busca compreender as dificuldades que os estudantes enfrentam ao ler obras de alta complexidade literária e como podem ser superadas por práticas pedagógicas possíveis. A metodologia envolve uma análise bibliográfica além de examinar como a seleção de textos de Rosa, nos livros didáticos e no material apostilado, pode ser aprimorada para proporcionar uma leitura mais acessível e significativa, respeitando a riqueza da obra do autor. Os resultados mostram que a introdução de contos e trechos selecionados, de Guimarães Rosa, pode despertar o interesse dos estudantes pela literatura e desenvolver suas habilidades de interpretação. Contudo, a pesquisa também revela que muitos livros didáticos carecem de suporte pedagógico suficiente para guiá-los. Sendo assim, sugestões de atividades que promovam discussões, leituras guiadas e conexões com o cotidiano foram propostas como estratégias para melhorar essa formação.Item Do Messianismo falido ao individualismo demissionário: leitura, escrita e constituição dos sujeitos leitor e escritor na ficção de Moacyr Scliar e Cristovão Tezza(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) FREITAS, José Carlos deEsta tese vincula crítica literária e filosofia, refletindo sobre o messianismo utópico falido e o individualismo demissionário em personagens-leitores e personagens-escritores constantes nos romances de Moacyr Scliar e Cristovão Tezza. Ela identifica nos personagens de Scliar o messianismo utópico, estes levados à desistência ou à loucura, prestando-se ao riso e à zombaria, numa forma irônica, por parte de seu autor, de fazer constar as utopias como discursos falidos, mas não menos necessários para quem busca um outro mundo possível, através da revolução do mundo presente. Identifica igualmente nos personagens de Tezza o individualismo demissionário, reduzidos à indiferença, à desesperança, ao cinismo, à misantropia e à inércia em relação ao engajamento nas causas sociais. Para tanto, a pesquisa se pautou por recobrir o papel que o leitor tem diante de livros que lê e o papel do escritor diante dos textos que escreve ou quer escrever, ambos dentro das coordenadas circunstanciais de sua vida privada e pública. De Scliar, foram tomados sobretudo os romances Eu vos abraço, milhões, O exército de um homem só, A majestade do Xingu, A mulher que escreveu a bíblia, O centauro no jardim, Mês de cães danados, Manual da paixão solitára, Os vendilhões do templo, Os voluntáriios, A festa no castelo. De Tezza, a atenção se volta principalmente para os romances Trapo, O professor, A suavidade do vento, O fantasma da infância, Juliano Pavollini, A tensão superficial do tempo, A tradutora, Beatriz e o poeta, Aventuras provisórias, Um erro emocional,O filho eterno. Sendo uma tentativa de compreensão dos atos da leitura e da escrita que busca exemplos em personagens fictícios, ela convocou o apoio dos teóricos da Literatura, como George Steiner, Tzvetan Todorov, Émile Faguet, Vincent Jouve, Julien Benda, Isaiah Berlin, Terry Eagleton, Ricardo Piglia, Michele Petit, Ayn Rand, Regina Zilberman, Umberto Eco, Wolgang Iser, Octavio Paz, Roland Barthes, entre outros; e, em filósofos, como Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Michel Foucault, Judith Butler, Immanuel Kant, Karl Marx, Michael Löwy, Hannah Arendt, Fredric Jameson, Ernst Bloch, Theodor Adorno, Paul Ricoeur, Roger Scruton, Emil Cioran, Michela Murgia, Donatela Di Cesare, Enzo Traverso, entre outros. A confluência de teóricos da Literatura com os pensadores da Filosofia serve para mostrar os procedimentos de efetivação das teorias utópicas e as crises das utopias a partir de seus resultados e como isto tem servido de álibi para a desistência de engajamentos e para novos levantes de detratores das mesmas. Esta tese também pondera sobre o surgimento do fascismo nas sociedades contemporâneas nas diversas nações do planeta e acredita que a Literatura se apresenta como uma leitura antecipada dos tempos sombrios.Item Educação-cartografia(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) COSTA, Priscila VenâncioO objetivo desse estudo foi encontrar, nos escritos filosóficos de Gilles Deleuze, de Félix Guattari e de Gilbert Simondon, caminhos para vivenciar a cartografia como prática pedagógica para uma experimentação transdutiva nos processos de alfabetização e letramento. Para sua materialização, além da realização de estudos coletivos entre acadêmicos e professores da Universidade Federal do Norte do Tocantins e professores da educação básica, também foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Maria da Conceição Costa Luz, situada em Araguaína- TO. A metodologia adotada foi a cartografia social, oriunda dos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, sendo que o principal suporte teórico utilizado para fundamentação metodológica foi o livro Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade, um compilado de artigos e estudos organizados por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. A proposta sugere caminhos para repensar a alfabetização e o letramento sob uma ótica desterritorializada(ante) das práticas e discursos voltados para uma concepção representativa da língua escrita, especialmente daqueles mobilizados por intermédio das lógicas clássicas de raciocínio: dedução e indução. O estudo culminou na elaboração de pistas teóricas que apontam não para um método definido e aplicável às ensinanças linguísticas, mas para a necessidade de perceber a virtualidade da epistemologia transdutiva e permiti-la como possibilidade através das práticas de escrileituras.Item Encenar e Ensinar: Leituração no palco verde de Márcio Souza(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) FILHO, Antônio Coutinho SoaresO trabalho constitui um estudo do teatro de Márcio Souza, tendo em vista sua presença no Ensino Médio mediante a prática cênico-pedagógica da encenação da leitura. Esta, incorporando o texto impresso como objeto cênico, mostra-se um interessante exercício de leitura, análise e vivência do texto teatral no espaço escolar. Adotando o viés do letramento crítico, desenvolve-se o conceito de leituração, entendida como uma síntese semântica que envolve a leitura crítica da peça teatral e a ação dramática num circuito interpretativo no qual texto e cena se ressignificam constantemente. Nestes termos, o objetivo geral da pesquisa é examinar o teatro de Márcio Souza, em diálogo com sua fortuna crítica, considerando a encenação da leitura uma abordagem pertinente na formação crítica de leitores e leitoras no terceiro ano do Ensino Médio. O referencial teórico, além de um grupo de amplitude geral, se divide em mais três blocos. O primeiro, abordando ensino, letramento crítico e literatura, conta com nomes como Durão (2017), Freire (1999, 2009, 2023), Janks (2016), Jordão (2007) e Sardinha (2018). O segundo grupo, envolvendo Márcio Souza e sua fortuna crítica, se fundamenta em Del Rios (1997, 2005), Dimas (1982), Filgueiras (2005, 2018), Hardman (2005), Krüger (2013), Pinto (2013), Rodrigues e Soares Filho (2021), Sá (2005, 2012) e Souza (1979a, 1979b, 1982a, 1982b, 1984, 1985, 1994, 1997a, 1997b, 1997c, 2001a, 2001b, 2005a, 2005b, 2005c, 2006, 2007, 2010, 2018). Por fim, o terceiro grupo inclui estudos sobre teatro, dentre os quais constam Araújo (2018), Arêas (1990), Azancoth e Costa (2009), Brandão (2009), Brecht (1992, 1999, 2005), Costa (2002, 2019), Esslin (2018), Gomes (2012, 2020), Mafra (2010), Pavis (2008), Rosenfeld (2018), Szondi (2015), Vasconcellos (2010) e Williams (2002). Assim, o procedimento metodológico se estrutura em dois movimentos. O primeiro consiste no estudo do teatro de Márcio Souza, considerando seu processo criativo como fruto de pesquisa, reflexão e direcionamento político. Como resultado da caracterização formal e temática de suas peças, chega-se a seu agrupamento em quatro categorias, chamadas campo factual, campo mítico, campo derrisório e campo insólito. Por seu turno, o segundo movimento metodológico propõe a encenação da leitura como uma forma de abordagem do texto teatral no âmbito escolar, tendo o letramento crítico, na esteira do pensamento de Paulo Freire, como fundamento teórico. Neste sentido, questões conceituais do letramento crítico são discutidas, bem como a identidade teórica e metodológica da encenação da leitura. O trabalho encerra com a análise da peça “A paixão de Ajuricaba” (1974), tendo em mira aproximar professoras e professores do teatro de Márcio Souza, como também contribuir com sua fortuna crítica. Portanto, a presente pesquisa entende que é urgente fazer do jovem leitor e da jovem leitora, pela mediação docente, protagonistas de descobertas, dúvidas e questionamentos conforme o letramento crítico. Insistir na presença do texto teatral na escola, com uma medotologia capaz de fazer conhecer sua natureza artística e problematizadora, como é a encenação da leitura, é compromisso de todos e todas que acreditam, de fato, na arte e na educação como força libertadora do ser humano.Item Falar na escola: a oralidade em livros didáticos de Língua Portuguesa(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) LIMA, Patricia NogueiraA oralidade é uma prática social fundamental para a comunicação e interação humana, que deve ser trabalhada e ensinada na escola, mesmo que os estudantes já cheguem ao ambiente escolar com habilidades de fala. Nesse contexto, a escola atua como espaço privilegiado para preparar os alunos no uso da língua em situações comunicativas, especialmente nas situações formais. A utilização de gêneros orais como objeto de ensino estimula reflexões sobre o uso e a função social da linguagem, contribuindo para práticas comunicativas mais eficazes. Esta dissertação tem como objetivo analisar como o eixo oralidade é abordado em duas edições do livro didático Singular & Plural - Leitura, Produção e Estudos de Linguagem, de 2015 e 2018, comparando as atividades propostas antes e depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O referencial teórico está centrado nos estudos da oralidade no campo especifico da Linguística Textual, ancorando-se em autores como Marcuschi (1997, 2003, 2007, 2010), Dionísio (2007), Fávero, Andrade e Aquino (2000), Ferreira (2024), Rojo (2006), Costa Filho (2004), Romanatto (2004), Apinagé, Santos e Leite (2020), Assis (2016), Mendes, Pessoa e Bunzen Júnior (2023), Batista (2016), entre outros, para fundamentar a análise sobre a oralidade, sua relação com a escrita e as competências propostas pela BNCC. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, realiza uma análise descritiva e interpretativa dos conteúdos relacionados à oralidade nas edições selecionadas. O corpus inclui trinta recortes de atividades que exploram gêneros orais, investigando as propostas didáticas para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral e a evolução dessa abordagem a partir da comparação entre as edições do livro didático, considerando as orientações das obras à luz dos PCN e da BNCC. Os resultados indicam mudanças significativas na abordagem da oralidade, com maior valorização na edição de 2018, alinhada às diretrizes da BNCC. Este trabalho reforça a importância de tratar a oralidade como um componente fundamental no ensino, reconhecendo sua autonomia e relevância como uma prática indispensável para o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos.Item O narrador da memória: reflexões semióticas sobre produções literárias de Janailson Macêdo e Abílio Pachêco.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jacielle da SilvaEsta tese analisa, à luz da semiótica discursiva, de estudos da literatura e da história, duas produções literárias de autores que vivem no Norte e que tematizam acontecimentos relativos à ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), mais especificamente, a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Embora se encontrem muitas produções de natureza histórica, jornalística ou sociológica que tratam da temática, observa-se, ainda, uma escassez de publicações voltadas aos impactos sobre os moradores da região que compreende o sul do Pará, o norte do Tocantins e o sul do Maranhão, e cujas vidas foram interrompidas, ou drasticamente modificadas, pelos atores responsáveis pela repressão. Nossa hipótese sugere que essa lacuna decorre de uma política eficaz de silenciamento e de intimidação. Nessa direção, esta tese analisa a literatura que narra a experiência de nortistas, destacando vozes marginalizadas e compreendendo os sentidos que emergem no ato de enunciar memórias coletivas não reverberadas pela história oficial. Para isso, foram selecionadas produções de Janailson Macêdo e Abílio Pachêco. O primeiro elabora uma coletânea de contos de teor ficcional em que ecoam depoimentos de camponeses vitimados pela repressão militar, a partir da escuta de relatos da Comissão Nacional da Verdade. O segundo, em romance também de caráter ficcional, retoma a temática da guerrilha ao lado de outro acontecimento que evidencia a continuidade da repressão do Estado sobre os trabalhadores da região: o Massacre de Eldorado de Carajás. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista, tendo como objetivo central compreender como essas narrativas (re)elaboram sentidos sobre a Guerrilha do Araguaia. Do ponto de vista da semiótica discursiva, foram mobilizadas categorias do nível discursivo, assim como reflexões sobre a memória e o acontecimento. Ao nos apropriarmos dessas reflexões teóricas, apresentamos descrição e análise das obras selecionadas para a nossa pesquisa, nas quais se destaca o desejo de se reconstruir a história oficial e de fazer ecoar a voz dos vencidos. Em Crônicas do Araguaia, de Macêdo, as narrativas são elaboradas a partir da memória coletiva dos moradores da região, oferecendo o ponto de vista dos camponeses e possibilitando a compreensão do impacto contínuo dessas ações na vida da população local. De forma semelhante, em Em despropósito: mixórdia, de Pachêco, a narrativa é fragmentada e se organiza a partir de flashes da memória do narrador, atravessada pela continuidade de atos violentos no sudeste paraense. Isso permite que a história hegemônica seja contraposta a outras versões. Dessa forma, as obras selecionadas justificam-se pela escolha enunciativa dos autores, que optaram por ecoar a voz dos moradores da região, sujeitos marginalizados pela história oficial. Nesse sentido, esta tese defende que autores que vivem no Norte inauguram sentidos silenciados por outras produções de natureza ficcional ou histórica na abordagem das temáticas relativas aos anos de chumbo.Item O pensamento complexo e as práticas pedagógicas de língua portuguesa: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luís Magno de Araújo, em Parauapebas/PA(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Frank de SousaComo se desenvolvem as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, à luz do Pensamento do Complexo, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luís Magno de Araújo, em Parauapebas/PA? Esta foi a questão-problema que nos moveu em uma pesquisa de abordagem qualitativa, por acreditarmos num construto científico humano e colaborativo. Esta tese, intitulada O Pensamento Complexo e as Práticas Pedagógicas de Língua Portuguesa: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luís Magno de Araújo, em Parauapebas/PA, objetivou analisar as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa sob a perspectiva do Pensamento Complexo. A Complexidade promove um novo pensar, uma nova forma de ver o mundo e uma nova forma de fazer educação, distanciando-se de um pensamento simplificador, reducionista e excludente. Partindo do propósito de investigação dessas práticas em diversos contextos, metodologicamente, esta pesquisa é um estudo de caso, cujas fontes de evidências para o levantamento de dados foram os documentos, a entrevista, com aplicação do questionário misto, e a observação direta e participante. O referido estudo se alocou nas Turmas de 1o, 2a e 3o Anos do Ensino Médio, sob regência de duas Professoras – Prof.a EC e Prof.o EPSS – que, prontamente, se dispuseram para a colaboração com esta tese. Para embasamento teórico, destacamos os trabalhos, dentre outros, dos autores: Morin (1996; 2000; 2005; 2005; 2015), Moraes (2008; 2011; 2015; 2021), Petraglia (1995; 2006;2013), Antunes (2007; 2009), Bagno (2014; 2015; 2017), Bortoni-Ricardo, 2005), Freire (2014; 2016), Libâneo (2013), Pinho (2017) e Saviani (2012; 2013). Como resultados, ponderamos práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, ainda, com viés na Pedagogia Tradicional, enraizada nos princípios de padronização, linearidade, disjunção, reducionismo e hiperfragmentação do Paradigma da Simplificação, como também há práticas relacionadas com a Pedagogia Crítica que redirecionam o seu foco de estudos – o uso real da língua – e recolocando o sujeito da língua – o aprendiz – como precursor da atividade sociocultural da língua/linguagem. Concebemos, nesta tese, uma prática pedagógica complexa de Língua Portuguesa que contribua para o desenvolvimento de competências e habilidade comunicativo-linguísticas necessárias à intervenção do sujeito da língua nos mais diversos contextos de interação sociocomunicativa, rompendo com àquelas práticas tradicionais que apenas memorização regras gramaticais, que valorização a gramática tradicional, excluindo qualquer outra forma de uso da língua, que desenvolvem a leitura e a escrita mecanicamente, somente para a decodificação e codificação e que mantém a oralidade fora do contexto escolar, subutilizando-a em detrimento à rigorosa variação padrão da língua.Item O projeto de Giovanni Gallo na Amazônia- o museu do Marajó: da constituição de uma linguagem expositiva à significação do ser marajoara(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) CRUZ, Niceléia Muribeca daO Museu do Marajó, criado na década de 1970 por Giovanni Gallo, está localizado na Ilha do Marajó-Pará, na Amazônia oriental. Um museu de vanguarda reconhecido por seu projeto com/para e sobre a comunidade marajoara apoiado em concepções emergentes nos campos da museologia, da educação e da linguagem. O principal acervo, denominado de computadores de marca caipira, foi desenvolvido criativamente para uma experiência de interação pela linguagem ao encontro da cultura marajoara. Esses artefatos são estruturas em madeira e/ou compensados que simulam caixas de diferentes formas e tamanhos, contendo adivinhações, cujas respostas foram cuidadosamente escondidas, e são descobertas mediante interação do visitante. Apesar de suas marcas de singularidade expositiva e relevância para os estudos identitários não há estudos referente ao seu processo de criação que contemple as suas concepções e tecnologias empregadas. Por isso, partimos da questão de investigação: como se constituiu a linguagem expositiva do acervo, destacando o modo como o ser marajoara está significado no MdM? Em decorrência disso, nosso objetivo geral é compreender, a partir da epistemologia do pensamento complexo em perspectiva transdisciplinar, a constituição da linguagem expositiva do acervo denominado de “computadores de marca caipira”, com vista a compreender como o ser marajoara está significado no MdM. A partir de fundamentos dos campos da museologia, da educação e da linguagem, a metodologia encontrou, na epistemologia do pensamento complexo e na transdisciplinaridade, um caminho para a religação do conhecimento. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa voltada para a pesquisa documental incorporando as técnicas de observação e descrição dos dados, como o registro fotográfico e as vivências em campo. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos a partir das teorias mencionadas. Em suma, os resultados evidenciaram que a temática do acervo, como linguagem expositiva, foi organizada com base nos saberes locais, em interação com a comunidade, evidenciando a memória de suas práticas culturais. A composição da linguagem concentra-se no emprego de uma tipologia criativa, desenvolvida a partir de técnicas pertencentes ao fazer marajoara, que conferiu marcas expográficas singulares ao acervo. Com base nos aspectos linguísticos, a significação da linguagem perpassa por formulações textuais de condução ao jogo-reflexivo com destaque aos dizeres da tradição oral, apresentados em narrativas. Desse modo, à luz do pensamento complexo, compreende-se a constituição de uma linguagem expositiva singular idealizada para a prática educativa pela significação do ser marajoara. Nesta tese, o projeto museal de Giovanni Gallo na Amazônia rompe com o paradigma tradicional de exposição dos anos de 1980, ao desenvolver uma tecnologia singular de linguagem expositiva, centrada na significação do ser marajoara, aproximando-se às concepções emergentes de museologia, educação e linguagem. Assim, esperamos que este estudo possa somar-se às demais experiências de reflexão sobre as práticas educativas voltadas às linguagens e aos saberes de povos originários e tradicionais da Amazônia.Item Percepção leitora de quem indica literatura: critérios usados para indicar obras literárias.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Josefa Rodrigues dosA presente dissertação tem como objetivo investigar como a lista de sugestões de leitura literária formulada por Antonio Fagundes é construída: parte ela de uma percepção individual, que combina influências de outras listas, e/ou articulam cânone e literatura de massa com o intuito de formar leitores críticos. Por meio de discussões que demandam compreender como se estabeleceu o papel do crítico literário, a partir da evolução da nomenclatura “crítico” — inicialmente relacionada aos gramáticos, cuja função era apenas aferir a fidedignidade dos textos — até tornar-se um profissional respeitado, capaz de apontar elementos fundamentais para a leitura e interpretação da literatura. Propõe-se problematizar se as sugestões de leitura emitidas por um crítico literário fazem parte de sua construção de sentido pessoal ou se visam apenas reafirmar a literatura consagrada, já canonizada. Discutem-se, ainda, os caminhos pelos quais a crítica literária se tornou essencial à literatura, considerando a perspectiva de que o texto literário não possui um sentido unívoco, mas, ao contrário, apresenta lacunas interpretativas. Nesse contexto, a crítica assume o papel de preencher esses vazios, emitindo pareceres que auxiliam na leitura e na construção de significados. A investigação se concentra nas listas de indicações de leitura, com o intuito de compreender de que forma as análises críticas contribuem para a recorrência de certos títulos nas listas de obras canônicas — aquelas consideradas clássicas por sua capacidade de nunca se esgotarem em uma única leitura. A pesquisa tem caráter bibliográfico e analisa, criticamente, o percurso histórico dos termos “crítica” e “cânone”, com base em um referencial teórico amplamente revisado. Os principais autores que fundamentam esta investigação são René Wellek (1970), Leyla Perrone-Moisés (1998), Roberto Acízelo (2011) e João Alexandre Barbosa (1996), no que se refere à crítica literária; e Harold Bloom (2001) e Italo Calvino (2021), no tocante ao cânone. Também é considerada a recorrência de determinados autores nas listas elaboradas por críticos, o que sugere que o cânone sofre poucas alterações, sobretudo quando se trata da literatura ocidental. O corpus analisado é a obra Tem um livro aqui que você vai gostar, de Antonio Fagundes. Observou-se que suas sugestões de leitura estão organizadas de maneira a atrair o leitor para determinados títulos, com base em comentários de caráter informal. Fagundes compartilha preferências pessoais, sem se aprofundar na análise textual, mas demonstra entusiasmo e paixão pelas obras que indica, o que acaba por cativar o público. Em alguns casos, ele contextualiza historicamente a obra ou seu autor, o que contribui para despertar o interesse do leitor. Seus comentários funcionam como um convite à leitura, especialmente por sua capacidade de transmitir, de forma acessível, o valor subjetivo que atribui às obras mencionadas.Item Práticas de leitura no livro didático de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: uma análise no contexto de uma escola da zona rural de Palmas-TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Edsom RogérioA presente tese, Práticas de leitura no livro didático de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: uma análise no contexto de uma escola da zona rural de Palmas-TO, desenvolvida no programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT, na linha de pesquisa Ensino de literatura e letramento literário, aborda a importância da escola para a formação de leitores e o papel do livro didático nesse processo. Como objetivo geral, a pesquisa analisou de que maneira a leitura é abordada em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa, utilizados nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola rural do município de Palmas-TO, verificando se os livros da coleção promovem a formação crítica, estimulam o gosto pela leitura e propiciam a formação de estudantes leitores. O estudo foi embasado em teorias sobre o ensino de leitura (Mortatti, 2019), letramento literário (Cosson, 2009; Soares, 2009; Rocco, 1992), formação do estudante leitor (Zilberman, 2010) e uso de materiais didáticos (Bittencourt, 2004), dentre outros, e os documentos norteadores para as práticas de leitura nas escolas brasileiras, sendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Brasil, 1996), Base Nacional Curricular Comum - BNCC (Brasil, 2018), Documento Curricular do Tocantins - DCT-TO para o Ensino Fundamental: Linguagens (Tocantins, 2019b), a Matriz de Avaliação – Sistema de Avaliação Educacional de Palmas-TO (Palmas, 2022) e o Projeto Político Pedagógico-PPP da ETI Marcos Freire (Palmas, 2023). A metodologia foi de caráter documental (Godoy, 1995), qualitativa (Gil, 2010; Denzin e Lincoln, 2006; Minayo, 1996), e exploratória (Roesch, 2011; Gil, 2011), por meio da técnica de análise de conteúdos de Bardin (2011), tendo como material de análise uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa. Como resultado, percebemos que a coleção oferece uma estrutura coerente e abrangente para o estudo da língua portuguesa. Já em relação à formação de estudantes leitores, foco de estudo da presente pesquisa, observamos que a coleção apresenta vários aspectos positivos para a formação do estudante leitor, dentre eles destacamos o trabalho com diferentes gêneros textuais e o multiletramento, visto que possibilitam a compreensão de que a leitura está presente e atua como elo facilitador em todos os aspectos da vida em sociedade, se apresentando de diversas formas e em múltiplos contextos. Contudo, a coleção apresenta alguns aspectos, discutidos ao longo do presente trabalho, que necessitam maior atenção, dentre eles destacamos a pouca atenção dada ao letramento literário e a quantidade excessiva de atividades relacionadas a um mesmo texto.Item Proposta interventiva para estudantes com defasagem na alfabetização e letramento por meio da literatura infantil(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Andreia Batista daPromulgada em 1988, a Constituição Federal (CF) assegura direitos fundamentais, incluindo direito à educação. No entanto, a realidade educacional no Brasil ainda apresenta desafios, como baixos índices de alfabetização e a dificuldade de muitos alunos em acompanhar o currículo escolar. Diante deste cenário, este estudo buscou analisar a defasagem na alfabetização e letramento de alunos, sobretudo no período pós-pandemia, com o intuito de propor uma reflexão sobre as razões que levaram alguns alunos a chegarem ao 5o ano do Ensino Fundamental I com o processo de alfabetização não consolidado. Mediante o contexto surge o seguinte questionamento: Como a utilização de Literatura Infantil pode contribuir para a superação das defasagens de aprendizagem e letramento em estudantes do Ensino Fundamental? Ancorado no contexto dos ciclos de aprendizagem da rede municipal de ensino de Araguaína-Tocantins, ensejamos apreender, ainda, acerca da formação do leitor literário mediante alfabetização e letramento, bem como apresentar algumas propostas interventivas ancoradas na Literatura Infantil a fim de promover a recomposição desses alunos. Sendo assim, o objetivo geral é apresentar proposta interventiva por meio da Literatura Infantil com o intuito de melhorar as habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam defasagem de aprendizagem. Tendo por objetivos específicos: identificar o nível atual de alfabetização e letramento dos estudantes; selecionar obras de literatura infantil apropriadas à faixa etária e contexto social; elaborar atividades e projetos de leitura e escrita interativas envolvendo literatura, bem como estimular a formação de hábitos de leitura. No conjunto dessas escolhas, priorizamos a pesquisa analítica de cunho propositivo por meio de uma metodologia qualitativa pautada no uso de referenciais bibliográficos. Para isso, foi feito uma análise da situação no período pós-pandemia da COVID-19, bem como um referencial bibliográfico sobre Literatura Infantil, alfabetização e letramento. Esse universo nos permitiu compreender a importância de propor sugestões didáticas que podem ser implementadas na prática com o intuito de promover mudanças positivas e impactantes no processo de recomposição de aprendizagem de alunos com defasagem de aprendizagem, trabalhando a Literatura Infantil para desenvolver a alfabetização e letramento. No decorrer do processo, constatamos a necessidade de transformação da prática pedagógica, com a inovação das aulas, com aplicação de projetos e o uso de recursos tecnológicos variados. Concluímos que as estratégias que utilizam a literatura infantil podem ser eficazes na resolução das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes de diversas formas, tais como: promover o interesse e motivação em leitura e escrita; o desenvolvimento de habilidades de compreensão; aprimoramento da escrita; a construção de vocabulário amplo e variado; a comunicação e o avanço no nível de leitura e letramento.Item (Re)leituras entre ensino de literatura e cinema: Formação docente e discente a partir do recurso audiovisual nas escolas públicas do Tocantins(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARROS, Cristiano AlvesO presente trabalho é a materialização de alguns estudos metodológicos e certas propostas práticas a partir das interações e especificidades sobre a relação entre literatura e cinema. No caso, aprofundamos tais diálogos e releituras a partir dessas artes e como esses objetos artístico textuais se contextualizam no ambiente e processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizamos aqui as leituras de autores como Barthes (2008), Benjamim (1994), Deleuze (1985), Jakobson (2007), Josef (2004), Stam (2008) e Yunes (2013), entre outros pesquisadores que tematizam sobre dados aspectos característicos e diferenciais entre as obras literárias e suas respectivas versões fílmicas. Além disso, buscamos também outros pressupostos teóricos que problematizam o uso do cinema dentro do contexto de ensino e escolarização em sala de aula. Neste caso, aqui referenciamos autores como Bergala (2008), Bernardet (2000), Napolitano (2003) e Silva (2007), que aprofundam e destacam o conteúdo audiovisual enquanto recurso didático e amplo sobre os mais diferentes temas e metodologias. Por fim, apresentamos também neste trabalho um detalhamento prático sobre algumas ações e projetos desenvolvidos a partir do tema, desde a elaboração de um curso formativo voltado para professores da rede pública de ensino até mesmo a proposta de oficinas e minicursos na escola e na Universidade juntamente com os alunos na cidade de Araguaína-TO. Neste caso, evidenciamos e detalhamos aqui a experiência e recepção por parte dos participantes durante o projeto de extensão, como também, as percepções após as atividades realizadas durante o ano de 2021 e 2022. Tais relatos e diálogos com alunos e professores foram de suma importância para a condução e novos direcionamentos da dita pesquisa no que tange sobre o tema. Sendo assim, esperamos com esse trabalho contribuir significativamente na formação prática de discentes e docentes que utilizam dos recursos audiovisuais em sala de aula, como também, articular e ampliar novas leituras a partir da relação entre literatura e cinema em sala de aula na contemporaneidade.