Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLLIT

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O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Câmpus de Araguaína — nota “5” na Avaliação Quadrienal Capes 2017 – 2020 —, tem fundamental importância na formação e qualificação de professores e pesquisadores do ensino superior no Norte/Nordeste do Brasil. O programa oferece cursos de mestrado e doutorado em uma única área de concentração: “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, organizada em quatro linhas de pesquisa: Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação; Ensino de literatura e letramento literário; Práticas discursivas em contextos de formação; Linguística aplicada a contextos de formação.

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    Conceitos axiológicos mobilizados em atividades de leitura interacionista e dialógica por professores da educação básica
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SOUZA, André Felipe Pereira de
    A presente tese tematiza a leitura e o ensino de língua em perspectivas interacionista e dialógica, no contexto de formação continuada de professores dos anos finais da rede municipal de Mãe do Rio-PA. A pergunta norteadora do estudo é: como os professores do 9º ano da rede municipal de Mãe do Rio, nordeste paraense, compreendem os níveis de percepção axiológica, a partir das relações dialógicas instauradas no percurso de formação continuada docente, voltados à prática de leitura? O objetivo geral é compreender como os conceitos axiológicos se configuram em atividades de leitura valorada, enquanto manifestação social do complexo mundo da linguagem, de modo a ampliar a consciência socio-histórica e ideológica de professoras em contexto de formação continuada. Situada no campo da Linguística Aplicada, enquadramos a pesquisa como um estudo qualitativo-interpretativista de caráter etnográfico-colaborativo. Além disso, para o aporte teórico, recorremos aos pressupostos do Dialogismo do Círculo de Bakhtin, bem como aos estudos interacionistas e da Linguística de Texto. Os dados gerados resultaram predominantemente do curso de formação organizado a partir de vivências efetivas de Leitura Valorada, pois as participantes foram inseridas em reflexões teórico-metodológicas para a produção de atividades de leitura, a refletir sobre os sentidos e os valores sociais oriundos dessa prática de linguagem. No decurso analítico, no primeiro ciclo de formação, as docentes fizeram uma incursão teórica sobre os pressupostos das teorias em estudo; no segundo e terceiro ciclos, as docentes analisaram algumas propostas de atividades de leitura sob o viés textual e discursivo, na sequência, produziram colaborativamente as atividades de leitura. À medida que os dados foram gerados, deliberamos a organização do conjunto de achados para atender o objetivo pleiteado, seguimos os recortes analíticos e, por meio das atividades produzidas foram caracterizadas as compreensões axiológicas presentes nas atividades produzidas. Os resultados indicam o compromisso metodológico das professoras na implementação dialógica nas atividades de leitura. No primeiro ciclo do curso, apesar das dificuldades de compreensão teórica, as professoras participaram ativamente, a perceber o potencial das atividades em perspectiva dialógica, sobretudo, pela necessidade de ampliar as habilidades de leitura para a análise dos recursos expressivos interligados ao contexto extraverbal que o conecta. No segundo ciclo, durante a elaboração colaborativa das atividades, percebemos que os conceitos axiológicos se manifestam na leitura valorada de enunciados concretos, configurando-se com material linguístico e não-verbal, a constituir possibilidades de compreensão mais amplas do processo enunciativo que se estrutura no momento da leitura dos gêneros discursivos em situação de ensino. Assim, defendemos a tese de que a abordagem da prática de leitura pelo viés interacionista e dialógico de linguagem permite compreensões valorativas no nível textual discursivo às docentes dos Anos Finais/EF, a instigar a ampliação da consciência socio histórica e ideológica das professoras-participantes, sendo refratada e refletiva nas escolhas teórico-metodológicas do fazer docente