Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLLIT

URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/81

O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Câmpus de Araguaína — nota “5” na Avaliação Quadrienal Capes 2017 – 2020 —, tem fundamental importância na formação e qualificação de professores e pesquisadores do ensino superior no Norte/Nordeste do Brasil. O programa oferece cursos de mestrado e doutorado em uma única área de concentração: “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, organizada em quatro linhas de pesquisa: Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação; Ensino de literatura e letramento literário; Práticas discursivas em contextos de formação; Linguística aplicada a contextos de formação.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 28
  • Item
    As políticas públicas para a educação escolar indígena no estado do Tocantins no período de 2019 a 2022.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) MUNDOCO, Rosileia de Oliveira.
    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa acerca das políticas públicas para a Educação Escolar Indígena no estado do Tocantins, desenvolvida dentro da Linha de Pesquisa “Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação”, abrangendo a educação escolar bilíngue e intercultural. O objetivo foi analisar as políticas públicas aplicadas à Educação Escolar Indígena (EEI), no estado do Tocantins, no recorte temporal que compreende os anos de 2019 a 2022, no intuito de detectar se houve regressão, preservação ou aumento da aplicação destas ações no período citado. A pesquisa apresenta as seguintes questões- problema: as Políticas Públicas para a oferta da EEI têm sido respeitadas e praticadas no estado do Tocantins, à luz da legislação educacional vigente? Houve uma manutenção, aumento ou recuo dessas políticas durante o período estudado? Como instrumento de coleta de dados, nesta pesquisa social (Cervo; Bervian; 1996) optou- se pela análise documental (Gil, 2002), considerando-se que utilizar como fonte de dados apenas documentos, como, por exemplo, o Plano Plurianual (2019 a 2022), se mostrou a opção mais segura e adequada, no contexto em que a pesquisa foi desenvolvida. A abordagem foi do tipo qualitativa (Minayo, 2002), ancorando-se, também, em pesquisas bibliográficas (Gil, 2002) para embasar os dados e análises aqui discutidos. Por fim, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). O aparato teórico trata da evolução histórica da EEI em nosso país, bem como das etnias indígenas do estado do Tocantins e o embasamento legal para a oferta da Educação Escolar Indígena. As bases teóricas que fundamentam nossa pesquisa se ancoram em Kahn (1994); Almeida (1997); Freire (2002); Cavalcante (2003); Lima e Hoffmann (2004); Gonçalves (2005); Luciano-Baniwa (2006); Parente (2006); Girotto (2007); Grupioni (2009); Bardin (2011), entre outros. Foi possível perceber que a EEI tem sido tratada com seriedade no estado, e que mesmo sofrendo os impactos da Pandemia da COVID-19 e outros reveses, como o conturbado momento político em âmbitos estadual e federal, conseguiu-se manter em funcionamento e apresentou uma tímida ascensão das ações programadas para a EEI.
  • Item
    Divisão interna Apinayé e Krahô: relações entre línguas, territórios e culturas.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) LEVORATO, Danielle Mastelari.
    Nesta tese, desenvolvemos um estudo qualitativo, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica e análise documental. A pesquisa de campo incluiu entrevistas semiestruturadas realizadas em turnos conversacionais com indígenas dos povos Apinayé e Krahô. A hipótese central é que as divisões internas desses povos, manifestadas pela criação de várias aldeias em seus territórios, resultam em modificações linguísticas e culturais. O objetivo principal é analisar se essas divisões internas podem gerar processos de transformação nas línguas e culturas dos Apinayé e Krahô. Os objetivos específicos são: a) identificar as razões pelas quais os povos Apinayé e Krahô se dividiram internamente; b) compreender a função dessas divisões nas dinâmicas linguísticas e culturais desses povos; e c) verificar se os Apinayé e Krahô consideram que suas línguas e culturas estão em risco devido a essas divisões. Para isso, examinamos a localização dos territórios indígenas Apinayé e Krahô, os aspectos socio- históricos e culturais relacionados aos processos de demarcação territorial, e as questões que levam esses povos a se dividirem internamente. A criação de novas aldeias ao longo dos territórios é motivada tanto pela necessidade de proteção, quanto pela busca por novos recursos naturais, o que gera consequências que podem alterar suas línguas e culturas. Refletimos sobre como esse processo de fragmentação afeta a estrutura linguística e cultural dos Apinayé e Krahô. Também comparamos as aldeias atuais com as que existiam antes da intensificação desse fenômeno, além de apresentar dados demográficos que mostram o crescimento e o decréscimo populacional de ambos os povos. Como resultado, o estudo proporcionou um entendimento mais profundo sobre as motivações por trás dessas divisões internas e seus impactos, ou a ausência deles, nas línguas, territórios e culturas dos Apinayé e Krahô.
  • Item
    Do messianismo falido ao individualismo demissionário: leitura, escrita e constituição dos sujeitos leitor e escritor na ficção de Moacyr Scliar e Cristóvão Tezza.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) FREITAS, José Carlos de.
    Esta tese vincula crítica literária e filosofia, refletindo sobre o messianismo utópico falido e o individualismo demissionário em personagens-leitores e personagens-escritores constantes nos romances de Moacyr Scliar e Cristovão Tezza. Ela identifica nos personagens de Scliar o messianismo utópico, estes levados à desistência ou à loucura, prestando-se ao riso e à zombaria, numa forma irônica, por parte de seu autor, de fazer constar as utopias como discursos falidos, mas não menos necessários para quem busca um outro mundo possível, através da revolução do mundo presente. Identifica igualmente nos personagens de Tezza o individualismo demissionário, reduzidos à indiferença, à desesperança, ao cinismo, à misantropia e à inércia em relação ao engajamento nas causas sociais. Para tanto, a pesquisa se pautou por recobrir o papel que o leitor tem diante de livros que lê e o papel do escritor diante dos textos que escreve ou quer escrever, ambos dentro das coordenadas circunstanciais de sua vida privada e pública. De Scliar, foram tomados sobretudo os romances Eu vos abraço, milhões, O exército de um homem só, A majestade do Xingu, A mulher que escreveu a bíblia, O centauro no jardim, Mês de cães danados, Manual da paixão solitára, Os vendilhões do templo, Os voluntáriios, A festa no castelo. De Tezza, a atenção se volta principalmente para os romances Trapo, O professor, A suavidade do vento, O fantasma da infância, Juliano Pavollini, A tensão superficial do tempo, A tradutora, Beatriz e o poeta, Aventuras provisórias, Um erro emocional,O filho eterno. Sendo uma tentativa de compreensão dos atos da leitura e da escrita que busca exemplos em personagens fictícios, ela convocou o apoio dos teóricos da Literatura, como George Steiner, Tzvetan Todorov, Émile Faguet, Vincent Jouve, Julien Benda, Isaiah Berlin, Terry Eagleton, Ricardo Piglia, Michele Petit, Ayn Rand, Regina Zilberman, Umberto Eco, Wolgang Iser, Octavio Paz, Roland Barthes, entre outros; e, em filósofos, como Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Michel Foucault, Judith Butler, Immanuel Kant, Karl Marx, Michael Löwy, Hannah Arendt, Fredric Jameson, Ernst Bloch, Theodor Adorno, Paul Ricoeur, Roger Scruton, Emil Cioran, Michela Murgia, Donatela Di Cesare, Enzo Traverso, entre outros. A confluência de teóricos da Literatura com os pensadores da Filosofia serve para mostrar os procedimentos de efetivação das teorias utópicas e as crises das utopias a partir de seus resultados e como isto tem servido de álibi para a desistência de engajamentos e para novos levantes de detratores das mesmas. Esta tese também pondera sobre o surgimento do fascismo nas sociedades contemporâneas nas diversas nações do planeta e acredita que a Literatura se apresenta como uma leitura antecipada dos tempos sombrios.
  • Item
    Cartografia existencial do educador eguimar felício chaveiro: intersecções entre literatura e geografia.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Weigma Michely da.
    A presente tese analisa as narrativas que compõem a trajetória de vida, formação e atuação profissional do educador Eguimar Felício Chaveiro, tomando-as como chave para compreender a articulação entre experiência subjetiva, engajamento político e inovação pedagógica. Para isso, estabelece-se quatro objetivos específicos: (a) compreender, nas narrativas, a história de vida de Chaveiro como referência para a análise de suas experiências formativas; (b) analisar como ele utiliza a literatura para desenvolver pesquisas e práticas de ensino na área da geografia humana; (c) investigar, no discurso, os movimentos do sujeito em sua trajetória docente, intelectual e política; e (d) identificar regularidades temáticas e de estilo em suas produções literárias. A justificativa para este estudo assenta-se na necessidade de reconhecer e valorizar as múltiplas experiências que integram a trajetória de educadores, tomando a vida narrada como um campo legítimo de análise acadêmica e formativa. Parte-se da convicção de que investigar o processo formativo de um professor permite compreender dimensões constitutivas da docência, como a subjetividade, o engajamento político e o caráter interdisciplinar da produção do conhecimento. Como fundamentação teórico-metodológica, mobiliza-se estudos centrados na história de vida, em especial Experiência de Vida e Formação (Josso, 2004) e Uma ponte ao mundo: Cartografias Existenciais de pessoas com deficiência (Chaveiro; Vasconcelos, 2018). Técnicas da história oral, ancorada em A Voz do Passado (Thompson, 2002) são adotadas para a geração dos dados, enquanto a análise se subsidia pelas teorias do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011 [1979]; 2016 [1895-1975]; Volóchinov, 2019 [1895-1936]; 2021 [1895-1936]). O corpus é composto por entrevistas, bilhetes poéticos, crônicas, textos avulsos e cartas, sendo analisado a partir de uma abordagem qualitativa que privilegia os enunciados, as categorias temáticas e os processos de construção narrativa da subjetividade. Parte-se da premissa de que a trajetória narrada por Chaveiro consagra a docência como prática responsiva e interdisciplinar, erigindo-a em gesto ético-estético de endereçamento ao outro. Potencializado pelo entrelaçamento entre geografia e literatura, seu conjunto escritural (autobiográfico, literário e epistolar) constitui espaço de escuta e reflexão crítica, ampliando o engajamento social e político mediante o diálogo entre vozes e tempos diversos. Os resultados revelam: (1) quatro núcleos temáticos recorrentes - território, memória, resistência e afeto - que atravessam docência e militância do autor; (2) a escrita epistolar e a crônica, situadas no “rés- do-chão” da experiência cotidiana, configuram recursos de formação continuada e mobilização comunitária; (3) a convergência entre geografia e literatura amplia recursos heurísticos para a leitura crítica do espaço, estimulando práticas pedagógicas dialógicas e inclusivas; e (4) a autorrepresentação docente sustenta uma ética da responsividade, ancorada na escuta do outro e na ação coletiva. Conclui-se que a história de vida, quando tomada como método de investigação e formação, torna-se ferramenta potente para problematizar subjetividades docentes e propor caminhos interdisciplinares à pesquisa em Geografia Humana e Literatura.
  • Item
    A literatura de testemunho no Ensino Médio: perspectivas para o letramento literário do aluno e formação do leitor.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) PEDROSA, Gláucia Peixoto.
    A presente dissertação possui como objetivo geral contribuir para o Letramento literário, por meio da Literatura de Testemunho, visando à formação de um leitor crítico, ético, capaz de reconhecer e posicionar-se frente aos discursos de ódio. O estudo teve como foco a inserção da Literatura de Testemunho, em sala de aula do ensino médio, através da leitura do livro O Diário de Anne Frank. Sendo orientado pelos pressupostos teóricos do Letramento Literário, aplicados conforme a metodologia dos círculos de leitura em sala de aula, apontados por Cosson (2023). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Araguaína, região norte do Tocantins, entre novembro e dezembro de 2023 e contempla o Campo Artístico da BNCC. Os estudos foram operacionalizados segundo os pressupostos da pesquisa- ação, de natureza qualitativa, e embasam-se nas contribuições teóricas de Seligmann-Silva (2002, 2003, 2008, 2022), Marco (2004), Ginzburg (2008), Cosson (2009), Paulino (2004), Soares (2007, 2009) Freire (1987, 1989, 1997), Zilberman (2008), além dos direcionamentos oficiais da BNCC (Brasil, 2018), entre outras diretrizes. Nossos estudos indicaram que, em detrimento de sua gênese ambientada na representação de eventos reais, a Literatura de Testemunho possui eficácia no ensino de literatura, isso em práticas pedagógicas capazes de conectar o contexto de produção da obra às experiências pessoais e sociais dos discentes.
  • Item
    “Só abrindo um parêntese”: a digressão no conto de Machado de Assis.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTANA, Lukas Nascimento.
    Neste trabalho, realizou-se um estudo que demonstrou a ocorrência e o papel da digressão no conto machadiano, que é escrito, mas possui traços que o aproximam da oralidade. De modo específico, descreveu-se os tipos de digressões recorrentes no texto conversacional, caracterizou-se o conto como um gênero discursivo e literário e identificou-se as ocorrências de digressão no conto machadiano e os sentidos delas oriundos. Para tanto, partiu-se da seguinte pergunta-problema: Como os diferentes tipos de digressão, elemento do texto conversacional, manifestam-se no conto (texto escrito) de Machado de Assis, não perdendo de vista os seus efeitos na estrutura do gênero discursivo-literário em questão? À vista disso, foi analisado, particularmente, o conto “Fulano”. Para fundamentar esta análise, foram apresentadas as principais estratégias de organização do texto falado, tomando como ponto de partida o tópico discursivo, elemento básico da conversação que se refere à organização hierárquica e linear daquilo sobre o que se fala, e a digressão, fenômeno que, apesar de não ser considerado elemento básico da conversação, insere-se na estruturação tópica dos textos falados. Tudo isso foi embasado em conceitos discutidos pela Linguística de Texto, a partir de Koch (2009) e Koch e Elias (2023); pelo Dialogismo, partindo de Bakhtin (1997;2016) com a concepção de gêneros do discurso; pela Análise da Conversação, a partir de Marcuschi (2003), Fávero, Andrade e Aquino (2005), Jubran et al. (2002), entre outros. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, considerada como um modelo de investigação que permite analisar e compreender um objeto em sua especificidade e profundidade, considerando toda a complexidade que o envolve; e também bibliográfica, pois se pretende aprimorar o conhecimento por meio da investigação de obras já publicadas. Ao final, demonstrou- se que a digressão, um aspecto da oralidade, também ocorre em textos escritos sem lhes prejudicar o sentido, mas, ao contrário, acrescentando-lhes novos sentidos por vezes não esperados, como ocorre no conto machadiano.
  • Item
    A Guerrilha do Araguaia e as marcas da resistência na Literatura: discussões e letramento literário para a formação de leitor no Ensino Fundamental II.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) COLARES, Maria Sueneide da Silva
    Esta dissertação possui como objeto as práticas de letramento literário e formação de leitor, a partir da teoria do testemunho com alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales do Município de Araguaína -TO. Trabalhamos com a temática da Guerrilha do Araguaia (1972-1975), ocorrida durante o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e os livros que versam sobre o evento político ocorrido. A partir do exposto, possuímos como objetivo principal examinar como a literatura de teor testemunhal, materializada nas obras Contos da Guerra do Araguaia, de (Silva; Ramos JR, 2023) e história em quadrinho Doutor Araguaia: A história de João Carlos Haas Sobrinho, de (Moreira; Kolbe, 2023), por meio do letramento literário, contribuem para a formação do leitor e no desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes diante das realidades que os rodeiam, além de favorecer para o não apagamento da memória histórica de um período em que a democracia e a liberdade foram intoleráveis pelo autoritarismo durante o período ditatorial. A pesquisa fundamenta-se nos marcos teóricos da teoria do testemunho (Seligmann-Silva, 2010, 2023; Figueiredo, 2020, 2022), assim como do Letramento Literário e da Formação de Leitor (Cosson, 2021, 2022, 2023; Soares, 2016, 2017). Na metodologia utilizamos a pesquisa-ação de (Thiollent, 1986), realizadas através de estratégias metodológicas de pesquisa social por tratar-se de ação concreta de intervenção entre o pesquisador e o grupo de alunos participantes. Os resultados almejados são que os estudantes possam compreender os objetivos propostos a partir das leituras e das produções textuais, por meio de contos e quadrinhos, de modo que possam usar a criticidade na reconstituição histórica, ressignificando o negacionismo e silenciamento referente a Guerrilha do Araguaia.
  • Item
    Uma análise do atendimento educacional a alunos imigrantes venezuelanos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) CRUZ, Lisbeth Cabral Barbosa
    Esta dissertação tem como objetivo examinar o acolhimento e a integração dos alunos imigrantes venezuelanos na escola pública municipal de Araguaína – Tocantins, identificando desafios e estratégias pedagógicas utilizados para facilitar a inclusão e o sucesso acadêmico. A pesquisa foi bibliográfica e de campo e adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, proporcionando uma compreensão detalhada das experiências dos participantes no ambiente escolar. O público-alvo incluiu professores e coordenadores das séries iniciais do Ensino Fundamental, diretamente envolvidos com os alunos imigrantes. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados como observação participante, análise documental e aplicação de questionário semiestruturado com perguntas fechadas. A coleta de dados ocorreu ao longo de sete meses, de setembro de 2023 a março de 2024. Os resultados indicaram que, embora a escola tenha desenvolvido diversas estratégias para integrar os alunos venezuelanos, ainda enfrenta desafios significativos relacionados a barreiras linguísticas, adaptação cultural e recursos pedagógicos limitados. Os professores desempenham um papel essencial na implementação de práticas inclusivas, mas necessitam de mais apoio e formação específica. Os coordenadores pedagógicos destacaram a importância de políticas educacionais mais robustas e maior colaboração entre a escola e as famílias dos alunos imigrantes. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há um compromisso significativo da escola em promover a inclusão e o sucesso acadêmico dos alunos imigrantes venezuelanos. As discussões incluem programas de formação continuada para professores, desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues e iniciativas que fortaleçam a relação escola-comunidade. Este estudo contribui para a compreensão das práticas e desafios da educação inclusiva em contextos de migração, oferecendo insights valiosos para a melhoria das políticas e práticas educacionais.
  • Item
    A presença das Marcas de Oralidade e os Elementos Composicionais nas Histórias em Quadrinhos para construção de sentidos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ERREIRA, Leane da Silva
    Neste trabalho, objetiva-se analisar como se constitui o gênero textual história em quadrinhos (HQ) que, apesar de ser um texto escrito, possui marcas de oralidade, como se simulasse uma conversação cotidiana. Além disso, a pesquisa se dedica também à identificação e à análise de outros aspectos composicionais específicos desse gênero, que extrapolam o que convencionamos chamar de uso linguístico, como o emprego de requadros, balões e outras diferentes imagens que, nos quadrinhos, exigem a atenção do leitor em busca do sentido. O presente trabalho fundamenta-se nas teorias da Análise da Conversação e da Linguística Textual e, além disso, também dialoga com teóricos que se debruçam especificamente ao estudo do gênero histórias em quadrinhos. Para isso, propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como característica principal o foco na compreensão, no contexto e na subjetividade. Em busca de alcançar o objetivo proposto, o corpus de análise selecionado contém três diferentes histórias em quadrinhos. A primeira é mais tradicional e antiga no cenário brasileiro, o Zé Carioca; a segunda é uma adaptação de texto literário, Os Miseráveis; e a terceira, representa os super-heróis, O Homem Aranha. Por fim, apresentam-se os resultados que apontam que os elementos constitutivos das HQs, dentre eles a simulação de oralidade, inferem sentidos à narrativa e, portanto, precisam ser percebidos pelos leitores para uma maior experiência na construção de sentidos.
  • Item
    Proposta interventiva para estudantes com defasagem na alfabetização e letramento por meio da literatura infantil
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Andreia Batista da
    Promulgada em 1988, a Constituição Federal (CF) assegura direitos fundamentais, incluindo direito à educação. No entanto, a realidade educacional no Brasil ainda apresenta desafios, como baixos índices de alfabetização e a dificuldade de muitos alunos em acompanhar o currículo escolar. Diante deste cenário, este estudo buscou analisar a defasagem na alfabetização e letramento de alunos, sobretudo no período pós-pandemia, com o intuito de propor uma reflexão sobre as razões que levaram alguns alunos a chegarem ao 5o ano do Ensino Fundamental I com o processo de alfabetização não consolidado. Mediante o contexto surge o seguinte questionamento: Como a utilização de Literatura Infantil pode contribuir para a superação das defasagens de aprendizagem e letramento em estudantes do Ensino Fundamental? Ancorado no contexto dos ciclos de aprendizagem da rede municipal de ensino de Araguaína-Tocantins, ensejamos apreender, ainda, acerca da formação do leitor literário mediante alfabetização e letramento, bem como apresentar algumas propostas interventivas ancoradas na Literatura Infantil a fim de promover a recomposição desses alunos. Sendo assim, o objetivo geral é apresentar proposta interventiva por meio da Literatura Infantil com o intuito de melhorar as habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam defasagem de aprendizagem. Tendo por objetivos específicos: identificar o nível atual de alfabetização e letramento dos estudantes; selecionar obras de literatura infantil apropriadas à faixa etária e contexto social; elaborar atividades e projetos de leitura e escrita interativas envolvendo literatura, bem como estimular a formação de hábitos de leitura. No conjunto dessas escolhas, priorizamos a pesquisa analítica de cunho propositivo por meio de uma metodologia qualitativa pautada no uso de referenciais bibliográficos. Para isso, foi feito uma análise da situação no período pós-pandemia da COVID-19, bem como um referencial bibliográfico sobre Literatura Infantil, alfabetização e letramento. Esse universo nos permitiu compreender a importância de propor sugestões didáticas que podem ser implementadas na prática com o intuito de promover mudanças positivas e impactantes no processo de recomposição de aprendizagem de alunos com defasagem de aprendizagem, trabalhando a Literatura Infantil para desenvolver a alfabetização e letramento. No decorrer do processo, constatamos a necessidade de transformação da prática pedagógica, com a inovação das aulas, com aplicação de projetos e o uso de recursos tecnológicos variados. Concluímos que as estratégias que utilizam a literatura infantil podem ser eficazes na resolução das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes de diversas formas, tais como: promover o interesse e motivação em leitura e escrita; o desenvolvimento de habilidades de compreensão; aprimoramento da escrita; a construção de vocabulário amplo e variado; a comunicação e o avanço no nível de leitura e letramento.