Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLLIT

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O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Câmpus de Araguaína — nota “5” na Avaliação Quadrienal Capes 2017 – 2020 —, tem fundamental importância na formação e qualificação de professores e pesquisadores do ensino superior no Norte/Nordeste do Brasil. O programa oferece cursos de mestrado e doutorado em uma única área de concentração: “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, organizada em quatro linhas de pesquisa: Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação; Ensino de literatura e letramento literário; Práticas discursivas em contextos de formação; Linguística aplicada a contextos de formação.

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    Educação-cartografia
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) COSTA, Priscila Venâncio
    O objetivo desse estudo foi encontrar, nos escritos filosóficos de Gilles Deleuze, de Félix Guattari e de Gilbert Simondon, caminhos para vivenciar a cartografia como prática pedagógica para uma experimentação transdutiva nos processos de alfabetização e letramento. Para sua materialização, além da realização de estudos coletivos entre acadêmicos e professores da Universidade Federal do Norte do Tocantins e professores da educação básica, também foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Maria da Conceição Costa Luz, situada em Araguaína- TO. A metodologia adotada foi a cartografia social, oriunda dos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, sendo que o principal suporte teórico utilizado para fundamentação metodológica foi o livro Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade, um compilado de artigos e estudos organizados por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. A proposta sugere caminhos para repensar a alfabetização e o letramento sob uma ótica desterritorializada(ante) das práticas e discursos voltados para uma concepção representativa da língua escrita, especialmente daqueles mobilizados por intermédio das lógicas clássicas de raciocínio: dedução e indução. O estudo culminou na elaboração de pistas teóricas que apontam não para um método definido e aplicável às ensinanças linguísticas, mas para a necessidade de perceber a virtualidade da epistemologia transdutiva e permiti-la como possibilidade através das práticas de escrileituras.