Biblioteca Digital de Monografias de graduação

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/16

A BDM é uma biblioteca específica dentro do sistema Dspace para abrigar a produção acadêmica da universidade na perspectiva da graduação. Os trabalhos aqui depositados encontram-se de acordo com as normas da ABNT de apresentação, bem como atendem os requisitos regulamentados para disseminação. O depósito desta publicação é obrigatório.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Nietzsche e a educação: críticas e contribuições
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-12) Guimarães Filho, Rubem Alves
    O presente trabalho explora a vida e a obra de Friedrich Wilhelm Nietzsche, um filósofo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX que abalou os alicerces da moralidade, bem como suas críticas e contribuições para a educação. O estudo começa com uma análise detalhada da vida de Nietzsche, desde seu nascimento na Saxônia em 1844 até sua carreira como professor de filologia em Basileia. O estudo destaca a influência de figuras como Schopenhauer e Wagner em seu pensamento, bem como suas críticas à tragédia grega e ao racionalismo socrático. O estudo também discute a distinção de Nietzsche entre apolonianismo e dionisianismo, e como essa distinção se reflete em suas opiniões sobre a Grécia antiga. Concluir com uma discussão sobre a crítica da educação de Nietzsche e como suas ideias pro para a pedagogia moderna e contemporânea.
  • Item
    A educação na prisão no Brasil: um panorama geral do Estado da Arte
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-10) Macedo, Luana Miranda
    Apesar da prisão em si ser uma temática que envolve muitas áreas de conhecimento e possuir uma vasta produção de trabalhos acadêmicos a seu respeito, quando associada à educação essa produção se torna bem mais recente e menor. Nesse contexto, o problema que orientou essa pesquisa foi: qual a situação do conhecimento acadêmico e científico produzido até então em relação à Educação na prisão no Brasil e, de maneira geral, o que ele comunica? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte. Foram utilizadas as plataformas BDTD e CAPES para o levantamento das teses e dissertações sobre a temática. Após o processo de filtragem, o corpus da pesquisa constitui-se de 552 trabalhos acadêmicos. Apesar do quantitativo de trabalhos acadêmicos poder ser considerado pequeno se comparado a outras áreas e subáreas do conhecimento mais consolidadas, têm expressão para trazer alguns primeiros indicativos do que tem sido produzido em âmbito acadêmico. Foram feitas análises comparativas entre as plataformas de busca; o envolvimento de diferentes Instituições de Ensino Superior; bem como seus Programas de Pós- graduação, na produção de conhecimento nesta temática; o tipo de trabalho acadêmico produzido (se tese ou dissertação); o ano da defesa e publicação e a distribuição desses trabalhos pelas regiões e estados brasileiros.Foi possível evidenciar que é crescente a produção de conhecimento acadêmico relacionado à educação em prisões, apesar dela estar mal distribuída geograficamente pelo território brasileiro, espelhando a desigualdade do sistema de ensino e formação acadêmica que existe no Brasil. Ainda há diversas lacunas e muito por se avançar, inclusive para que tais conhecimentos possam orientar a elaboração e avaliação das políticas públicas. No entanto, o aumento na produção indica uma abertura e interesse, ainda que incipiente, para a temática e, consequentemente, para a sua recepção social. Há que se destacar também o quanto os trabalhos sobre a educação nas prisões, ainda que concentrados majoritariamente em programas de pós-graduação em Educação, extravasam para outras áreas de conhecimento, exigindo um olhar interdisciplinar para a temática.
Os trabalhos aqui depositados possuem termo de publicização assinado pelo autor.