Biblioteca Digital de Monografias de graduação

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/16

A BDM é uma biblioteca específica dentro do sistema Dspace para abrigar a produção acadêmica da universidade na perspectiva da graduação. Os trabalhos aqui depositados encontram-se de acordo com as normas da ABNT de apresentação, bem como atendem os requisitos regulamentados para disseminação. O depósito desta publicação é obrigatório.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Modos de viver: as práticas e os saberes da gente ribeirinha do assentamento Vitória Régia, Aragominas - TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ATAÍDES, Suzana Silva Spíndola de
    Este estudo objetivou a troca dialógica com uma comunidade ribeirinha do norte do Tocantins. O assentamento Vitória Régia fica localizado às margens do Rio Araguaia e se caracteriza pela presença de um modo de viver específico apoiado em uma economia moral, nos moldes, guardadas as devidas especificidades, no que concerne a tempo e espaço, problematizado por Thompson, 1998. Utilizamos a História Oral como base para nossa metodologia, além de uma abordagem exploratória, que consiste em um trabalho de investigação na região escolhida, associada à Pesquisa Participante. Dessa forma, uma cultura e um modo de viver específico são identificados pelo compartilhamento de um mapa conceitual semelhante entre os sujeitos que vivenciam suas experiências a partir de valores compartilhados, atribuindo sentido a sua realidade. Assim também, a memória e a oralidade atuam cotidianamente nesse processo, produzindo uma discussão sobre a socialização dos saberes que ocorre nos variados espaços que são compartilhados pelas pessoas da comunidade, utilizando recursos da memória individual e coletiva.
  • Item
    A história do curso de pedagogia do CEHS de Tocantinópolis rememorada através das placas de formaturas dos anos de 1994 a 2018
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-26) Araujo, Aline Souza De
    O curso de Pedagogia no Brasil tem uma longa história contribuindo para a formação de professores e profissionais da educação que atuem nas escolas de forma crítica e humanizada. O curso de Pedagogia do Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Tocantinópolis, não poderia ser diferente, de modo que, ao longo de seus trinta e três anos já formou mais de mil pedagogos que atuam nas escolas e em outras áreas, o que pode ser comprovados através das Placas de Formaturas que se encontram anexadas nos corredores do Bloco de aulas de aula da Unidade Centro. O objetivo central deste trabalho foi o de rememorar a história do curso de Pedagogia e mapear o número de formados no espaço temporal de 1994, ano de conclusão da primeira turma, até 2018, ano da última Placa de formatura encontrada. Além disso, a pesquisa procurou demonstrar a necessidade de salvaguardar estes dados como importantes registros para a preservação da memória coletiva da história do curso de Pedagogia e do Campus de Tocantinópolis como formadores de profissionais da educação. Para isso, a metodologia de pesquisa utilizadas foi, pesquisa bibliográfica, sobre a história do curso de pedagogia no Brasil e em Tocantinópolis; realizamos também uma pesquisa documental, através da leitura iconográfica das placas de formatura e de outros documentos oficiais para o levantamento dos formados em Pedagogia pelo CEHS de Tocantinópolis. O referencial teórico teve como base autores como: Cambi (1999), Azevedo (1932), Le Gof (2013), Silva (2018) e Gallo (2013), dentre outros.
Os trabalhos aqui depositados possuem termo de publicização assinado pelo autor.