Centro de Educação, Humanidades e Saúde - CEHS
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Resultados da Pesquisa
Item Esboço de autoanálise – possibilidades e desafios de inclusão para um estudante PCD no ensino superior(2025-09-22) Lima, Velder CostaEste trabalho apresenta uma análise autobiográfica da vivência de uma pessoa com deficiência intelectual no ambiente universitário, explorando os desafios de acesso, permanência e reconhecimento no ensino superior. Essa tarefa é realizada à medida que é desenvolvido o objetivo geral de pesquisa do autor, que observa como ao longo da história de vida acadêmica, em estratégias de defesa e afirmação pessoal, como ele ocultou ou mobilizou a deficiência intellectual. A ferramenta metodológica utilizada é a autoanálise biográfica (Bourdieu). A narrativa em primeira pessoa é articulada com conceitos teóricos como encobrimento (Goffman), capital cultural e habitus (Bourdieu), permitindo compreender como as barreiras acadêmicas vão além das questões físicas, alcançando dimensões simbólicas e sociais. A reflexão propõe repensar as práticas e políticas institucionais, defendendo uma inclusão que seja efetiva e respeite as singularidades de cada estudante. A escrita assume também um caráter político e de autoafirmação, buscando inspirar e sensibilizar para a construção de uma universidade verdadeiramente plural e acessível.Item A inclusão de estudantes da comunidade LGBTQIAPN+ nas aulas de Educação Física(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-09-22) Oliveira, Mariana Moreira DiasO objetivo geral deste estudo foi investigar se há Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sobre a inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ na Educação Física Escolar desenvolvidos nos cursos de Educação Física do Estado do Tocantins. Utilizou-se pesquisa bibliográfica com levantamento em repositórios de Instituições de Educação Superior, públicas e privadas, que ofertam cursos presenciais de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Foram recolhidos 10 (dez) publicações, sendo nove TCCs e uma Dissertação que versavam sobre gênero e Educação Física. As pesquisas demonstram a existência de práticas pedagógicas sexistas nas aulas de Educação Física: os esportes são associados aos meninos e a dança às meninas; que o tema gênero e sexualidade é pouco abordado nos cursos de formação de professores e nas aulas de Educação Física na Educação Básica; que há poucos estudos sobre a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+, evidenciando a necessidade de estudos e de uma abordagem pedagógica mais inclusiva. Conclui-se que os estudos sobre o tema são limitados e demanda-se mais pesquisas e práticas que promovam equidade e diversidade no ambiente escolar.Item Narrativa autobiográfica de um graduando surdo do curso de educação física: reflexões sobre a formação para a docência na perspectiva inclusiva(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-12) Conceição, Eduardo Pereira da e Sousa, Alice Barroso deA inclusão é um dos temas que são mais estudados na Formação de professores, mas nem sempre o acesso ao conhecimento acontece de forma efetiva, principalmente quando se trata de estudantes surdos que encontram dificuldades para que a acessibilidade aconteça. Assim, apresentamos como objetivo geral desta pesquisa discutir sobre as percepções, dificuldades e desafios de um estudante surdo ao ingressar na Universidade, além de demonstrar estas trajetórias, antes e durante a graduação no curso de Licenciatura em Educação Física e como objetivo específico buscaremos discutir sobre o processo de formação de professores de Educação Física para a atuação docente com estudantes surdos no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo é uma pesquisa qualitativa que utilizou a metodologia da narrativa autobiográfica sobre a trajetória acadêmica de um graduando em Educação Física com deficiência auditiva. A coleta de informações aconteceu com a realização de uma entrevista semiestruturada e análise destas informações aconteceu com a análise de conteúdo por categorias temáticas. Como resultados, foram encontradas Família como referência para escolha da Educação; Desejo em trabalhar na Educação Física na Educação Básica; paixão pela EF; Acessibilidade da LIBRAS; Falta da acessibilidade a LIBRAS; Acessibilidade dentro do estágio ; Processo de formação profissional na prática docente.