Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT
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Item Orientações curriculares para a educação básica e os temas “meio ambiente” e “sustentabilidade”(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) AMORIM, Jhonatam DiasO presente estudo tem por escopo o exame crítico da inserção dos conceitos de sustentabilidade e meio ambiente nos Livros Didáticos (LD) adotados em instituições educacionais brasileiras no período de 2018 a 2020, à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelos Documentos Curriculares Nacionais (DCN) e pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa objetiva (a) apresentar elementos de orientações curriculares para o ensino de ciências da natureza na Educação Básica que contribuam para o ensino das temáticas “Meio Ambiente” e “Sustentabilidade”, e (b) analisar livros didáticos de Biologia com foco no ensino das temáticas “Educação Ambiental” e “Sustentabilidade”. O foco compreende uma análise pormenorizada das orientações curriculares destinadas ao ensino das ciências da natureza na Educação Básica, visando identificar os elementos que podem contribuir para o eficaz tratamento das temáticas “Meio Ambiente” e “Sustentabilidade” no contexto dos LD em questão. Os LD selecionados para escrutínio pertencem à coleção destinada ao componente curricular de Biologia, abrangendo as séries do ensino médio, sendo estes previamente aprovados pelo PNLD. No processo de análise, foram estabelecidos critérios específicos para avaliação dos LD, compreendendo a avaliação da relevância, profundidade, frequência, o emprego de elementos visuais, a relação entre a abordagem da sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a efetividade geral na abordagem das temáticas em foco. A relevância desta investigação reside na incontestável importância da preservação do meio ambiente e em sua intrínseca relação com a Educação Ambiental (EA). A pesquisa em questão também se debruça sobre os critérios eliminatórios utilizados na seleção dos LD e a organização dos mesmos em conformidade com os preceitos das leis educacionais vigentes no Brasil. Os resultados revelaram deficiências e inadequações substanciais nos LD examinados, que, de maneira geral, se mostraram carentes de uma análise crítica aprofundada das temáticas em pauta, especialmente em relação à sua conexão com os ODS. Tais obras tendem a adotar uma concepção utilitarista e antropocêntrica da natureza, relegando a um plano secundário a dimensão ambiental em prol de perspectivas utilitárias. Em síntese, os achados desta pesquisa evidenciam a necessidade premente de aprimoramento da abordagem da Educação Ambiental e da sustentabilidade na Educação Formal, com vistas à promoção de uma prática pedagógica reflexiva e crítica. Tal abordagem visa, em última instância, empoderar os estudantes como agentes ativos na transformação de paradigmas sociais e ambientais, capacitando-os para desempenhar um papel protagonista na condução de mudanças efetivas de comportamento e consciência socioambiental.