Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT
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Item O narrador da memória: reflexões semióticas sobre produções literárias de Janailson Macêdo e Abílio Pachêco.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jacielle da SilvaEsta tese analisa, à luz da semiótica discursiva, de estudos da literatura e da história, duas produções literárias de autores que vivem no Norte e que tematizam acontecimentos relativos à ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), mais especificamente, a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Embora se encontrem muitas produções de natureza histórica, jornalística ou sociológica que tratam da temática, observa-se, ainda, uma escassez de publicações voltadas aos impactos sobre os moradores da região que compreende o sul do Pará, o norte do Tocantins e o sul do Maranhão, e cujas vidas foram interrompidas, ou drasticamente modificadas, pelos atores responsáveis pela repressão. Nossa hipótese sugere que essa lacuna decorre de uma política eficaz de silenciamento e de intimidação. Nessa direção, esta tese analisa a literatura que narra a experiência de nortistas, destacando vozes marginalizadas e compreendendo os sentidos que emergem no ato de enunciar memórias coletivas não reverberadas pela história oficial. Para isso, foram selecionadas produções de Janailson Macêdo e Abílio Pachêco. O primeiro elabora uma coletânea de contos de teor ficcional em que ecoam depoimentos de camponeses vitimados pela repressão militar, a partir da escuta de relatos da Comissão Nacional da Verdade. O segundo, em romance também de caráter ficcional, retoma a temática da guerrilha ao lado de outro acontecimento que evidencia a continuidade da repressão do Estado sobre os trabalhadores da região: o Massacre de Eldorado de Carajás. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista, tendo como objetivo central compreender como essas narrativas (re)elaboram sentidos sobre a Guerrilha do Araguaia. Do ponto de vista da semiótica discursiva, foram mobilizadas categorias do nível discursivo, assim como reflexões sobre a memória e o acontecimento. Ao nos apropriarmos dessas reflexões teóricas, apresentamos descrição e análise das obras selecionadas para a nossa pesquisa, nas quais se destaca o desejo de se reconstruir a história oficial e de fazer ecoar a voz dos vencidos. Em Crônicas do Araguaia, de Macêdo, as narrativas são elaboradas a partir da memória coletiva dos moradores da região, oferecendo o ponto de vista dos camponeses e possibilitando a compreensão do impacto contínuo dessas ações na vida da população local. De forma semelhante, em Em despropósito: mixórdia, de Pachêco, a narrativa é fragmentada e se organiza a partir de flashes da memória do narrador, atravessada pela continuidade de atos violentos no sudeste paraense. Isso permite que a história hegemônica seja contraposta a outras versões. Dessa forma, as obras selecionadas justificam-se pela escolha enunciativa dos autores, que optaram por ecoar a voz dos moradores da região, sujeitos marginalizados pela história oficial. Nesse sentido, esta tese defende que autores que vivem no Norte inauguram sentidos silenciados por outras produções de natureza ficcional ou histórica na abordagem das temáticas relativas aos anos de chumbo.