Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT
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Item O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Enfoques nas competências e nas habilidades de leitura e produção de textos presentes na BNCC(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) LIMA, Maria De Fátima SousaO gênero textual Memórias Literárias está presente no ensino de leitura e de escrita no cotidiano de sala de aula e, a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, reitera a sua relevância para o ensino de Língua Portuguesa, ancorado em práticas de linguagem socialmente construídas. Na presente pesquisa desenvolvemos uma proposta e sequência didática para a prática de leitura e de produção textual, do gênero Memórias Literárias, numa perspectiva sociocognitiva-interacionista, em que a leitura do mundo dos sujeitos, suas raízes, sua origem, façam parte de suas memórias para a consequente produção de novos mundos possíveis e i(ni)magináveis, observando a presença das competências e das habilidades de leitura e produção de textos presentes na BNCC. O Estudo toma como texto a obra de Fernando Sabino, “O menino no espelho” e, como objeto de ensino e aprendizagem o gênero textual Memórias Literárias, em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com 23 alunos, em uma escola de Zona Urbana no Município de Senador La Rocque-Ma. O estudo tem como base teórica: Marcuschi (2005) que fundamenta as discussões sociocognitivas-interacionistas dentro da perspectiva de gêneros textuais discursivos, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), cujo aporte teórico se dá na organização das sequencias didáticas, Candido (2004), Todorov (2009), Barthes (1987), Cosson (2006), Compagnon (1999) Koch (1997), Antunes (2003), Rojo (1996), Soares (2001), estão referenciando a teoria e a análise literária, o letramento literário, a leitura, a escrita, o gênero textual e, Thiollent (2011), Pimenta e Franco (2014), norteiam a metodologia de pesquisa. Os fundamentos metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa são os da pesquisa-ação. A organização pedagógica para realização deste trabalho se deu durante as aulas de Língua Portuguesa, onde desenvolveu-se sessões de leitura, análise e interpretação dos textos com os(as) estudantes, e em seguida organizamos a escrita e reescrita de textos narrativos, a partir das memórias lidas. O produto final é a construção de uma proposta de ensino do Gênero trabalhado, como referência para os professores de Língua Portuguesa, da escola campo da pesquisa, além da produção de um e-book cujas narrativas relatem as memorias de cada estudante envolvido(a) na pesquisa. Vale ressaltar que trabalhamos com o gênero Memórias Literárias no ano de 2021, com a mesma turma que nos inscrevemos para participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa-OLP-2021, 7ª edição e, fomos vencedores da etapa Nacional com um relato de prática denominado: “Tempos remotos são memórias em meio às aulas remotas, hoje” e dois textos escolhidos pela turma para representá-los no evento: “Lembranças de momentos passados” e Meu painho, meu espelho”, que fazem parte das análises deste trabalho de pesquisa. Os dois textos têm uma narrativa bem construída, revelando um bom domínio da linguagem escrita e da tipologia textual Memórias Literárias. Finalizamos a pesquisa com uma Proposta didática e nas considerações finais ressaltamos as habilidades e competências desenvolvidas durante o estudo.