Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

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    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ESTADUAL ADOLFO BEZERRA DE MENEZES, EM ARAGUAÍNA, TO
    (2024-08-02) AGUIAR, Welledes Moreno
    Healthy feeding, which is fundamental for physical and emotional well-being, comprises nutritional, cultural, social, economic and environmental factors; therefore, it needs to be taught at schools to promote healthy and sustainable habits early in life, where Environmental Education (EE) is crucial to create aware citizens, intersecting the school’s curriculum transversally to approach environmental problems in a multidisciplinary way. The aim was to understand how the healthy feeding topic is approached in a high school at Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, in Araguaína, Tocantins, and if there are education projects related to the principles and practices of Environmental Education. The methodological procedures included analysis of pedagogic political projects (PPPs), integrative literature revisions, aiming to understand the approach related to healthy feeding and environmental education in schools, analysis of High School Textbooks (TBs) on the topic of healthy eating and EE, with the elaboration of a pedagogical didactic proposal. PPPs include several initiatives related to healthy eating, but integration with EA is still in its infancy. EE actions at school are specific and isolated, not establishing a direct connection with the topic of food. In the bibliographical reviews of dissertations and theses as well as in the analysis of scientific articles, it was revealed that different methodologies are used to teach about healthy eating, including expository classes, playful dynamics and creation of menus. However, these approaches still lack a more solid theoretical foundation and more in-depth actions that integrate food with socio-environmental issues. In High School Natural Science textbooks, content related to healthy eating is present, however, integration with Environmental Education is still insufficient. These materials lack a more comprehensive and interdisciplinary approach, which highlights the connections between food, health and the environment. Therefore, this study points to the need for greater integration between EE and the topic of healthy eating. Although there are ongoing efforts and initiatives, it is essential that these actions are more interconnected and theoretically based, promoting this effective integration.
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    Alimentação saudável e suas relações com a educação ambiental no projeto político pedagógico e livros didáticos: um estudo de caso do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, em Araguaína, TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) AGUIAR, Welledes Moreno
    A alimentação saudável, fundamental para o bem-estar físico e emocional, envolve fatores nutricionais, culturais, sociais, econômicos e ambientais, devendo ser ensinada nas escolas para promover hábitos saudáveis e sustentáveis desde cedo, onde a Educação Ambiental (EA) é crucial para formar cidadãos conscientes, integrando-se de maneira transversal no currículo escolar para abordar problemas ambientais de forma multidisciplinar. Assim objetivou-se conhecer como o tema alimentação saudável é trabalhado no ensino médio no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, em Araguaína, Tocantins, e se apresenta propostas educativas relacionando-as com os princípios e práticas da Educação Ambiental. Os procedimentos metodológicos incluíram as análises documentais dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), revisões integrativas da literatura, com o objetivo de compreender as abordagens relacionadas à alimentação saudável e à educação ambiental no contexto escolar, análise dos Livros Didáticos (LDs) do Ensino Médio sobre a temática alimentação saudável e EA, com a elaboração de uma proposta didático pedagógica. Os PPPs incluem diversas iniciativas relacionadas à alimentação saudável, mas a integração com a EA ainda se mostra incipiente. As ações de EA na escola são pontuais e isoladas, não estabelecendo uma conexão direta com o tema alimentos. Nas revisões bibliográficas de dissertações e teses assim como na análise de artigos científicos revelou que diversas metodologias são utilizadas para ensinar sobre alimentação saudável, incluindo aulas expositivas, dinâmicas lúdicas e elaboração de cardápios. Entretanto, essas abordagens ainda carecem de uma fundamentação teórica mais sólida e de ações mais aprofundadas que integrem a alimentação às questões socioambientais. Nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio, o conteúdo relacionado à alimentação saudável está presente, porém, a integração com a Educação Ambiental ainda se mostra insuficiente. Esses materiais carecem de uma abordagem mais abrangente e interdisciplinar, que evidencie as conexões entre alimentação, saúde e meio ambiente. Portanto este estudo aponta para a necessidade de uma maior integração entre a EA e a temática da alimentação saudável. Embora haja esforços e iniciativas em andamento, é essencial que essas ações sejam mais interconectadas e fundamentadas teoricamente, promovendo essa efetiva integração.