Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21

A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Efeitos da Associação Cetamina, Dexmedetomidina e Butorfanol sobre os parâmetros fisiológicos e qualidade anestésica, com o uso do reversor atipamezole wm papaguaios-do-mangue (Amazona amazonica)
    (2023) Genelhú Carreira; Adriana
    O Brasil reúne uma das maiores riquezas em avifauna do mundo, o que torna o país um dos mais importantes em relação a investimentos em conservação. O papagaio-do-mangue não é uma espécie ameaçada de extinção, mas também sofre com o tráfico de animais e perdas de habitat. Com a ampliação dos programas de conservação de fauna silvestre e selvagem, é visível o aumento de problemas durante a manipulação dessas aves, sendo necessário o estudo de fármacos seguros para o manejo. A literatura sobre condutas anestésicas nessas espécies é escassa, gerando insegurança em alguns casos, no uso de alguns protocolos. O objetivo deste estudo, foi avaliar o uso da associação cetamina 35 mg/Kg, dexmedetomidina 35 µg/kg e butorfanol 0,4 mg/Kg, na contenção química de papagaios-do-mangue, sendo observados os efeitos sobre variáveis fisiológicas como: glicemia, frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), saturação de oxihemoglobina (SpO2), pressão arterial sistólica e diastólica (PAS e PAD), e temperatura corpórea. Foram utilizados 9 indivíduos, adultos, hígidos, cativos do instituto Cerrado, em Araguaína, Tocantins. Após a administração do protocolo, os animais foram observados quanto ao período de latência, e tal período foi devidamente cronometrado, bem como o período hábil. Os parâmetros citados, com exceção da glicemia, foram mensurados a partir de 5 minutos após a aplicação dos fármacos (M0) e a cada 5 minutos seguintes (M1 M8), totalizando 40 minutos de contemplação dos efeitos anestésicos. Dentre os parâmetros avaliados, a FC e a T⁰C apresentaram diminuição estatisticamente significativa ao longo do período anestésico. A FR não apresentou diferença estatística e todos os animais se mantiveram estáveis. A SpO₂ ao longo do período anestésico, demonstrou diferenças estatísticas, mas considerando que nas aves, o nível de saturação ideal precisa ser mantido em valores superiores a 90%, os valores crescentes em M3 e M4, seguidos por leves oscilações, puderam ser interpretados como positivos, sendo considerada como satisfatória a oxigenação registrada. A PAS e a PAD mantiveram-se estáveis e não foram vistas diferenças estatísticas nessas medidas. A glicemia, mensurada em M0 e M3, apresentou discreta elevação, sem diferença significativa. Após 40 minutos de monitoração anestésica, aplicou-se o atipamezole 0,035 mg/Kg, como reversor, e as aves foram mantidas em ambiente tranquilo, até que todas as funções do paciente fossem restabelecidas. Ao ser avaliada a recuperação pós-anestésica, foi considerada como satisfatória, não havendo intercorrências, ocorrendo de forma tranquila, em 94,7 ±15 min. A qualidade do protocolo anestésico usado, foi considerada muito boa, e poderá ser usada com segurança na espécie estudada, desde que observados com maior atenção, parâmetros como FC, SpO₂ e T⁰C, medidas as quais houve diferenças estatísticas ao longo do período anestésico.