Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21

A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Estradas e histórias: o ensino de história e a Rodovia Belém Brasília nas memórias dos moradores de Guaraí - TO (1958-1970)
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) FRAGOSO, Dionathan Soares
    A dissertação de mestrado explora o ensino de História, com foco na construção da Belém-Brasília (1958-1960) e seus impactos no povoado Guará, entre 1958-1970. Inicialmente, ressalta-se o desafio enfrentado pelos estudantes do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT) em relação à História Local, o que evidenciou a necessidade de uma abordagem mais aprofundada. A pesquisa adotou como metodologia a prática da História Oral, revelando desafios e aprendizados. Nas entrevistas com moradores e acompanhadas pelos estudantes, foi destacada a importância do estabelecimento de relações sociais e de confiança. Os educandos, ao participarem ativamente, desenvolveram habilidades históricas, contribuindo para a construção de sua identidade. Enquanto, as narrativas dos moradores de Guaraí ampliaram a compreensão sobre o contexto da região antes da Belém-Brasília, evidenciando a presença de fazendas e a migração de famílias nordestinas. Testemunhas oculares, como os moradores de Guaraí, Constância Noronha Aguiar, Onildo Pereira de Souza e Izabel Dias Silva, compartilharam experiências durante a construção da rodovia, ressaltando os impactos na comunidade. A pesquisa contribui para a comunidade e enriquece o Ensino de História em Guaraí. A experiência com a História Oral destaca a importância da escuta e do estabelecimento de vínculos sociais. Desse modo, o resultado é a proposta de um paradidático de ensino para estudantes do Ensino Médio com o objetivo de transformar a pesquisa em um recurso educacional recorrente nas salas de aula, promovendo uma abordagem investigativa e valorizando as histórias locais.