Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT
URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21
A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Tinha uma pandemia no meio do caminho: uma investigação sobre as manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio da Escola Técnica Federal de Araguatins-TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) NEVES, Jader Luiz Gama dasEsta tese apresenta pesquisa de doutorado a respeito das manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio de escola técnica federal situada em Araguatins-TO durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é investigar se o ensino remoto ofertado aos estudantes de ensino médio da escola técnica federal de Araguatins-TO durante a pandemia de Covid-19 influenciou na manifestação de emoções negativas. Os objetivos específicos são i) analisar as tecnologias utilizadas pelos estudantes do ensino médio da escola técnica federal durante o ensino remoto – plataforma Google Classroom, aplicativo de conversa e outros – e sua influência no aprendizado durante o ensino remoto; ii) observar como ocorreu o aprendizado de Língua Inglesa durante o ensino remoto, contando com o uso das TICs sendo material de apoio; iii) classificar as emoções estudantis de acordo com as declarações dos participantes da pesquisa, levando em conta a descrição das respostas registradas em questionários e entrevista; iv) compreender como o trabalho com as habilidades socioemocionais sugeridas na BNCC podem auxiliar no trato das emoções estudantis. A pergunta norteadora da tese é: O ensino remoto ocasionou o surgimento de emoções negativas nos estudantes no processo de ensino/aprendizado de Língua Inglesa e isso, de fato, afetou o aprendizado individual desses estudantes? A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: dois questionários semiabertos e uma entrevista, todos aplicados para estudantes de ensino médio do curso técnico em Agropecuária e curso técnico em Redes de Computadores. Para o processo de análise de dados foi escolhida a análise de conteúdo, de Bardin (2011). Dando suporte teórico a esta tese tivemos autores de áreas diversas, entre eles: Bakhtin (2000); Mignolo (2018), Pennycook, (2006), Rojo (2013), Vigotski (2010). Os resultados nos permitiram inferir que o ensino remoto, assim como a pandemia de Covid-19, ocasionou emoções negativas nos estudantes.