Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21

A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Ensino de história entre agulhas e linhas
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) OLIVEIRA, Tainah Myrene de Lima
    Esta pesquisa intentou contribuir para o ensino da história local por meio das narrativas de vida das mulheres bordadeiras da Casa dos Bordados Fios & Formas de São João dos Patos – MA. Suas cinco narrativas contestam a visão das mulheres como vítimas e sem capacidade de agência. Ser mulher em situação colonial, em territórios colonizados, tem impacto sobre as subjetividades femininas, assim, entre os desafios enfrentados pelos (as) pesquisadores (as) decolonias está na reconstrução da historiografia a partir da narrativa das mulheres subalternizadas, favorecendo a emergência do protagonismo daquelas que foram apagadas e invisibilizadas pelos relatos dos “vencedores” e pela perspectiva eurocêntrica da história. Tratou-se de colocar em questionamento os paradigmas hegemônicos presentes na pesquisa e no Ensino de História que invisibilizam as mulheres bordadeiras da história da cidade. Para a elaboração da proposta didática partimos do conceito de Interculturalidade Crítica em diálogo com as Pedagogias Decoloniais. As atividades práticas foram realizadas com a turma do segundo ano do ensino médio do Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos. Os roteiros das atividades incluíram a elaboração de biografias das mulheres bordadeiras, as visitas orientadas à Associação Casa dos Bordados Fios & Formas, a participação em oficinas de bordados realizadas na escola e, por fim, o grupo focal para avaliação dessas atividades realizadas. Elas foram organizadas em forma de “Roteiro Didático” que, apresentamos como produto, que servirá para atividades correlatas ou simplesmente de inspiração para outros (as) educadores(as). Enfim, trançar fios, bordar panos e histórias constituiu-se numa rica experiência decolonial, ética e política, para todos (as) envolvidos no processo da pesquisa.