Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21

A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    AS IMAGENS SOBRE O CONTEÚDO BOTÂNICO NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE E PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS DE ARAGUAÍNA, TO
    (2024-03-27) ROLIM, Vitória Silva
    Images are a form of communication widely used in society over time. They also play important roles in the educational environment, being a didactic tool in the teaching-learning process. The images can be used by teachers in various activities and teaching materials, including textbooks, an important pedagogical resource used by teachers and students in classrooms across the country. The work aimed to analyze images and complementary tables relating to Botany content present in textbooks for the three years of the new high school and evaluate teachers' conceptions regarding the selection and use of botanical images in their activities in the formal and non- formal teaching environment. in three schools in Araguaína, Tocantins. Morphological and functional analyzes of the images were carried out, and investigation into the presence of complementary reading tables related to plant content. The present work is also a case study, in which a questionnaire answered by eight biology teachers from three schools in Araguaína, Tocantins, was analyzed. In the 22 images evaluated, there was a pattern, with images preferably drawing-type, colorful, with good clarity, good proportion, with clear and explanatory captions and reference sources. However, the use of scales was practically zero and shows little regionalization. Illustrative images (59.09%) express the majority of Botanical images, followed by explanatory (31.82%) and complementary (9.09%). The three complementary tables found in the textbooks have a diversity of quality of images and captions, have an excellent relationship with the text, present group activities or/and projects and encourage the use of new technologies and have complementary sources of information. The teachers interviewed use illustrations for teaching and learning Botany, mainly in slides, tests, practical classes and the textbook. The main criterion for selecting images is related to the reliability of the sources. The research presents an overview of the Botanical images used in textbooks for new high schools in the northern region. Overall, the textbook is a good teaching tool for students and teachers on botanical content, but it does have some mistakes, which must be corrected to improve the book. The analysis of the teachers' responses shows a concern when choosing images and whether they are associated with everyday life; It is widely used in various activities/teaching materials, however, it does not use regional and native examples of Brazilian flora. In this way, we emphasize the importance of continued training for teachers, so that every day they can discover new ways to improve the exploration of images in the classroom, suggesting an appreciation in educational processes that encourage the formation of a visual culture.
  • Item
    As imagens sobre o conteúdo botânico nos livros didáticos: análise e percepção dos professores de três escolas de Araguaína, TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ROLIM, Vitória Silva
    As imagens são uma forma de comunicação amplamente utilizada na sociedade ao longo dos tempos. Elas assumem importantes funções também no meio educacional, sendo uma ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. As imagens podem ser utilizadas pelo docente em diversas atividades e materiais didáticos, dentre estes está o livro didático, importante recurso pedagógico utilizado por professores e alunos nas salas de aulas em todo o país. O trabalho objetivou analisar imagens e quadros complementares referentes aos conteúdos de Botânica presentes nos livros didáticos dos três anos do novo ensino médio e avaliar as concepções de professores quanto a seleção e utilização de imagens botânicas em suas atividades no ambiente formal e não-formal de ensino em três escolas de Araguaína, Tocantins. Foram realizadas análises morfológicas e funcional das imagens, e investigação quando à presença de quadros de leituras complementadas relacionado ao conteúdo vegetal. O presente trabalho também é um estudo de caso, no qual foi analisado um questionário respondido por oito professores de biologia de três escolas de Araguaína, Tocantins. Nas 22 imagens avaliadas verificou-se a existência de um padrão, sendo imagens preferencialmente do tipo desenho, coloridas, com boa nitidez, boa proporção, com legendas clara e explicativa e fontes de referência. No entanto, o uso de escalas foi praticamente nulo e apresenta pouca regionalização. As imagens ilustrativas (59,09%) expressam a maioria das imagens Botânicas, seguida pelas explicativas (31,82%) e complementares (9,09%). Os três quadros complementares encontrados nos livros didáticos possuem uma diversidade de qualidade de imagens e legendas, apresenta excelente relação com o texto, apresenta atividades em grupo ou/e projetos e estimulam o uso de novas tecnologias e têm fontes complementares de informação. Os docentes entrevistados utilizam ilustrações para o ensino-aprendizagem de Botânica principalmente nos slides, provas, aula prática e o livro didático. O principal critério de seleção das imagens está relacionando com a confiabilidade das fontes. A pesquisa apresenta um panorama sobre as imagens Botânicas utilizadas nos livros didáticos do novo ensino médio na região norte. No geral, o livro didático é bom instrumento didático para alunos e professores sobre o conteúdo botânico, possui sim alguns equívocos, os quais devem ser corrigidos para a melhoria do livro. As análises das respostas dos professores evidenciam uma preocupação quando a escolhas das imagens e se estão associadas ao cotidiano; apresenta uma ampla utilização em diversas atividades/ materiais didáticos, no entanto não utilizam de exemplos regionais e nativos da flora brasileira. Deste modo, enfatizamos a importância da formação continuada de professores, para que cada dia mais possam descobrir novos meios de melhorar a exploração das imagens em sala de aula, sugerindo uma valorização nos processos educativos que incentivem à formação de uma cultura visual.