Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21

A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Os memes em foco nas aulas de leitura do 9ºano do ensino fundamental: uma abordagem discursiva
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SOUSA, Suian Maria Tavares Da Silva
    Neste trabalho, propõe-se a realização de uma pesquisa visando desenvolver práticas discursivas em sala de aula que considere os memes como foco nas aulas de leitura. Utilizar o texto meme, dado o seu funcionamento material, que pressupõe a relação de opacidade entre o imagético e o verbal, como contribuição para as aulas de Língua portuguesa. Como os alunos participantes da pesquisa leem o texto meme tendo que lhe dar com aquilo que a natureza da materialidade deste texto faz questionar que é a relação entre o imagético e o real. Para tanto a nossa concepção de leitura incidem sobre a concepção da Análise de discurso francesa de base pecheutiana e orlandiana que discute a determinação histórica dos processos de produção de sentido, tais como: “Discurso”, “interdiscurso”, “memória discursiva”, “pré-construído”, “plano de constituição de sentidos”, “planos de formulação de sentidos” e “planos de circulação de sentidos”. A nossa metodologia se desenvolve a partir das discursividades sobre as peças analisadas. Dessa maneira as aulas foram gravadas para posteriormente passarem por um processo de transcrição e análises dos gestos de leitura a partir de Cenas Enunciativas. O movimento interlocutivo entre a professora pesquisadora e os alunos apontam em sua materialidade, as subjetividades e intersubjetividades que marcam a oralidade associado às outras informações que constituem o espaço da sala de aula. Esta proposta foi desenvolvida com alunos do 9º ano (Ensino Fundamental – anos finais) da Escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio em Açailândia/Ma. Dessa forma recorremos a pesquisa-ação de cunho propositivo. Para fundamentação de nosso trabalho, recorremos aos aportes teóricos de Michel Pêcheux (1993), Eni Orlandi (2012), Althusser (1971), Dawkins (1978) entre outros.