Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21

A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Desterritorialização e reterritorialização da cultura escolar nos impactos da pandemia da covid–19 na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) MARINHO, Mary Pereira da Rocha
    Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada na escola municipal Tereza Hilário Ribeiro em Araguaína-To, sobre o processo de desterritorialização da cultura escolar no contexto da pandemia da COVID-19 nesta instituição de ensino, quanto às aulas remotas e híbridas bem como a retomada das aulas presenciais no período pós- pandêmico e demais atividades inerentes ao âmbito de convivência desta comunidade escolar. A escolha do nosso objeto de estudo dentro do tema da educação se deu em função da rotina de trabalho desta pesquisadora que atua diretamente como gestora na educação de crianças na referida escola. Neste sentido, buscamos compreender os impactos na perspectiva dos conceitos de território, territorialização e desterritorialização da cultura escolar. Os dados levantados foram analisados sob o arcabouço teórico/metodológico inspirados na metodologia da história oral quanto às informações de cunho qualitativo como rodas de conversas com as quatro turmas dos alunos que atualmente cursam o quinto ano das séries iniciais, considerando seu ingresso em 2020, período de início da pandemia e questionário qualitativo aplicado aos pais e professores. Quanto aos dados estatísticos buscamos em fontes documentais oficiais da Educação Municipal no que se refere à verificação da aprendizagem. Nisto, afirmamos a relevância deste estudo que possibilita conhecer como a suspensão das atividades educacionais e a não convivência escolar da comunidade em geral, afetaram direta e indiretamente o processo cognitivo e o desenvolvimento das crinças. Neste sentido, afirmamos a hipótese de que a suspensão das aulas, as aulas remotas através de roteiros, as aulas híbridas, o isolamento comunitário escolar, foram fundamentais como impactos negativos no processo cognitivo dos alunos, cuja estratégia de nivelamento aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, pode ser considerada muito mais como um paliativo às perdas e ganhos a esse processo.
  • Item
    Tinha uma pandemia no meio do caminho: uma investigação sobre as manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio da Escola Técnica Federal de Araguatins-TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) NEVES, Jader Luiz Gama das
    Esta tese apresenta pesquisa de doutorado a respeito das manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio de escola técnica federal situada em Araguatins-TO durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é investigar se o ensino remoto ofertado aos estudantes de ensino médio da escola técnica federal de Araguatins-TO durante a pandemia de Covid-19 influenciou na manifestação de emoções negativas. Os objetivos específicos são i) analisar as tecnologias utilizadas pelos estudantes do ensino médio da escola técnica federal durante o ensino remoto – plataforma Google Classroom, aplicativo de conversa e outros – e sua influência no aprendizado durante o ensino remoto; ii) observar como ocorreu o aprendizado de Língua Inglesa durante o ensino remoto, contando com o uso das TICs sendo material de apoio; iii) classificar as emoções estudantis de acordo com as declarações dos participantes da pesquisa, levando em conta a descrição das respostas registradas em questionários e entrevista; iv) compreender como o trabalho com as habilidades socioemocionais sugeridas na BNCC podem auxiliar no trato das emoções estudantis. A pergunta norteadora da tese é: O ensino remoto ocasionou o surgimento de emoções negativas nos estudantes no processo de ensino/aprendizado de Língua Inglesa e isso, de fato, afetou o aprendizado individual desses estudantes? A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: dois questionários semiabertos e uma entrevista, todos aplicados para estudantes de ensino médio do curso técnico em Agropecuária e curso técnico em Redes de Computadores. Para o processo de análise de dados foi escolhida a análise de conteúdo, de Bardin (2011). Dando suporte teórico a esta tese tivemos autores de áreas diversas, entre eles: Bakhtin (2000); Mignolo (2018), Pennycook, (2006), Rojo (2013), Vigotski (2010). Os resultados nos permitiram inferir que o ensino remoto, assim como a pandemia de Covid-19, ocasionou emoções negativas nos estudantes.