Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21

A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    (Re)leituras entre ensino de literatura e cinema: Formação docente e discente a partir do recurso audiovisual nas escolas públicas do Tocantins
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARROS, Cristiano Alves
    O presente trabalho é a materialização de alguns estudos metodológicos e certas propostas práticas a partir das interações e especificidades sobre a relação entre literatura e cinema. No caso, aprofundamos tais diálogos e releituras a partir dessas artes e como esses objetos artístico textuais se contextualizam no ambiente e processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizamos aqui as leituras de autores como Barthes (2008), Benjamim (1994), Deleuze (1985), Jakobson (2007), Josef (2004), Stam (2008) e Yunes (2013), entre outros pesquisadores que tematizam sobre dados aspectos característicos e diferenciais entre as obras literárias e suas respectivas versões fílmicas. Além disso, buscamos também outros pressupostos teóricos que problematizam o uso do cinema dentro do contexto de ensino e escolarização em sala de aula. Neste caso, aqui referenciamos autores como Bergala (2008), Bernardet (2000), Napolitano (2003) e Silva (2007), que aprofundam e destacam o conteúdo audiovisual enquanto recurso didático e amplo sobre os mais diferentes temas e metodologias. Por fim, apresentamos também neste trabalho um detalhamento prático sobre algumas ações e projetos desenvolvidos a partir do tema, desde a elaboração de um curso formativo voltado para professores da rede pública de ensino até mesmo a proposta de oficinas e minicursos na escola e na Universidade juntamente com os alunos na cidade de Araguaína-TO. Neste caso, evidenciamos e detalhamos aqui a experiência e recepção por parte dos participantes durante o projeto de extensão, como também, as percepções após as atividades realizadas durante o ano de 2021 e 2022. Tais relatos e diálogos com alunos e professores foram de suma importância para a condução e novos direcionamentos da dita pesquisa no que tange sobre o tema. Sendo assim, esperamos com esse trabalho contribuir significativamente na formação prática de discentes e docentes que utilizam dos recursos audiovisuais em sala de aula, como também, articular e ampliar novas leituras a partir da relação entre literatura e cinema em sala de aula na contemporaneidade.
  • Item
    Documentário Tocantins rio afogado: paisagens e relatos numa produção fílmica
    (2023) SILVA, Diogo Pereira da
    Este trabalho procura discutir as representações narrativas do filme Tocantins Rio Afogado, produzido em 2005 pelos cineastas Hélio Brito e João Luís Neiva Brito. Procuraremos analisar as imagens presentes no filme a partir da categoria de representação e paisagem do autor Stuart Hall, Denis Cosgrove e Giuliana Andreotti. No intuito de problematizar a mobilização de sentidos nesta narrativa cinematográfica fílmica, consideramos que o cinema documentário é linguagem artística. O diálogo para compreensão e ou aproximação da cognição de documentário, discutiremos através dos compilados teóricos em Bill Nicholls (2005). As representações dos sujeitos, estilos de vida, paisagens e as problematizações sobre os sentidos presentes nas imagens, utilizaremos da perspectiva de Stuart Hall (2002, 2006) a partir da semiologia com o conceito de representação, além da construção de paisagem no entendimento político de Cosgrove (1984, 2008, 2012) e paisagens culturais em Andreotti (2010, 2012, 2016). A perspectiva metodológica, para a análise da narrativa fílmica audiovisual do Documentário Tocantins Rio Afogado é norteada pela visão da semiologia discutida por Hall e tem a articulação do método de contraste proposto em Diana Rose (2007), onde ela propõe a realização da seleção, transcrição e análise de cenas que resultem em interpretações diversas por meio de representações de sentidos. Neste propósito buscaremos entender quais as representações presentes nas narrativas dos ribeirinhos bem como nas cenas selecionadas da produção fílmica Tocantins Rio Afogado.