Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

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A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

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Resultados da Pesquisa

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    Tradutores e intérpretes da Libras e da Língua Portuguesa: Reflexões sobre a necessidade de formações especializadas na região Norte brasileira
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) GUEDES , Fernando Eustáquio
    O presente estudo inovou ao realizar o primeiro mapeamento da realidade dos TILSP em atuação nos sete estados da região Norte. Para isto, foi preciso investigar as especificidades da atuação dos TILSP na região Norte, identificando e discutindo as implicações de suas experiências para a construção de componentes curriculares mais adequados aos futuros cursos de Bacharelado em Letras Libras, sendo esse o objetivo geral. E os objetivos específicos foram, i) Fazer o levantamento da produção acadêmica sobre a representação dos TILSP da região Norte considerando pesquisas desenvolvidas (2000-2024) por autores vinculados a curso de graduação das universidades nortistas que oferecem a Licenciatura ou o Bacharelado em Letras Libras e os Programas de pós-graduação – stricto sensu de instituições de ensino disponíveis na BDTD; ii) Realizar o mapeamento das teses e dissertações sobre os ETILS da região Norte; iii) Caracterizar o perfil pessoal, acadêmico e profissional dos TILSP da região Norte, e, por fim, iv) Propor um conjunto de direcionamentos para a construção ou reformulação de componentes curriculares atuais, inovadores e pertinentes aos cursos de Bacharelado em Letras Libras, considerando as especificidades e demandas da região Norte do Brasil, onde a expansão desses cursos é fundamental para o fortalecimento dos TILSP enquanto categoria profissional. Através de um estudo misto, que combinou a pesquisa bibliográfica e documental, a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a pesquisa Survey que contou com o envolvimento dos TILSP do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e, com um relato de experiência sobre a proposição de um curso de Bacharelado em Letras Libras na modalidade de educação a distância. A pesquisa analisou os desdobramentos do instrumento legal de 2002 e 2005, como a criação do Exame ProLibras e a oferta dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras. Tomou-se como base os aportes legislativos (Brasil, 2002: 2005; 2010: 2023) e, os seguintes autores, Quadros e Karnopp (2004), Rosa (2005), Pereira (2008), Quadros (2009), Rodrigues (2010), Santos (2010), Quadros e Stumpf (2014), Rodrigues e Beer (2015), Guedes (2020), Albres e Jung (2023), Vilaça-Cruz (2023), Parente Junior (2024), dentre outros. O estudo documental teve como foco a análise aprofundada dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) do Letras Libras, tanto as Licenciaturas quanto o Bacharelado, em 9 universidades públicas da região Norte. Entre os principais resultados desta pesquisa, destaca-se: i) a realização do primeiro mapeamento abrangente dos TILSP da região Norte do Brasil, com a participação de profissionais de todos os estados, o que permitiu uma visão geral da categoria na região; ii) a RSL sobre a atuação dos TILSP na região Norte, com base em uma análise aprofundada de 2 artigos científicos, 24 Trabalhos de Conclusão de Curso, 12 dissertações e 1 tese, que possibilitou identificar os principais desafios, experiências e características dos profissionais; iii) a descrição detalhada do perfil dos TILSP da região Norte, considerando aspectos como faixa etária, idade em que iniciaram o aprendizado da Libras, tempo de experiência como TILSP, nível de escolaridade e remuneração, contribuindo para um melhor entendimento das particularidades da categoria na região; e iv) a apresentação de uma proposta concreta e viável para a criação de cursos de Bacharelado em Letras Libras nos estados da região Norte, visando fortalecer os profissionais em atuação e formação de novos TILSP para atender à crescente demanda da região. Diante dos resultados apresentados, sugere-se que futuras pesquisas aprofundem a análise dos dados coletados, explorando novas perspectivas teóricas, metodológicas e contribuindo assim para o avanço do conhecimento sobre os Estudos da Tradução e da Interpretação das Línguas de Sinais em contextos específicos.
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    As imagens sobre o conteúdo botânico nos livros didáticos: análise e percepção dos professores de três escolas de Araguaína, TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ROLIM, Vitória Silva
    As imagens são uma forma de comunicação amplamente utilizada na sociedade ao longo dos tempos. Elas assumem importantes funções também no meio educacional, sendo uma ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. As imagens podem ser utilizadas pelo docente em diversas atividades e materiais didáticos, dentre estes está o livro didático, importante recurso pedagógico utilizado por professores e alunos nas salas de aulas em todo o país. O trabalho objetivou analisar imagens e quadros complementares referentes aos conteúdos de Botânica presentes nos livros didáticos dos três anos do novo ensino médio e avaliar as concepções de professores quanto a seleção e utilização de imagens botânicas em suas atividades no ambiente formal e não-formal de ensino em três escolas de Araguaína, Tocantins. Foram realizadas análises morfológicas e funcional das imagens, e investigação quando à presença de quadros de leituras complementadas relacionado ao conteúdo vegetal. O presente trabalho também é um estudo de caso, no qual foi analisado um questionário respondido por oito professores de biologia de três escolas de Araguaína, Tocantins. Nas 22 imagens avaliadas verificou-se a existência de um padrão, sendo imagens preferencialmente do tipo desenho, coloridas, com boa nitidez, boa proporção, com legendas clara e explicativa e fontes de referência. No entanto, o uso de escalas foi praticamente nulo e apresenta pouca regionalização. As imagens ilustrativas (59,09%) expressam a maioria das imagens Botânicas, seguida pelas explicativas (31,82%) e complementares (9,09%). Os três quadros complementares encontrados nos livros didáticos possuem uma diversidade de qualidade de imagens e legendas, apresenta excelente relação com o texto, apresenta atividades em grupo ou/e projetos e estimulam o uso de novas tecnologias e têm fontes complementares de informação. Os docentes entrevistados utilizam ilustrações para o ensino-aprendizagem de Botânica principalmente nos slides, provas, aula prática e o livro didático. O principal critério de seleção das imagens está relacionando com a confiabilidade das fontes. A pesquisa apresenta um panorama sobre as imagens Botânicas utilizadas nos livros didáticos do novo ensino médio na região norte. No geral, o livro didático é bom instrumento didático para alunos e professores sobre o conteúdo botânico, possui sim alguns equívocos, os quais devem ser corrigidos para a melhoria do livro. As análises das respostas dos professores evidenciam uma preocupação quando a escolhas das imagens e se estão associadas ao cotidiano; apresenta uma ampla utilização em diversas atividades/ materiais didáticos, no entanto não utilizam de exemplos regionais e nativos da flora brasileira. Deste modo, enfatizamos a importância da formação continuada de professores, para que cada dia mais possam descobrir novos meios de melhorar a exploração das imagens em sala de aula, sugerindo uma valorização nos processos educativos que incentivem à formação de uma cultura visual.