Centro de Ciências Integradas (CCI)

URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/17

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Transformando o ensino de tópicos da física óptica com o uso de simulações interativas no estudo de lentes para o ensino médio
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Amanda Freitas de Araújo
    Este trabalho aborda a importância da experimentação no ensino de Física, com ênfase no uso de simulações interativas como ferramenta pedagógica. O objetivo principal é propor uma abordagem teórico-prática para o tema “Estudo sobre Lentes”, direcionado a estudantes do Ensino Médio e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, este trabalho apresenta 03 roteiros de simulações computacionais que permitem conectar teoria e prática, promovendo maior engajamento e compreensão conceitual dos alunos. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa e exploratória, com foco na construção de materiais didáticos interativos. Os resultados, obtidos pelas análises teóricas, demonstram claramente a importância, funcionalidade e possibilidades de roteiros práticos para experimentos virtuais para ampliar a motivação, estimular o protagonismo estudantil e facilitar a aprendizagem, superando limitações como a ausência de laboratórios no ensino de Física. Este estudo contribui para a democratização do ensino experimental com uso de simuladores, oferecendo recursos que tornam o aprendizado de Física mais acessível e eficaz.
  • Item
    O ensino da energia elástica por meio da cultura maker no processo da aprendizagem de alunos de uma escola de Araguaína-TO.
    (2024) SILVA, Audenice Sóstenes da
    Este trabalho apresenta uma experiência vivida no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT, abordando a contribuição da Cultura Maker no ensino e aprendizagem sobre Energia Elástica. O objetivo é mostrar uma possibilidade de se explorar o conteúdo de energia elástica sob a orientação dos aspectos circunscritos na cultura maker, durante a “1ª Corrida de Carrinhos Movidos a Energia Elástica” realizada durante a II Semana Acadêmica de Física e II Expofísica da UFNT-2023. A pesquisa é qualitativa e utilizou uma abordagem pesquisa ação, com observações realizadas com alunos envolvidos nas atividades. Os resultados indicam que a implementação da Educação Maker promoveu um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo, no qual os estudantes puderam aplicar conceitos teóricos em situações práticas, fortalecendo a compreensão sobre a Energia Elástica. Além disso, a experiência revelou a importância da cultura Maker na formação de professores, ao incentivar práticas pedagógicas inovadoras e a construção de saberes coletivos. As conclusões ressaltam que a Cultura Maker não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também fomenta o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas nos alunos, preparando-os para desafios futuros.