Ensino de História inclusivo
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Data
2024
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Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
O presente estudo surgiu da necessidade de compreender o que um professor de História deve saber para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas. Trata-se de uma revisão e análise bibliográfica qualitativa, realizada a partir do levantamento dos artigos publicados no período de 2018 a 2023 no periódico on-line Revista Brasileira de Educação Especial da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). O material selecionado foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva (Roque Morais, 2003). No estabelecimento de relações entre os enunciados selecionados considerou-se reflexões sobre o ensino da História e Consciência Histórica de Luis Fernando Cerri (2011) e Mantoan e Lanuti acerca da Educação Inclusiva. A análise demonstrou a necessidade do uso de diferentes metodologias e recursos no ensino de História, da desconstrução de preconceitos ainda arraigados na prática docente e a importância da parceria entre os agentes educacionais para a construção de uma escola para todos.
Descrição
Palavras-chave
Diferenças na escola. Consciência histórica. Educação inclusiva.
Citação
SANTOS, Clara Rose Gomes dos. Ensino de História inclusivo: algumas contribuições.2024.56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Hístoria) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.