A prática do estágio curricular na educação infantil/creche e suas contribuições para a formação de professores
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2025-05-22
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
A contribuição do Estágio na Educação Infantil (creche), forma-se no presente dando
visibilidade para a construção de uma nova visão, tendo a Educação Infantil um
espaço de pesquisa e conhecimento do universo infantil. Possibilitando a interação e
aproximação com a realidade profissional. O objetivo principal desta pesquisa foi
refletir sobre a importância do estágio supervisionado na educação infantil (creche),
buscando compreender como ele contribui na formação profissional do acadêmico
durante o curso de pedagogia. Como percurso metodológico adotou-se uma pesquisa
com abordagens qualitativa, bibliográfica e documental tendo como amostra 15
acadêmicos, atendendo a três critérios: que ainda não realizaram o estágio, que estão
realizando e que já realizaram o estágio supervisionado na educação infantil (creche).
Constatou-se a partir das respostas dos participantes que o estágio supervisionado é
compreendido como um momento de grande aprendizado acerca da prática
pedagógica. Sendo visto como um momento ímpar de associar a teoria com a prática
adquirida ao longo da formação. Porém, nem todos se sentem preparados para
realizar o estágio, tendo como dificuldades timidez e apresentar conteúdos de forma
didática ou articular teoria e prática. Portanto, deve-se considerar o estágio como um
momento de ensino aprendizagem, possibilitando habilidade de pesquisa no ambiente
escolar e conhecimento relacionado com a teoria e a prática.
Descrição
Palavras-chave
Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Formação Docente, Pedagogia
Citação
Sandra Borges Sousa. A prática do estágio curricular na educação infantil/creche e suas contribuições para a formação de professores. 64 f. 2024. Monografia (Graduação) Universidade Federal Do Norte do Tocantins (UFNT), Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.