Do incipiente ao infindo: processo de formação do leitor rosiano, na 3ª série, do Ensino Médio

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Data

2024

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Universidade Federal do Norte do Tocantins

Resumo

Esta tese explora a formação de leitores, no ensino médio, por meio da análise de obras de Guimarães Rosa e sua integração com o livro didático. A pesquisa parte da premissa de que a literatura de Rosa, rica em linguagem e simbolismo, oferece uma experiência de leitura profunda que pode contribuir, significativamente, para o desenvolvimento da leitura crítica e reflexiva entre os estudantes. O principal objetivo é investigar como os textos de Guimarães Rosa podem ser utilizados de forma eficaz, em sala de aula, mediado pelo livro didático, para estimular a formação de leitores autônomos. A pesquisa também busca compreender as dificuldades que os estudantes enfrentam ao ler obras de alta complexidade literária e como podem ser superadas por práticas pedagógicas possíveis. A metodologia envolve uma análise bibliográfica além de examinar como a seleção de textos de Rosa, nos livros didáticos e no material apostilado, pode ser aprimorada para proporcionar uma leitura mais acessível e significativa, respeitando a riqueza da obra do autor. Os resultados mostram que a introdução de contos e trechos selecionados, de Guimarães Rosa, pode despertar o interesse dos estudantes pela literatura e desenvolver suas habilidades de interpretação. Contudo, a pesquisa também revela que muitos livros didáticos carecem de suporte pedagógico suficiente para guiá-los. Sendo assim, sugestões de atividades que promovam discussões, leituras guiadas e conexões com o cotidiano foram propostas como estratégias para melhorar essa formação.

Descrição

Palavras-chave

Livro didático, Guimarães Rosa, Formação de leitor

Citação

MOURÃO, Mônica Assunção. Do incipiente ao infindo: processo de formação do leitor rosiano, na 3ª série, do Ensino Médio. 2024. 120f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.

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