Chromebooks no espaço escolar: desafios e possibilidades das TDIC na Educação Básica no Colégio Estadual Eurico Mota em Xambioá-TO

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2024

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal do Norte do Tocantins

Resumo

A presente pesquisa é uma investigação sobre o uso da tecnologia digital em sala de aula, com professores e estudantes da rede básica de ensino na cidade de Xambioá no Tocantins. Ela teve o objetivo de investigar sobre os desafios e possibilidades enfrentados pelos professores e estudantes com o uso do Chromebook e o acesso à tecnologia em escolas públicas estaduais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, buscando conhecimento através de referências bibliográficas e análise a campo. A abordagem geográfica se deu através do estudo do espaço geográfico onde a escola é inserida, e utilização de sensoriamento remoto, o qual permite melhorar a qualidade do ensino. Com a situação problema: Que impacto tem na Escola e na comunidade educativa a utilização de TDIC e substituição de manuais escolares por recursos educativos digitais? Considerou-se que, no ambiente escolar, se faz necessário pensar em um mundo digital onde se possa considerar as tecnologias digitais de informação e comunicação como alternativas no ensino. O resultado da pesquisa foi coletado através de dois formulários para estudantes e docentes da escola estadual Eurico Mota em Xambioá-TO. Percebeu-se que o maior desafio dos professores em sala de aula é justamente a rede de internet que não é de qualidade, mas, que o ensino e a utilização das TDIC nas escolas possibilitam e complementam muito o ensino de geografia.

Descrição

Palavras-chave

Chromebook, Ensino, Geografia, Tecnologia Digital

Citação

BEZERRA, Noelita Alves. Chromebooks no espaço escolar: desafios e possibilidades das TDIC na Educação Básica no Colégio Estadual Eurico Mota em Xambioá-TO.2024.37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por