A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE LEITURA: caminhos, desafios e contribuições
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2025
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
As tecnologias vêm ganhando espaço de forma ascendente, seja na vida pessoal do indivíduo ou na coletividade. De fato, a sociedade tem um contato maior, e quase obrigatório, com a cultura digital. Esta ascensão demonstra a necessidade urgente de o contexto educacional aderir ao conjunto de ferramentas que compõem a tecnologia da informação. Com base nesta premissa, e com foco em uma leitura de qualidade, e com as diversas dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar, principalmente nas séries iniciais, esta dissertação visa abordar os desafios, caminhos e contribuições da ̳gamificação‘ no processo de leitura, em uma escola municipal do interior do estado do Tocantins. Portanto, partimos da concepção que a ̳gamificação‘ é um caminho de e para contribuições neste processo, uma vez que envolve elementos que fazem parte do dia a dia dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa objetivar e conhecer quais são as perspectivas teóricas sobre leitura e ̳gamificação‘; compreender quais são os desafios e contribuições do ato lúdico oferecido por essa prática no ensino de leitura; e aplicar o produto final, por meio de pesquisa-ação, a ser desenvolvida em turmas de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental (EF), da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, em Colmeia – TO. Por isso, está pesquisa terá como base teórica livros, dissertações e artigos que foram produzidos com foco na ̳gamificação‘ como contribuição no processo de leitura. O procedimento adotado foi a pesquisa-ação, fundamentada em concepções de leitura de Werbach e Hunter (2012), Larrosa (2012, 2017), Burke (2015), Alves (2015), Fardo (2013a) e Adam Sam Hoffman; com este último tive contato direto, com diálogos que muito ajudaram nesta pesquisa; dentre outros autores. O resultado demonstrou que a ̳gamificação‘ garante a motivação, o engajamento e a interação na compreensão leitora dos estudantes.
Descrição
Palavras-chave
Gamificação, Leitura, Jornada gamificada.
Citação
OLIVEIRA, Dyone Alves de. A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE LEITURA: caminhos, desafios e contribuições.2025.110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2025.