Distribuição dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais” em Araguaína/TO: um estudo da zona de rarefação escolar.
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Data
2024
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Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
Por meio desta pesquisa, analisamos nas formulações transcritas a partir do Projeto
da Norma Urbana Linguística Culta (Projeto NURC) conforme gravação dos áudios
dos estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jardim
Paulista, localizado no Setor Jardim Paulista, no município de Araguaína/TO o modo
como eles subjetivam o percurso geográfico para acessarem o equipamento público
comunitário “escolas estaduais”, além de como eles percebem as oportunidades
educacionais ao acessarem tal equipamento. A partir dessa perspectiva, objetivamos
de modo geral analisar a distribuição socioespacial dos equipamentos públicos
comunitários “escolas estaduais”, considerando o período de 1990 a 2010, com o
enfoque no caso específico de uma escola, localizada no que estamos
compreendendo como zona de rarefação escolar, sem perder de vista como essa
distribuição interfere ou não nas oportunidades educacionais dos estudantes
pertencentes a essa zona. Portanto, visando aprimorar a análise dessas questões,
filiamo-nos aos seguintes teóricos David Harvey (2014) e Henri Lefebvre (2016) que
abordam acerca do direito à cidade. Ademais, para análise das formulações dos
estudantes valeremos-nos da Análise de Discurso de base pecheutiana nos escritos
de Eni P. Orlandi (2020). Como resultado, concluímos que há uma distribuição
desigual dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais” em
Araguaína/TO, configurando em uma segregação socioespacial, deixando de
assegurar o direito à cidade. Contudo, ao analisarmos as formulações dos estudantes,
apesar da realidade ao qual estão vinculados, eles ainda (re)significam esse espaço
a partir de adjetivações, adverbializações, e predicações, e veem oportunidades
educacionais ao acessarem o equipamento público comunitário “Colégio Estadual
Jardim Paulista”.
Descrição
Palavras-chave
Equipamento Público Comunitário. Oportunidades Educacionais. Direito à Cidade. Análise de Discurso.
Citação
SOUSA, André de sousa .Distribuição dos equipamentos públicos comunitários “escolas estaduais” em Araguaína/TO: um estudo da zona de rarefação escolar.2025.131f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.