Esboço de autoanálise – possibilidades e desafios de inclusão para um estudante PCD no ensino superior
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Data
2025-09-22
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Resumo
Este trabalho apresenta uma análise autobiográfica da vivência de uma pessoa com
deficiência intelectual no ambiente universitário, explorando os desafios de acesso,
permanência e reconhecimento no ensino superior. Essa tarefa é realizada à medida
que é desenvolvido o objetivo geral de pesquisa do autor, que observa como ao longo
da história de vida acadêmica, em estratégias de defesa e afirmação pessoal, como
ele ocultou ou mobilizou a deficiência intellectual. A ferramenta metodológica utilizada
é a autoanálise biográfica (Bourdieu). A narrativa em primeira pessoa é articulada com
conceitos teóricos como encobrimento (Goffman), capital cultural e habitus (Bourdieu),
permitindo compreender como as barreiras acadêmicas vão além das questões
físicas, alcançando dimensões simbólicas e sociais. A reflexão propõe repensar as
práticas e políticas institucionais, defendendo uma inclusão que seja efetiva e respeite
as singularidades de cada estudante. A escrita assume também um caráter político e
de autoafirmação, buscando inspirar e sensibilizar para a construção de uma
universidade verdadeiramente plural e acessível.
Descrição
Palavras-chave
Deficiência intelectual, Inclusão, Encobrimento, Autoanálise, Permanência Acadêmica
Citação
Velder Costa Lima. Esboço de autoanálise – possibilidades e desafios de inclusão para um estudante PCD no ensino superior. 39 f. 2025. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantinópolis - TO.