Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim

URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/83

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática e congrega em seu quadro: servidores e docentes doutores efetivos da Universidade Federal do Norte do Tocantins que se proponham a atuar na formação acadêmica – nível Mestrado – de mestrandos nas áreas de Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Educação e desenvolver estudos e pesquisas no campo da Área de Ensino de Ciências e Matemática

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO COLÉGIO ESTADUAL DOM ORIONE (1986-1991)
    (2024-09-20) MACHADO, Francisco Araujo
    This research conducted an analysis of the knowledge required to teach mathematics in the training course for technical teachers in primary education, offered by Colégio Dom Orione in Tocantinópolis. The study was based on the following problem: what knowledge required to teach mathematics, associated with the knowledge required to teach mathematics, is present in the training of technical teachers in primary education, at Escola Dom Orione, between 1986 and 1991? Thus, the research seeks to understand the transformations of professional knowledge required to teach mathematics in the training of technical teachers in primary education, at Escola Dom Orione, between 1986 and 1991. The study was based on the documents that created and authorized the course and the class diaries filled out by the teachers. To develop this research, research analysis was used, from the perspective of a qualitative approach in the field of the history of mathematics education, focusing on the methodological approaches adopted. A study was conducted focusing on the knowledge to teach, carried out by the teacher trainers of the time. These records were found in class diaries and guiding documents of the Course, aiming at the relationship between know-how and practice in the classroom, seeking to understand the aspects of the knowledge to teach, developed mainly in past times. For this, it was previously analyzed how the teaching process developed during the period in which the course was offered. The results indicate that the methodological development adopted in the Course, observed through the documents used in the research, articulates knowledge to teach with knowledge to teach in the classes of the subject Didactics of Mathematics.
  • Item
    Saberes para ensinar matemática na formação de professores primários no Colégio Dom Orione (1986-1991)
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) MACHADO, Francisco Araujo
    Nesta pesquisa foi realizada uma análise dos saberes para ensinar Matemática no curso de formação de professores técnicos em magistério de 1º grau, ofertado pelo Colégio Dom Orione em Tocantinópolis. Constituída por meio do seguinte problema: quais saberes para ensinar Matemática, associados aos saberes a ensinar Matemática, estão presentes na formação de professores técnicos em Magistério de 1º grau, na Escola Dom Orione, entre os anos de 1986 e 1991? Dessa forma, a pesquisa visou compreender as transformações dos saberes profissionais para o ensino da Matemática presentes na formação de professores técnico em magistério de 1º grau, na Escola Dom Orione, entre os anos de 1986 e 1991. Utilizando como base para o estudo os documentos de criação e autorização do curso e os diários de classe preenchido pelos professores. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada a análise de pesquisa, sob o aspecto de uma abordagem qualitativa no campo da história da educação Matemática, com foco nas vertentes metodológicas adotadas, foi promovido um estudo com enfoque no saber para ensinar, realizados pelos professores formadores da época. Estes registros foram encontrados em diários de classe e documentos norteadores do Curso, objetivando na relação do saber fazer com a prática na sala de aula, buscando compreender os aspectos do saber para ensinar, desenvolvido, sobretudo em épocas passadas, para isso analisou-se previamente como se desenvolveu o processo de ensino durante o período em que o curso foi ofertado. Os resultados apontam que o desenvolvimento metodológico adotado no Curso, observado por meio dos documentos utilizados na pesquisa, articulam saberes a ensinar com os saberes para ensinar nas aulas da disciplina Didática da Matemática.