Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLLIT
URI permanente para esta coleçãohttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/81
O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Câmpus de Araguaína — nota “5” na Avaliação Quadrienal Capes 2017 – 2020 —, tem fundamental importância na formação e qualificação de professores e pesquisadores do ensino superior no Norte/Nordeste do Brasil.
O programa oferece cursos de mestrado e doutorado em uma única área de concentração: “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, organizada em quatro linhas de pesquisa: Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação; Ensino de literatura e letramento literário; Práticas discursivas em contextos de formação; Linguística aplicada a contextos de formação.
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A literatura de testemunho no Ensino Médio: perspectivas para o letramento literário do aluno e formação do leitor.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) PEDROSA, Gláucia Peixoto.A presente dissertação possui como objetivo geral contribuir para o Letramento literário, por meio da Literatura de Testemunho, visando à formação de um leitor crítico, ético, capaz de reconhecer e posicionar-se frente aos discursos de ódio. O estudo teve como foco a inserção da Literatura de Testemunho, em sala de aula do ensino médio, através da leitura do livro O Diário de Anne Frank. Sendo orientado pelos pressupostos teóricos do Letramento Literário, aplicados conforme a metodologia dos círculos de leitura em sala de aula, apontados por Cosson (2023). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Araguaína, região norte do Tocantins, entre novembro e dezembro de 2023 e contempla o Campo Artístico da BNCC. Os estudos foram operacionalizados segundo os pressupostos da pesquisa- ação, de natureza qualitativa, e embasam-se nas contribuições teóricas de Seligmann-Silva (2002, 2003, 2008, 2022), Marco (2004), Ginzburg (2008), Cosson (2009), Paulino (2004), Soares (2007, 2009) Freire (1987, 1989, 1997), Zilberman (2008), além dos direcionamentos oficiais da BNCC (Brasil, 2018), entre outras diretrizes. Nossos estudos indicaram que, em detrimento de sua gênese ambientada na representação de eventos reais, a Literatura de Testemunho possui eficácia no ensino de literatura, isso em práticas pedagógicas capazes de conectar o contexto de produção da obra às experiências pessoais e sociais dos discentes.Item (Re)leituras entre ensino de literatura e cinema: Formação docente e discente a partir do recurso audiovisual nas escolas públicas do Tocantins(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARROS, Cristiano AlvesO presente trabalho é a materialização de alguns estudos metodológicos e certas propostas práticas a partir das interações e especificidades sobre a relação entre literatura e cinema. No caso, aprofundamos tais diálogos e releituras a partir dessas artes e como esses objetos artístico textuais se contextualizam no ambiente e processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizamos aqui as leituras de autores como Barthes (2008), Benjamim (1994), Deleuze (1985), Jakobson (2007), Josef (2004), Stam (2008) e Yunes (2013), entre outros pesquisadores que tematizam sobre dados aspectos característicos e diferenciais entre as obras literárias e suas respectivas versões fílmicas. Além disso, buscamos também outros pressupostos teóricos que problematizam o uso do cinema dentro do contexto de ensino e escolarização em sala de aula. Neste caso, aqui referenciamos autores como Bergala (2008), Bernardet (2000), Napolitano (2003) e Silva (2007), que aprofundam e destacam o conteúdo audiovisual enquanto recurso didático e amplo sobre os mais diferentes temas e metodologias. Por fim, apresentamos também neste trabalho um detalhamento prático sobre algumas ações e projetos desenvolvidos a partir do tema, desde a elaboração de um curso formativo voltado para professores da rede pública de ensino até mesmo a proposta de oficinas e minicursos na escola e na Universidade juntamente com os alunos na cidade de Araguaína-TO. Neste caso, evidenciamos e detalhamos aqui a experiência e recepção por parte dos participantes durante o projeto de extensão, como também, as percepções após as atividades realizadas durante o ano de 2021 e 2022. Tais relatos e diálogos com alunos e professores foram de suma importância para a condução e novos direcionamentos da dita pesquisa no que tange sobre o tema. Sendo assim, esperamos com esse trabalho contribuir significativamente na formação prática de discentes e docentes que utilizam dos recursos audiovisuais em sala de aula, como também, articular e ampliar novas leituras a partir da relação entre literatura e cinema em sala de aula na contemporaneidade.Item Tinha uma pandemia no meio do caminho: uma investigação sobre as manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio da Escola Técnica Federal de Araguatins-TO(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) NEVES, Jader Luiz Gama dasEsta tese apresenta pesquisa de doutorado a respeito das manifestações emocionais dos estudantes de ensino médio de escola técnica federal situada em Araguatins-TO durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é investigar se o ensino remoto ofertado aos estudantes de ensino médio da escola técnica federal de Araguatins-TO durante a pandemia de Covid-19 influenciou na manifestação de emoções negativas. Os objetivos específicos são i) analisar as tecnologias utilizadas pelos estudantes do ensino médio da escola técnica federal durante o ensino remoto – plataforma Google Classroom, aplicativo de conversa e outros – e sua influência no aprendizado durante o ensino remoto; ii) observar como ocorreu o aprendizado de Língua Inglesa durante o ensino remoto, contando com o uso das TICs sendo material de apoio; iii) classificar as emoções estudantis de acordo com as declarações dos participantes da pesquisa, levando em conta a descrição das respostas registradas em questionários e entrevista; iv) compreender como o trabalho com as habilidades socioemocionais sugeridas na BNCC podem auxiliar no trato das emoções estudantis. A pergunta norteadora da tese é: O ensino remoto ocasionou o surgimento de emoções negativas nos estudantes no processo de ensino/aprendizado de Língua Inglesa e isso, de fato, afetou o aprendizado individual desses estudantes? A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: dois questionários semiabertos e uma entrevista, todos aplicados para estudantes de ensino médio do curso técnico em Agropecuária e curso técnico em Redes de Computadores. Para o processo de análise de dados foi escolhida a análise de conteúdo, de Bardin (2011). Dando suporte teórico a esta tese tivemos autores de áreas diversas, entre eles: Bakhtin (2000); Mignolo (2018), Pennycook, (2006), Rojo (2013), Vigotski (2010). Os resultados nos permitiram inferir que o ensino remoto, assim como a pandemia de Covid-19, ocasionou emoções negativas nos estudantes.