Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLLIT

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O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Câmpus de Araguaína — nota “5” na Avaliação Quadrienal Capes 2017 – 2020 —, tem fundamental importância na formação e qualificação de professores e pesquisadores do ensino superior no Norte/Nordeste do Brasil. O programa oferece cursos de mestrado e doutorado em uma única área de concentração: “Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura”, organizada em quatro linhas de pesquisa: Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação; Ensino de literatura e letramento literário; Práticas discursivas em contextos de formação; Linguística aplicada a contextos de formação.

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    UTILIZAÇÃO DA FARINHA DE BANANA E FOLHA DE Moringa oleífera COMO ADITIVO EM RAÇÕES PARA FRANGO DE CRESCIMENTO LENTO
    (2024) Silva; Laudinete Ferreira da
    O objetivo do estudo foi avaliar a utilização da farinha de banana e folha de moringa (Moringa oleífera) no desempenho inicial e saúde intestinal de frangos de crescimento lento. Foram realizados dois experimentos. O primeiro ensaio determinou os valores nutricionais da mistura de banana + folha de moringa, e os coeficientes de metabolizabilidade aparente da matéria seca (CMMS), proteína bruta (CMPB), energia bruta (CMEB), fibra em detergente neutro (CMFDN) e Fibra em detergente ácido (CMFDA), energia metabolizável aparente (EMA) e energia metabolizável corrigida para o balanço de nitrogênio (EMAn), das rações basal e experimental. Foram utilizadas 126 aves, lote misto, da linhagem pescoço pelado vermelho, com 21 dias de idade. O período experimental foi de sete dias, sendo quatro de adaptação e três de coleta total de excretas. Ao final do período experimental foram contabilizados o consumo de ração e a produção total de excretas. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos (T1: Basal; T2: 10% de inclusão; T3: 20% de inclusão), seis repetições e sete aves por unidade experimental. O segundo ensaio avaliou a inclusão da farinha de banana com folha de moringa em dietas de frangos de crescimento lento de um a 30 dias de idade e o seu efeito sobre o desempenho e a saúde intestinal das aves. Foram utilizadas 205 aves, lote misto, pescoço pelado vermelho, com um dia de idade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos (1,50; 3,0; 4,50; 6,0% de inclusão da mistura), cinco repetições e dez aves por unidade experimental. Cinco aves foram abatidas no primeiro dia do experimento para coleta de parte do intestino para realização das análises microbiológicas para identificação de Salmonella spp., Listeria spp e Escherichia coli, no fim do experimento aos 30 dias, 20 animais foram abatidos para coleta dos órgãos linfóides, baço e bursa de Fabricius e parte do intestino para realização das mesmas análises executadas no dia 1. No experimento I, a farinha de banana com folha de moringa apresentou valores para CMMS, CMPB, CMEB e CMFDN, CMFDA de 59,59%, 41,72%, 69,81%, 30,18% e 51,84% da ração com 10% e 53,40%, 20,76%, 62,27%, 31,38%, 41,01% da ração com 20% de inclusão. E EMA, EMAn com 10% foram 2848 Kcal/kg e 2557 Kcal/kg, e com 20% foram 2695Kcal/kg e 2440 Kcal/kg respectivamente. No experimento II, os níveis crescentes de inclusão da farinha de banana com folha de moringa não influenciaram (p>0,05) o consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar, peso final aos 30 dias, peso de baço e Bursa, foram encontradas presença de Escherichia coli stx2 (STEC) nas aves abatidas com um e 30 dias de idade, e presenças de Salmonella spp. para as aves abatidas aos 30 dias. A inclusão da farinha de banana e folhas de moringa pode ser utilizada até o nível de 6% em dietas de frangos de crescimento lento de um aos 30 dias de idade, sem afetar o desempenho dos animais. A aplicabilidade correta do produto também contribui para a redução dos custos de produção, devido ao longo tempo de produção das aves criadas em sistemas alternativos.
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    Uma análise do atendimento educacional a alunos imigrantes venezuelanos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) CRUZ, Lisbeth Cabral Barbosa
    Esta dissertação tem como objetivo examinar o acolhimento e a integração dos alunos imigrantes venezuelanos na escola pública municipal de Araguaína – Tocantins, identificando desafios e estratégias pedagógicas utilizados para facilitar a inclusão e o sucesso acadêmico. A pesquisa foi bibliográfica e de campo e adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, proporcionando uma compreensão detalhada das experiências dos participantes no ambiente escolar. O público-alvo incluiu professores e coordenadores das séries iniciais do Ensino Fundamental, diretamente envolvidos com os alunos imigrantes. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados como observação participante, análise documental e aplicação de questionário semiestruturado com perguntas fechadas. A coleta de dados ocorreu ao longo de sete meses, de setembro de 2023 a março de 2024. Os resultados indicaram que, embora a escola tenha desenvolvido diversas estratégias para integrar os alunos venezuelanos, ainda enfrenta desafios significativos relacionados a barreiras linguísticas, adaptação cultural e recursos pedagógicos limitados. Os professores desempenham um papel essencial na implementação de práticas inclusivas, mas necessitam de mais apoio e formação específica. Os coordenadores pedagógicos destacaram a importância de políticas educacionais mais robustas e maior colaboração entre a escola e as famílias dos alunos imigrantes. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há um compromisso significativo da escola em promover a inclusão e o sucesso acadêmico dos alunos imigrantes venezuelanos. As discussões incluem programas de formação continuada para professores, desenvolvimento de materiais didáticos bilíngues e iniciativas que fortaleçam a relação escola-comunidade. Este estudo contribui para a compreensão das práticas e desafios da educação inclusiva em contextos de migração, oferecendo insights valiosos para a melhoria das políticas e práticas educacionais.
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    A presença das Marcas de Oralidade e os Elementos Composicionais nas Histórias em Quadrinhos para construção de sentidos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) ERREIRA, Leane da Silva
    Neste trabalho, objetiva-se analisar como se constitui o gênero textual história em quadrinhos (HQ) que, apesar de ser um texto escrito, possui marcas de oralidade, como se simulasse uma conversação cotidiana. Além disso, a pesquisa se dedica também à identificação e à análise de outros aspectos composicionais específicos desse gênero, que extrapolam o que convencionamos chamar de uso linguístico, como o emprego de requadros, balões e outras diferentes imagens que, nos quadrinhos, exigem a atenção do leitor em busca do sentido. O presente trabalho fundamenta-se nas teorias da Análise da Conversação e da Linguística Textual e, além disso, também dialoga com teóricos que se debruçam especificamente ao estudo do gênero histórias em quadrinhos. Para isso, propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, que tem como característica principal o foco na compreensão, no contexto e na subjetividade. Em busca de alcançar o objetivo proposto, o corpus de análise selecionado contém três diferentes histórias em quadrinhos. A primeira é mais tradicional e antiga no cenário brasileiro, o Zé Carioca; a segunda é uma adaptação de texto literário, Os Miseráveis; e a terceira, representa os super-heróis, O Homem Aranha. Por fim, apresentam-se os resultados que apontam que os elementos constitutivos das HQs, dentre eles a simulação de oralidade, inferem sentidos à narrativa e, portanto, precisam ser percebidos pelos leitores para uma maior experiência na construção de sentidos.
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    A Didatização do texto literário: um estudo sobre como ler Fernando Pessoa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jeane Aparecida Martins Dos
    A transposição didática é um mecanismo que rege o processo de transformação do conhecimento científico e das práticas sociais de leitura e escrita em objeto de ensino. Assim, esses saberes são selecionados, modificados e distribuídos no tempo curricular, mantendo uma semelhança com a ideia original presente em seu contexto de pesquisa, porém adquire outros significados, próprios da instituição escolar. Tendo isso em vista, pretende-se neste trabalho lançar um olhar sobre a didatização do texto literário, sobretudo, o tratamento didático-editorial dispensado à poesia em livros paradidáticos da coleção Como Ler publicados pela Editora Scipione no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Dada a amplitude desse percurso, pareceu-nos inviável uma apresentação geral de toda a coleção. Dessa forma, selecionou-se um corpus de algum modo representativo dedicado à poesia do escritor português Fernando Pessoa. Em sua 4ª edição, o livro objeto de análise neste estudo foi organizado por José de Nicola e Ulisses Infante e publicado pela editora Scipione em 1993, trazendo como título Como Ler Fernando Pessoa. Tendo como objeto o processo de didatização do texto literário, o que se pretende é, sobretudo, analisar como o referido volume estabelece os protocolos de leitura, bem como propõe o estudo e o aprofundamento neste escritor, sugerindo a função de especializar sobre um assunto a partir da seleção crítica e representativa dos textos literários. Como fundamentação teórica a pesquisa ancorou em Soares (2011); Chevallard (2013); Mello (2019) (2011); Lajolo (1982, 1993, 1996); Cosson (2011, 2021); Mortatti (2018); Bordini e Aguiar (1993); Colomer (2007); Zilberman (2008, 2012); Perrone-Moisés (2016); Dalvi (2011, 2016), entre outros que fazem parte das referências bibliográficas desta pesquisa. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Como alguns resultados, apontamos que em um dado momento histórico a coleção democratizou o acesso a bons autores e bons textos, repercutindo na formação cultural e educacional de uma geração de leitores. Ademais, pelo modo como o volume didatizou e comentou os poemas de Fernando Pessoa reforça a percepção da relação desse material com a imprensa pedagógica em que os modos de ler é orientado de fora, utilizando-se de comentários e notas como dispositivos de controle do sentido do texto, destacando, sobremaneira, os elementos biográficos, históricos bem como o estilo de época e dos autores dos textos, conferindo aos elementos poéticos um estatuto menor.
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    Proposta interventiva para estudantes com defasagem na alfabetização e letramento por meio da literatura infantil
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SILVA, Andreia Batista da
    Promulgada em 1988, a Constituição Federal (CF) assegura direitos fundamentais, incluindo direito à educação. No entanto, a realidade educacional no Brasil ainda apresenta desafios, como baixos índices de alfabetização e a dificuldade de muitos alunos em acompanhar o currículo escolar. Diante deste cenário, este estudo buscou analisar a defasagem na alfabetização e letramento de alunos, sobretudo no período pós-pandemia, com o intuito de propor uma reflexão sobre as razões que levaram alguns alunos a chegarem ao 5o ano do Ensino Fundamental I com o processo de alfabetização não consolidado. Mediante o contexto surge o seguinte questionamento: Como a utilização de Literatura Infantil pode contribuir para a superação das defasagens de aprendizagem e letramento em estudantes do Ensino Fundamental? Ancorado no contexto dos ciclos de aprendizagem da rede municipal de ensino de Araguaína-Tocantins, ensejamos apreender, ainda, acerca da formação do leitor literário mediante alfabetização e letramento, bem como apresentar algumas propostas interventivas ancoradas na Literatura Infantil a fim de promover a recomposição desses alunos. Sendo assim, o objetivo geral é apresentar proposta interventiva por meio da Literatura Infantil com o intuito de melhorar as habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam defasagem de aprendizagem. Tendo por objetivos específicos: identificar o nível atual de alfabetização e letramento dos estudantes; selecionar obras de literatura infantil apropriadas à faixa etária e contexto social; elaborar atividades e projetos de leitura e escrita interativas envolvendo literatura, bem como estimular a formação de hábitos de leitura. No conjunto dessas escolhas, priorizamos a pesquisa analítica de cunho propositivo por meio de uma metodologia qualitativa pautada no uso de referenciais bibliográficos. Para isso, foi feito uma análise da situação no período pós-pandemia da COVID-19, bem como um referencial bibliográfico sobre Literatura Infantil, alfabetização e letramento. Esse universo nos permitiu compreender a importância de propor sugestões didáticas que podem ser implementadas na prática com o intuito de promover mudanças positivas e impactantes no processo de recomposição de aprendizagem de alunos com defasagem de aprendizagem, trabalhando a Literatura Infantil para desenvolver a alfabetização e letramento. No decorrer do processo, constatamos a necessidade de transformação da prática pedagógica, com a inovação das aulas, com aplicação de projetos e o uso de recursos tecnológicos variados. Concluímos que as estratégias que utilizam a literatura infantil podem ser eficazes na resolução das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita dos estudantes de diversas formas, tais como: promover o interesse e motivação em leitura e escrita; o desenvolvimento de habilidades de compreensão; aprimoramento da escrita; a construção de vocabulário amplo e variado; a comunicação e o avanço no nível de leitura e letramento.
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    Percepção leitora de quem indica literatura: critérios usados para indicar obras literárias.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Josefa Rodrigues dos
    A presente dissertação tem como objetivo investigar como a lista de sugestões de leitura literária formulada por Antonio Fagundes é construída: parte ela de uma percepção individual, que combina influências de outras listas, e/ou articulam cânone e literatura de massa com o intuito de formar leitores críticos. Por meio de discussões que demandam compreender como se estabeleceu o papel do crítico literário, a partir da evolução da nomenclatura “crítico” — inicialmente relacionada aos gramáticos, cuja função era apenas aferir a fidedignidade dos textos — até tornar-se um profissional respeitado, capaz de apontar elementos fundamentais para a leitura e interpretação da literatura. Propõe-se problematizar se as sugestões de leitura emitidas por um crítico literário fazem parte de sua construção de sentido pessoal ou se visam apenas reafirmar a literatura consagrada, já canonizada. Discutem-se, ainda, os caminhos pelos quais a crítica literária se tornou essencial à literatura, considerando a perspectiva de que o texto literário não possui um sentido unívoco, mas, ao contrário, apresenta lacunas interpretativas. Nesse contexto, a crítica assume o papel de preencher esses vazios, emitindo pareceres que auxiliam na leitura e na construção de significados. A investigação se concentra nas listas de indicações de leitura, com o intuito de compreender de que forma as análises críticas contribuem para a recorrência de certos títulos nas listas de obras canônicas — aquelas consideradas clássicas por sua capacidade de nunca se esgotarem em uma única leitura. A pesquisa tem caráter bibliográfico e analisa, criticamente, o percurso histórico dos termos “crítica” e “cânone”, com base em um referencial teórico amplamente revisado. Os principais autores que fundamentam esta investigação são René Wellek (1970), Leyla Perrone-Moisés (1998), Roberto Acízelo (2011) e João Alexandre Barbosa (1996), no que se refere à crítica literária; e Harold Bloom (2001) e Italo Calvino (2021), no tocante ao cânone. Também é considerada a recorrência de determinados autores nas listas elaboradas por críticos, o que sugere que o cânone sofre poucas alterações, sobretudo quando se trata da literatura ocidental. O corpus analisado é a obra Tem um livro aqui que você vai gostar, de Antonio Fagundes. Observou-se que suas sugestões de leitura estão organizadas de maneira a atrair o leitor para determinados títulos, com base em comentários de caráter informal. Fagundes compartilha preferências pessoais, sem se aprofundar na análise textual, mas demonstra entusiasmo e paixão pelas obras que indica, o que acaba por cativar o público. Em alguns casos, ele contextualiza historicamente a obra ou seu autor, o que contribui para despertar o interesse do leitor. Seus comentários funcionam como um convite à leitura, especialmente por sua capacidade de transmitir, de forma acessível, o valor subjetivo que atribui às obras mencionadas.
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    A didatização do texto literário: um estudo sobre como ler Fernando Pessoa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Jeane Aparecida Martins dos
    A transposição didática é um mecanismo que rege o processo de transformação do conhecimento científico e das práticas sociais de leitura e escrita em objeto de ensino. Assim, esses saberes são selecionados, modificados e distribuídos no tempo curricular, mantendo uma semelhança com a ideia original presente em seu contexto de pesquisa, porém adquire outros significados, próprios da instituição escolar. Tendo isso em vista, pretende-se neste trabalho lançar um olhar sobre a didatização do texto literário, sobretudo, o tratamento didático-editorial dispensado à poesia em livros paradidáticos da coleção Como Ler publicados pela Editora Scipione no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Dada a amplitude desse percurso, pareceu-nos inviável uma apresentação geral de toda a coleção. Dessa forma, selecionou-se um corpus de algum modo representativo dedicado à poesia do escritor português Fernando Pessoa. Em sua 4a edição, o livro objeto de análise neste estudo foi organizado por José de Nicola e Ulisses Infante e publicado pela editora Scipione em 1993, trazendo como título Como Ler Fernando Pessoa. Tendo como objeto o processo de didatização do texto literário, o que se pretende é, sobretudo, analisar como o referido volume estabelece os protocolos de leitura, bem como propõe o estudo e o aprofundamento neste escritor, sugerindo a função de especializar sobre um assunto a partir da seleção crítica e representativa dos textos literários. Como fundamentação teórica a pesquisa ancorou em Soares (2011); Chevallard (2013); Mello (2019) (2011); Lajolo (1982, 1993, 1996); Cosson (2011, 2021); Mortatti (2018); Bordini e Aguiar (1993); Colomer (2007); Zilberman (2008, 2012); Perrone-Moisés (2016); Dalvi (2011, 2016), entre outros que fazem parte das referências bibliográficas desta pesquisa. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental. Como alguns resultados, apontamos que em um dado momento histórico a coleção democratizou o acesso a bons autores e bons textos, repercutindo na formação cultural e educacional de uma geração de leitores. Ademais, pelo modo como o volume didatizou e comentou os poemas de Fernando Pessoa reforça a percepção da relação desse material com a imprensa pedagógica em que os modos de ler é orientado de fora, utilizando-se de comentários e notas como dispositivos de controle do sentido do texto, destacando, sobremaneira, os elementos biográficos, históricos bem como o estilo de época e dos autores dos textos, conferindo aos elementos poéticos um estatuto menor.
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    Falar na escola: a oralidade em livros didáticos de Língua Portuguesa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) LIMA, Patricia Nogueira
    A oralidade é uma prática social fundamental para a comunicação e interação humana, que deve ser trabalhada e ensinada na escola, mesmo que os estudantes já cheguem ao ambiente escolar com habilidades de fala. Nesse contexto, a escola atua como espaço privilegiado para preparar os alunos no uso da língua em situações comunicativas, especialmente nas situações formais. A utilização de gêneros orais como objeto de ensino estimula reflexões sobre o uso e a função social da linguagem, contribuindo para práticas comunicativas mais eficazes. Esta dissertação tem como objetivo analisar como o eixo oralidade é abordado em duas edições do livro didático Singular & Plural - Leitura, Produção e Estudos de Linguagem, de 2015 e 2018, comparando as atividades propostas antes e depois da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O referencial teórico está centrado nos estudos da oralidade no campo especifico da Linguística Textual, ancorando-se em autores como Marcuschi (1997, 2003, 2007, 2010), Dionísio (2007), Fávero, Andrade e Aquino (2000), Ferreira (2024), Rojo (2006), Costa Filho (2004), Romanatto (2004), Apinagé, Santos e Leite (2020), Assis (2016), Mendes, Pessoa e Bunzen Júnior (2023), Batista (2016), entre outros, para fundamentar a análise sobre a oralidade, sua relação com a escrita e as competências propostas pela BNCC. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, realiza uma análise descritiva e interpretativa dos conteúdos relacionados à oralidade nas edições selecionadas. O corpus inclui trinta recortes de atividades que exploram gêneros orais, investigando as propostas didáticas para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral e a evolução dessa abordagem a partir da comparação entre as edições do livro didático, considerando as orientações das obras à luz dos PCN e da BNCC. Os resultados indicam mudanças significativas na abordagem da oralidade, com maior valorização na edição de 2018, alinhada às diretrizes da BNCC. Este trabalho reforça a importância de tratar a oralidade como um componente fundamental no ensino, reconhecendo sua autonomia e relevância como uma prática indispensável para o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos.
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    Análise da estrutura temática de textos dissertativo- argumentativos de estudantes do Ensino Médio sob a ótica da linguística sistêmico-funcional.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) OLIVEIRA, João Pedro Araújo de
    A produção textual, especialmente no formato dissertativo-argumentativo, é essencial para o aprimoramento das habilidades comunicativas dos alunos, constituindo uma competência crucial tanto para o ambiente acadêmico quanto para o mercado de trabalho. Neste contexto, o presente estudo examina a construção argumentativa no texto dissertativo-argumentativo, considerando a organização temática, em redações elaboradas por estudantes do ensino médio de uma escola pública do Tocantins que participaram do concurso Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. O objetivo da pesquisa é analisar de que modo o sistema da estrutura temática contribui para a construção de sentidos nos textos dissertativo-argumentativos, produzidos por estudantes da 3a série do Ensino Médio, no contexto do Concurso de Redação Jovem Senador. Com uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo baseia-se na Linguística Sistêmico-Funcional, conforme os trabalhos de Eggins (1994), Halliday (1985), Halliday e Matthiessen (2014), Halliday e Hasan (1985), Gouveia (2023) e Fuzer e Cabral (2014), cujas contribuições são fundamentais para a compreensão das relações entre linguagem e contexto. Sob essa perspectiva, a análise inclui: (i) identificação da estrutura temática da primeira oração de cada período textual; (ii) classificação dos tipos de Temas segundo os princípios da Metafunção Textual; e (iii) contagem dos diferentes tipos de Temas utilizados. Os resultados indicaram que os estudantes empregaram mecanismos coesivos básicos, como conjunções e grupos nominais, para conectar ideias e introduzir novos conceitos. No entanto, apresentaram dificuldades em estabelecer relações complexas entre os argumentos, o que resultou em organizações temáticas simples, comprometendo, em alguns casos, a unidade temática dos textos.
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    Do incipiente ao infindo: processo de formação do leitor rosiano, na 3ª série, do Ensino Médio
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) MOURÃO, Mônica Assunção
    Esta tese explora a formação de leitores, no ensino médio, por meio da análise de obras de Guimarães Rosa e sua integração com o livro didático. A pesquisa parte da premissa de que a literatura de Rosa, rica em linguagem e simbolismo, oferece uma experiência de leitura profunda que pode contribuir, significativamente, para o desenvolvimento da leitura crítica e reflexiva entre os estudantes. O principal objetivo é investigar como os textos de Guimarães Rosa podem ser utilizados de forma eficaz, em sala de aula, mediado pelo livro didático, para estimular a formação de leitores autônomos. A pesquisa também busca compreender as dificuldades que os estudantes enfrentam ao ler obras de alta complexidade literária e como podem ser superadas por práticas pedagógicas possíveis. A metodologia envolve uma análise bibliográfica além de examinar como a seleção de textos de Rosa, nos livros didáticos e no material apostilado, pode ser aprimorada para proporcionar uma leitura mais acessível e significativa, respeitando a riqueza da obra do autor. Os resultados mostram que a introdução de contos e trechos selecionados, de Guimarães Rosa, pode despertar o interesse dos estudantes pela literatura e desenvolver suas habilidades de interpretação. Contudo, a pesquisa também revela que muitos livros didáticos carecem de suporte pedagógico suficiente para guiá-los. Sendo assim, sugestões de atividades que promovam discussões, leituras guiadas e conexões com o cotidiano foram propostas como estratégias para melhorar essa formação.