Centro de Educação, Humanidades e Saúde - CEHS

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    Impacto do exercício aeróbico e de força na cognição de idosos com comprometimento cognitivo leve: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-12-12) Santos, Stênio Carvalho dos
    O objetivo deste estudo foi avaliar, por meio de revisão sistemática com meta-análise, os efeitos do exercício aeróbico e do exercício de força sobre a cognição global de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL). A busca foi conduzida nas bases PubMed/MEDLINE e Cochrane Library, seguindo as diretrizes PRISMA e com registro no PROSPERO. Foram incluídos dez ensaios clínicos randomizados, dos quais sete compuseram a meta-análise. Os resultados indicam que tanto o exercício aeróbico quanto o exercício de força promovem melhorias significativas na cognição global e na função executiva, embora os efeitos sobre a memória tenham sido mais consistentes nas intervenções aeróbicas. A meta-análise apontou um efeito global significativo (g = 0,60; p = 0,018), mas com heterogeneidade elevada (I2 = 72,6%) e intervalo de predição cruzando o zero, sugerindo variabilidade substancial entre os estudos. Conclui-se que o exercício físico apresenta potencial terapêutico para o CCL, embora a generalização dos achados exija cautela devido às limitações metodológicas observadas.
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    Relação entre o índice de massa corporal (imc) e os níveis de força muscular em adolescentes escolares
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-12-12) SILVA, MÁRCIO SOUSA E
    O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e os níveis de força de preensão manual (FPM) em adolescentes do ensino médio. Participaram 93 adolescentes de uma escola estadual do Tocantins, sendo 58 do sexo masculino e 35 do sexo feminino, com idades entre 14 e 18 anos. A massa corporal e a estatura foram medidas para cálculo do IMC, enquanto a força de preensão manual foi avaliada por meio de dinamômetro, considerando-se a melhor medida de duas tentativas. Foram analisadas a força absoluta (kgf) e relativa (kgf/kg) em relação ao peso corporal. Os dados foram analisados por estatística descritiva, teste t de Student e correlação de Pearson. Os resultados mostraram diferença significativa na força entre os sexos, com os meninos apresentando maiores valores de força absoluta (41,08 ± 8,52 kgf) e relativa (0,68 ± 0,12 kgf/kg) em comparação às meninas (21,60 ± 4,37 kgf e 0,48 ± 0,08 kgf/kg, respectivamente), enquanto o IMC médio foi semelhante entre os grupos. Houve associação positiva significativa entre IMC e FPM absoluta (r = 0,295; p = 0,005), mas a correlação com a força relativa não foi significativa (r = 0,128; p = 0,214). Conclui-se que o IMC apresenta relação significativa com a força absoluta, mas não com a força relativa, indicando que o peso corporal influencia o desempenho muscular, mas que a avaliação funcional deve considerar medidas ajustadas ao peso. Estes achados reforçam a importância de incorporar avaliações de força absoluta e relativa em programas de Educação Física escolar, considerando diferenças entre sexos, para um acompanhamento mais preciso da aptidão física dos adolescentes.
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    O impacto do jogo the last of us nas emoções dos jogadores
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-12-12) Torres, Vitória Andrade Santina
    Este estudo analisou o impacto emocional do jogo The Last of Us na experiência dos jogadores, investigando como elementos narrativos e interativos despertam sentimentos durante a gameplay. A pesquisa apresenta um breve panorama da evolução dos jogos eletrônicos e sua transformação em produções com enredos complexos e forte carga emocional. O objetivo foi identificar as emoções predominantes nos jogadores durante The Last of Us Part I e Part II e compreender suas causas. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando um questionário com 26 perguntas aplicado a seis participantes. As respostas revelaram emoções como tristeza, empatia, apego, raiva, admiração e frustração, sendo a tristeza a mais recorrente, especialmente em cenas de perda e dilemas morais envolvendo Joel, Ellie e Abby. Conclui-se que o jogo ultrapassa o entretenimento, promovendo reflexões sobre ética, empatia e relações humanas.
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    Esboço de autoanálise – possibilidades e desafios de inclusão para um estudante PCD no ensino superior
    (2025-09-22) Lima, Velder Costa
    Este trabalho apresenta uma análise autobiográfica da vivência de uma pessoa com deficiência intelectual no ambiente universitário, explorando os desafios de acesso, permanência e reconhecimento no ensino superior. Essa tarefa é realizada à medida que é desenvolvido o objetivo geral de pesquisa do autor, que observa como ao longo da história de vida acadêmica, em estratégias de defesa e afirmação pessoal, como ele ocultou ou mobilizou a deficiência intellectual. A ferramenta metodológica utilizada é a autoanálise biográfica (Bourdieu). A narrativa em primeira pessoa é articulada com conceitos teóricos como encobrimento (Goffman), capital cultural e habitus (Bourdieu), permitindo compreender como as barreiras acadêmicas vão além das questões físicas, alcançando dimensões simbólicas e sociais. A reflexão propõe repensar as práticas e políticas institucionais, defendendo uma inclusão que seja efetiva e respeite as singularidades de cada estudante. A escrita assume também um caráter político e de autoafirmação, buscando inspirar e sensibilizar para a construção de uma universidade verdadeiramente plural e acessível.
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    A inclusão de estudantes da comunidade LGBTQIAPN+ nas aulas de Educação Física
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-09-22) Oliveira, Mariana Moreira Dias
    O objetivo geral deste estudo foi investigar se há Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sobre a inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ na Educação Física Escolar desenvolvidos nos cursos de Educação Física do Estado do Tocantins. Utilizou-se pesquisa bibliográfica com levantamento em repositórios de Instituições de Educação Superior, públicas e privadas, que ofertam cursos presenciais de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Foram recolhidos 10 (dez) publicações, sendo nove TCCs e uma Dissertação que versavam sobre gênero e Educação Física. As pesquisas demonstram a existência de práticas pedagógicas sexistas nas aulas de Educação Física: os esportes são associados aos meninos e a dança às meninas; que o tema gênero e sexualidade é pouco abordado nos cursos de formação de professores e nas aulas de Educação Física na Educação Básica; que há poucos estudos sobre a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+, evidenciando a necessidade de estudos e de uma abordagem pedagógica mais inclusiva. Conclui-se que os estudos sobre o tema são limitados e demanda-se mais pesquisas e práticas que promovam equidade e diversidade no ambiente escolar.
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    Contribuições do Programa de Apoio À Parentalidade na Universidade (PAPU) para as famílias universitárias: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-09-22) Silva, Evânia Pereira da
    A supervisão parental ou as atividades de cuidado com as crianças em diferentes configurações familiares (heteroparentais, homoparentais, monoparentais, avós e netos, famílias indígenas, quilombolas, dentre outras) promovem a sua sobrevivência e a manutenção da espécie humana. Construções históricas e culturais de gênero nas sociedades ocidentais promovem a Divisão Sexual do Trabalho delegando as atividades de cuidado às mulheres que assumem o desafio de conciliar a maternidade com a formação profissional e sua inserção no mercado de trabalho. O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato das experiências ocorridas no Programa de Apoio à Parentalidade na Universidade (PAPU) desenvolvido na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT no Centro Universitário de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), localizado no Município de Tocantinópolis, durante o ano de 2023. Para responder os objetivos, utilizou-se as experiências pessoais como mãe estudante na Educação Básica e Superior, além das experiências como monitora brincante no PAPU CEHS, no ano de 2023, como fonte de pesquisa. O relato de experiência é um tipo de produção de conhecimento, onde o texto trata de uma vivência acadêmica e/ou profissional em um dos pilares da formação universitária (ensino, pesquisa e extensão), cuja característica principal é a descrição da intervenção. As experiências como mãe estudante na Educação Básica e Superior revelam a necessidade de políticas de apoio à maternidade estudantil: licença maternidade estudantil; horários de aula flexíveis; abono de faltas quando filhos estão doentes; estrutura física como brinquedotecas, espaço de amamentação, banheiro família com fraldário e sanitários infantis; permissão para as mães levarem suas crianças no transporte universitário, dentre outras. Ser mãe e estudante exige resiliência, organização e uma rede de apoio que nem sempre está disponível. A vivência como mãe estudante demonstra que a permanência na Escola ou na Universidade se torna um ato de resistência. As experiências como monitora evidenciam que o PAPU traz contribuições para a formação dos monitores brincantes, para as crianças acolhidas e para as famílias universitárias. A monitoria permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação em Pedagogia, refletindo sobre as teorias educacionais; permitiu desenvolver pesquisas e extensão, fortalecendo o compromisso com a educação humanizada. Atuando com crianças em atividades lúdico-pedagógicas, foi possível perceber como as brincadeiras e o brincar é uma linguagem potente de aprendizado, capaz de estimular o desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial. Para as famílias universitárias, o PAPU contribuiu com o cuidado e o bem-estar dos seus filhos, enquanto desenvolviam as atividades acadêmicas. Conclui-se que as vivências como mãe estudante e monitora brincante foram experiências desafiadoras e formativas, contribuindo, significativamente, para a construção de uma identidade profissional mais consciente, crítica e engajada na transformação da realidade social.
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    Educação Física e interdisciplinaridade: Estudo sobre as possibilidades pedagógicas
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-06-06) Silva, Manoel Messias Sousa
    O presente artigo retrata sobre as práticas pedagógicas da Educação Física relacionadas à interdisciplinaridade e suas possíveis contribuições para a aproximação com as outras disciplinas que compõem a grade curricular. A escolha desse tema, tem o olhar e a percepção de como a escola afeta o desempenho do aluno através de sua abordagem de ensino em que coloca em diálogos os conteúdos, facilitando e conectando os saberes que ali são passados a cada aluno. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo geral, compreender o papel da interdisciplinaridade dentro da educação física, o que leva a pensar como a escola tem incluído e adaptado a interdisciplinaridade na Educação Física. Esta pesquisa é de cunho bibliográfica qualitativa, realizada por meio de leituras de artigos, revistas, livros e textos, possibilitando dessa maneira conhecer os conceitos e processos interdisciplinares. O estudo procurou suscitar um olhar mais atento para a união e coletividade das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, com o intuito de mostrar que é possível trabalhar e ter melhores resultados através da interatividade. Buscou-se respaldar-se teoricamente em autores que possibilitam caminhos com o propósito de vislumbrar a interdisciplinaridade como alternativa viável ao processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, esse é um trabalho que busca refletir como a interdisciplinaridade afeta o desenvolvimento do aluno quando faz o diálogo com outras matérias escolares.
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    Inserção e permanência de professores homens na educação infantil: um estudo em Tocantinópolis
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-06-06) Pereira, Mirian Silva Sousa de Brito
    Esta pesquisa tem como tema a inserção e permanência de professores do sexo masculino na Educação Infantil. O objetivo geral foi identificar as trajetórias profissionais desses docentes nas etapas da Creche (Berçário, Maternal I e II) e da Pré-escola (Jardim I e II). Os objetivos específicos consistiram em: investigar a inserção de professores homens na Creche e na Pré-escola de Tocantinópolis, seja na docência, em funções de gestão ou administrativas; analisar como se dá a permanência e a progressão desses profissionais na carreira educacional do município; identificar os desafios enfrentados pelos professores na Educação Infantil; e avaliar o impacto da presença ou ausência masculina nesses espaços escolares. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. A etapa de campo incluiu o mapeamento de profissionais do sexo masculino em duas creches e três pré-escolas da cidade. No ano de 2023, constatou-se que apenas um professor atuava regendo uma turma de Jardim II, enquanto outros profissionais homens estavam alocados em funções administrativas, como auxiliares de serviços gerais ou vigilantes. Os resultados indicam que há uma divisão sexual do trabalho, que associa às mulheres o papel de educar e cuidar na Educação Infantil, o que contribui para a baixa inserção e permanência de homens nesse segmento da educação.
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    As transformações socioambientais da região do Ribeirão Manso: memórias e afetividades com a natureza
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Silva, Iolanda Pereira Luiz
    Este trabalho apresenta um estudo sobre as transformações ambientais e socioeconômicas no povoado Ribeirão Manso, localizado no município de Angico, no estado do Tocantins. Com uma população estimada em 84 habitantes, o povoado integra a região do Bico do Papagaio, situada no extremo norte do estado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os impactos ambientais causados pelo desmatamento, na região do Ribeirão Manso por meio das memórias da comunidade local, explorando as experiências vivenciadas pelos moradores ao longo dos anos. Para isso, foram realizadas entrevistas com os habitantes da região, permitindo a construção de um panorama sobre as transformações ambientais e sociais ocorridas nas últimas décadas. Os relatos evidenciam que as mudanças na região, impulsionadas pelas ações humanas, como agropecuárias, atividades agrícolas têm provocado impactos ambientais significativos, como a degradação da vegetação nativa e a instabilidade do solo. A paisagem local sofreu modificações visíveis e aceleradas, como o assoreamento do córrego, a poluição do ar, a perda da biodiversidade, a extinção das espécies silvestres, afetando diretamente a vida da população e a sustentabilidade do meio ambiente. Nesse contexto, este estudo busca compreender a realidade do povoado a partir da perspectiva de seus habitantes, cujas memórias refletem as transformações socioambientais que remodelaram a região. As entrevistas revelam um rico repertório de lembranças sobre um ambiente que, ao longo do tempo, foi alterado pelas práticas humanas, evidenciando a necessidade de medidas para a preservação e recuperação dos recursos naturais.
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    Retenção do recreio escolar e outras estratégias de castigo escolar: uma educação não punitivista é possível?
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Saraiva, Silviane da Cruz
    Que o recreio faz parte do cotidiano do aluno, é sabido há bastante tempo por toda e qualquer pessoa, ainda que ela não tenha desfrutado desse doce momento. Para além dos aspectos de contribuição ao desenvolvimento e a saúde, o recreio também tem uma dimensão de recreação, lazer e divertimento, o que contrasta com cotidiano escolar que, em geral, têm um caráter mais sério e disciplinar, negligenciando e/ou restringindo os espaços e tempos para o livre brincar.. Considerando que a aplicação do castigo escolar, que inclui a retenção do recreio escolar, ainda é uma realidade na sociedade brasileira, apesar das divergentes opiniões, o problema que moveu esta pesquisa foi: como que a retenção do recreio escolar e outras formas de castigo escolar tem sido abordada e comunicada em jornais digitais? Trata-se de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, que se insere no campo da Pesquisa em Educação, valendo-se tanto da abordagem quantitativa quanto qualitativa. Foi desenvolvida tendo como material de análise matérias de jornais sobre castigo escolar disponíveis na internet.A organização dos dados nos conduziu a dois grandes agrupamentos, evidenciando que tais matérias se apresentam como notícias de casos, geralmente pontuais, ou matérias reflexivas, que problematizam a questão da aplicação e uso dos castigos escolares. A análise dessas matérias selecionadas nos possibilitou perceber que a grande maioria dos casos nelas relatados são acontecimentos negativos, envolvendo situações de violência contra as crianças. As matérias reflexivas, por sua vez, são majoritariamente argumentos e dados contra a aplicação de castigos nas escolas. Tal dados nos permite perceber que no campo teórico, parece haver um consenso de que os castigos e punições são maléficos para o desenvolvimento das crianças, no entanto, na prática escolar eles ainda acontecem. Diante dos aspectos analisados ao longo desta pesquisa, pode-se perceber que o castigo escolar em si é uma temática recente e ainda pouco explorada e quando se trata das práticas de retenção/suspensão do lazer e prazer como práticas de castigo escolar a questão está ainda menos posta para ser debatida.