Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT

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A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.

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Resultados da Pesquisa

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    Tecnologias Digitais na Comunidade Quilombola Dona Juscelina em Muricilândia - TO: transformações culturais – 2015 a 2022
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) SANTOS, Wagner Silva
    Nesta dissertação analisamos a relação entre as tecnologias digitais e as tradições ancestrais africanas na Comunidade Dona Juscelina. Os objetivos desta pesquisa são. Analisar o impacto das Tecnologias Digitais na Comunidade Quilombola Dona Juscelina, em Muricilândia - TO, no período de 2015 a 2022, investigando as transformações culturais resultantes da incorporação dessas tecnologias no cotidiano, nas práticas sociais, na educação e na preservação da identidade quilombola. Nesta pesquisa foi utilizada como metodologia de pesquisa a história oral, a partir de questionários semiestruturados, foram entrevistados membros do Conselho de Griôs da comunidade bem como alunos da Escola Marechal Costa e Silva. Neste produto final trata sobre as relações entre as tecnologias digitais e a tradição quilombola e as relações intergeracionais entre a juventude quilombola e os idosos da comunidade. Partimos da hipótese de que as tecnologias digitais não anulam a tradição e vice e versa, tendo em vista que durante a pandemia de Covid-19 (2020-2021) as tecnologias digitais de informação e comunicação foram relevantes para a divulgação das práticas e dos saberes da comunidade, através de lives com a participação de Dona Juscelina dentre outros eventos. Acreditamos que o Colégio Estadual Marechal Costa e Silva possa ser um ponto estratégico para realização desta análise, por atuarmos com a nova geração e perceber como eles lidam com as tecnologias digitais sem abandonar a tradição da comunidade. Segundo Luvizotto (2010), a tradição não pode estar engessada, deve ter flexibilidade e dinamismo que oriente o passado, organizando a perspectiva de futuro. Neste sentido este trabalho foca na relação entre tradição e a modernidade tecnológica digital na comunidade Quilombola Dona Juscelina, em especial, na relação do Conselho de Griôs, com a finalidade de manter vivos os saberes tradicionais, e as práticas ancestrais, com os jovens, neste sentido observamos como este conselho absorveu e significou/ressignificou as tecnologias digitais, de modo a refletir sobre os desafios e as possiblidades de conexão entre tecnologias digitais de informação - TDIC’s e as tradições quilombolas na relação entre o Colégio Estadual Marechal Costa e Silva e a Comunidade Quilombola Dona Juscelina, e verificou-se até que ponto afetam a tradição da comunidade durante e após a pandemia do Covid. 19.
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    Desterritorialização e reterritorialização da cultura escolar nos impactos da pandemia da covid–19 na Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) MARINHO, Mary Pereira da Rocha
    Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada na escola municipal Tereza Hilário Ribeiro em Araguaína-To, sobre o processo de desterritorialização da cultura escolar no contexto da pandemia da COVID-19 nesta instituição de ensino, quanto às aulas remotas e híbridas bem como a retomada das aulas presenciais no período pós- pandêmico e demais atividades inerentes ao âmbito de convivência desta comunidade escolar. A escolha do nosso objeto de estudo dentro do tema da educação se deu em função da rotina de trabalho desta pesquisadora que atua diretamente como gestora na educação de crianças na referida escola. Neste sentido, buscamos compreender os impactos na perspectiva dos conceitos de território, territorialização e desterritorialização da cultura escolar. Os dados levantados foram analisados sob o arcabouço teórico/metodológico inspirados na metodologia da história oral quanto às informações de cunho qualitativo como rodas de conversas com as quatro turmas dos alunos que atualmente cursam o quinto ano das séries iniciais, considerando seu ingresso em 2020, período de início da pandemia e questionário qualitativo aplicado aos pais e professores. Quanto aos dados estatísticos buscamos em fontes documentais oficiais da Educação Municipal no que se refere à verificação da aprendizagem. Nisto, afirmamos a relevância deste estudo que possibilita conhecer como a suspensão das atividades educacionais e a não convivência escolar da comunidade em geral, afetaram direta e indiretamente o processo cognitivo e o desenvolvimento das crinças. Neste sentido, afirmamos a hipótese de que a suspensão das aulas, as aulas remotas através de roteiros, as aulas híbridas, o isolamento comunitário escolar, foram fundamentais como impactos negativos no processo cognitivo dos alunos, cuja estratégia de nivelamento aplicado pela Secretaria Municipal de Educação, pode ser considerada muito mais como um paliativo às perdas e ganhos a esse processo.
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    A pandemia do covid-19 no Colégio Estadual Jardim Paulista na perspectiva das mulheres professoras
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) COSTA, Wanessa Lorenna De Sousa Miranda
    A presente pesquisa analisou narrativas sobre a vida de mulheres professoras do Colégio Estadual Jardim Paulista no período pandêmico, nos anos de 2020, 2021 e 2022, na cidade de Araguaína, Tocantins. Essas professoras tiveram sua jornada de trabalho dobrada, ficando em casa e trabalhando no home office. Com a pandemia, todas as aulas foram desenvolvidas sob um modelo remoto, mediadas pelo uso das tecnologias digitais. A pesquisa trouxe informações importantes sobre os desafios encontrados neste período de pandemia. No cenário da educação, com as escolas fechadas e o ensino não presencial, professores(as) de todo o país tiveram que, de uma hora para outra, ministrar aulas não presenciais durante a pandemia da COVID- 19. Com a pandemia do coronavírus, as desigualdades que já existiam na educação básica se agravaram ainda mais, ampliando as desigualdades territoriais presentes em nossa sociedade. As aulas remotas mudaram a rotina dos profissionais da educação, que tiveram que se adaptar às novas ferramentas tecnológicas, sem treinamento ou cursos para capacitá-los ao novo formato de ensino remoto. A vida de muitos alunos e do corpo docente foi afetada, sendo necessário mudar suas rotinas para se adaptarem ao novo modelo de estudo e trabalho que surgiu em um período de medo, dúvidas e incertezas.
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    Expulsões e redes: migrações latino-americanas em Araguaína – TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) CRUZ, Rhaíssa da Rosa Machado
    A pesquisa aborda as migrações latino-americanas para Araguaína, Tocantins, sob o prisma das redes migratórias e das expulsões. Delimitando-se a Venezuela e Cuba, sob a perspectiva das migrações de crise, que propõe um novo enfoque a abordagem sobre migrações, uma vez que entende que crises multivetoriais têm forçado pessoas se deslocar em novos fluxos, abrangendo cidades médias brasileiras. Justifica-se pela necessidade de compreender qual o papel das redes migratórias nas dinâmicas de deslocamento. Fundamentada nos conceitos de expulsões e migrações de crise, a pesquisa investiga o papel das redes no suporte e inserção dos imigrantes em um novo contexto social e econômico. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e análise de conteúdo para compreender as experiências dos migrantes e suas interações com o contexto local. Os resultados indicam que as redes migratórias desempenham um papel crucial no direcionamento dos deslocamentos e favorecem a adaptação e a integração social. A contribuição do estudo está na problematização das relações entre migração forçada, redes de apoio e políticas públicas em cidades médias, ampliando a compreensão sobre a governança migratória e seus desafios regionais
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    Meios de vida e resistência à expansão do agronegócio: os quintais produtivos como garantia da territorialização das famílias do Baixão dos Cocos em Darcinópolis - TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) ABREU, Dione Cley Bento de
    Os quintais produtivos apresentam-se, em regiões do cerrado brasileiro, como uma importante estratégia de cultivo e diversificação alimentar. Para as famílias que fazem manejo nos quintais na região do Baixão dos Cocos no município de Darcinópolis-TO, essas zonas no entorno da casa, constituídas de interações de seus componentes, são utilizadas como ambientes de produção agroecológica e reprodução cultural dos saberes e modos de vida local. O uso desses espaços tem tomado consistência no território tocantinense e, o manejo agroecológico dos quintais, passou a ter um significado cultural, social e econômico para as famílias que vivem nessa região. O crescimento do agronegócio pode resultar na expansão de grandes fazendas e na adoção de práticas intensivas de produção, o que impacta negativamente os pequenos agricultores e as comunidades tradicionais. E isso pode ocorrer por meio da concentração de terras, uso extensivo de agrotóxicos e monoculturas; deslocamento de comunidades locais e redução da diversidade agrícola. Nesse sentido, este trabalho buscou, compreender, como os quintais produtivos têm garantido a territorialização das famílias frente à expansão do agronegócio, considerando os processos de estruturação produtiva, social e ambiental. Por meio desta pesquisa, busca-se fortalecer a visibilidade da cultura local com enfoque na questão ambiental, visando a promoção do desenvolvimento sustentável em consonância da convivência com o cerrado e a promoção da conservação do ambiente. A dissertação está orientada pela pesquisa qualitativa. As técnicas de coleta de dados tiveram como eixos fundamentais o processo de entrevistas semiestruturada, escutas, diálogos e trocas de informações como forma de compreender fenômenos a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. Esses recursos metodológicos foram empregados com o objetivo de construir uma narrativa compartilhada e aprofundada sobre os temas investigados, valorizando a interação e o contexto dos participantes como elementos centrais do processo investigativo. Os resultados apontaram que os quintais produtivos têm se apresentado como uma importante alternativa para a conservação ambiental, desempenhando um papel crucial na preservação da diversidade agrícola e na manutenção e continuidade das tradições locais. Portanto, a partir das informações apresentadas, pode-se identificar as mudanças ocorridas no contexto social, econômico e cultural das famílias envolvidas na pesquisa e a permanência delas com as práticas nos quintais mesmo com a presença da expansão do agronegócio. Apesar das mudanças significativas causadas por esse modelo de produção em larga escala, é notável a resistência e a permanência das práticas tradicionais nos quintais familiares que desempenham um papel crucial na manutenção do modo de vida e da segurança alimentar dessas famílias.
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    Cultura, resiliência comunitária e cidadania: a Associação Companhia de Teatro e dança arte livre de Porto Franco - MA (2006-2023)
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) OLIVEIRA, Edvan da Silva
    Esta pesquisa interdisciplinar, tomando como base as chamadas “epistemologias do sul” como em Ramos Júnior (2020), busca investigar, a partir das ações da associação Companhia de Teatro e Dança Arte Livre - CIATDAL, a possibilidade de uma economia e política do comum, ao mesmo tempo em que discute as razões pelas quais vozes negras, mulheres e grupos periféricos são invisibilizados no currículo escolar e na prática cotidiana. A dissertação está centrada nas narrativas dos participantes que foram coletadas com os associados da CIATDAL por meio de entrevistas, questionários, estudos de documentos, revisão bibliográfica e observação participante entre 2010 e 2024. Esse contexto envolve o período em que o município de Porto Franco desponta como uma nova fronteira agrícola do país, na visão da mídia local e nacional. Sendo a associação um espaço de arte, cultura e educação popular, tem-se formas de resistência contra práticas coloniais e capitalistas, um lugar que provoca à necessidade de instituições mais abertas e inclusivas, especialmente para os sujeitos que integram as comunidades e territorialidades marginalizadas.
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    Dinamização do ciclo de ensino e aprendizagem para a produção do gênero de texto notícia: uma experiência no 7° ano
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) SILVA, Solange Maria Vieira Tavares da
    Esta pesquisa investiga o desenvolvimento das habilidades de escrita no gênero de texto 'notícia' por meio da implementação do Programa de Letramento Reading to Learn (R2L), 'Ler para Aprender' com alunos do 7o ano de uma escola pública localizada no município de Açailândia – MA. O objetivo é analisar o impacto da abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA), fundamentado na Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES), na produção do gênero notícia, investigando como a reflexão sobre o processo de escrita contribui para o aprimoramento das competências comunicativas dos alunos. A análise concentra-se na configuração contextual e textual, bem como nos recursos multifuncionais que caracterizam esse gênero. O corpus da pesquisa é composto por 42 textos produzidos por 10 estudantes ao longo das etapas de escrita e reescrita. Pautada nos princípios metodológicos da pesquisa-ação, a investigação tem como suporte teórico a abordagem de gêneros na perspectiva sociossemiótica de Martin (1992), complementada pelos trabalhos de Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012). Para a geração de dados, foram utilizadas a observação participante, os textos produzidos durante a pesquisa, um diário de campo e entrevistas com os alunos. Os resultados indicam que a implementação do CEA contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, promovendo avanços na organização textual e na apropriação dos recursos linguísticos característicos do gênero notícia.
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    O ensino de história e os alunos com TDAH
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) NASCIMENTO, Janete Morais do
    O presente texto resulta do trabalho de pesquisa sobre os processos de ensino e de aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no contexto da disciplina de história no ensino fundamental. Além da socialização dos resultados da pesquisa, a presente dissertação apresenta proposta de desenvolvimento de um material didático-pedagógico que pretende contribuir no ensino de História em sala de aula, potencializando a aprendizagem, especialmente dos alunos com TDAH. O interesse pelo tema partiu da percepção da crescente presença de alunos nas escolas com diagnósticos de TDAH e, concomitante, materiais e métodos de ensino dissociados das características pessoais, como hiperatividade e desatenção desses alunos, o que, em tese, dificulta o aproveitamento escolar. É hipótese nesse estudo que a incipiência de estudos do tema no contexto educacional, especialmente na relação com o ensino de história, considerando também a ausência dessa discussão na formação inicial docente, dificulta o trabalho de professores e professoras, o que justificou essa proposta de estudo com o objetivo de analisar as dificuldades de ensino e de aprendizagem em História de estudantes com TDAH. Como resultado dos achados, se propõe alternativamente aos desafios percebidos, estratégias didático-pedagógicas em vistas ao enfrentamento do desafio personificado na relação entre conteúdo teórico e déficit de atenção. O estudo teve como referência alunos com TDAH matriculados nos anos finais do ensino fundamental na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira e Escola Estadual Modelo.
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    Expressões simbólicas no espaço urbano: Um estudo das pixações de Araguaína (TO).
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) NETO, José Ricarto da Silva
    A presente pesquisa tem como objetivo geral, elaborar as interpretações político-culturais encontrados nos bairros de Araguaína (TO) a partir da diversidade das pixações e de suas narrativas simbólicas. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende: a) debater sobre pixações a partir das teorias das formas simbólicas de Ernst Cassirer (2012) e b) analisar as pixações em seus diferentes estilos de produções como expressões da territorialidade urbana de Araguaína (TO). Para tal, corroboramos o conceito de territorialidade visto em Saquet (2013) e tratamos as pixações como forma simbólica a partir da fenomenologia de Cassirer (2012). A metodologia fica a cargo da análise de conteúdo visto em Bardin (2016). Por este motivo, o trabalho conta com o quantitativo e o qualitativo para, por fim, as interpretações pudessem ser elaboradas. Como resultados da pesquisa é possível observar que as pixações presentes no espaço urbano subvertem a cidade de Araguaína (TO) e explanam uma nova perspectiva em decorrência dos conteúdos contra hegemônicos abordados nestas formas artísticas.
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    “Dona Raimunda é que segura a gente ali na Tauá” A trajetória de vida de Raimunda Pereira dos Santos
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) MORAES, Antonia Laudeci Oliveira
    Este trabalho tem como objetivo estudar momentos da trajetória de vida de Dona Raimunda da Gleba Tauá. A metodologia utilizada foi centrada na história oral (Ramos et al.,2018), com uso de técnicas da observação participante e da pesquisa documental. Essa metodologia possibilitou o entendimento da narrativa produzida colaborativamente nas entrevistas como pensar memorioso (Ramos, 2019), o que possibilitou organizar o texto a partir dos momentos nos quais Dona Raimunda divide a própria vida. Por outro lado, a metodologia da história oral também possibilitou nomear e situar a relação de militância e afeto entre as sujeitas envolvidas na pesquisa, Antônia Laudeci e Raimunda Pereira dos Santos, o que foi realizado no primeiro capítulo. O texto a seguir faz um apanhado da vida de Raimunda, sua infância, nos reportando ao seu nascimento, crescimento e vivência familiar, em que se destaca a figura do pai, quando ainda era uma menina, volta-se também a atenção para os eventos que ela traz como significativos em sua vida. Posteriormente, são analisadas as relações de poder e os desafios enfrentados em seu casamento, um casamento arrumado pela família e que representou parte de sua vida de violências sofridas, em sua maioria, expressas pelas desigualdades de gênero. Por fim, discute- se os desafios enfrentados por Dona Raimunda na comunidade Gleba Tauá, em termos da luta pela posse da terra e o papel de Dona Raimunda nessas lutas e resistências, apresentando as conclusões do estudo, refletindo sobre o legado de Dona Raimunda e as implicações mais amplas de sua trajetória para a compreensão das comunidades tradicionais no Tocantins em sua luta pela terra e o território.