Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT
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A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.
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Resultados da Pesquisa
Item A literatura de testemunho no Ensino Médio: perspectivas para o letramento literário do aluno e formação do leitor.(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) PEDROSA, Gláucia Peixoto.A presente dissertação possui como objetivo geral contribuir para o Letramento literário, por meio da Literatura de Testemunho, visando à formação de um leitor crítico, ético, capaz de reconhecer e posicionar-se frente aos discursos de ódio. O estudo teve como foco a inserção da Literatura de Testemunho, em sala de aula do ensino médio, através da leitura do livro O Diário de Anne Frank. Sendo orientado pelos pressupostos teóricos do Letramento Literário, aplicados conforme a metodologia dos círculos de leitura em sala de aula, apontados por Cosson (2023). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Araguaína, região norte do Tocantins, entre novembro e dezembro de 2023 e contempla o Campo Artístico da BNCC. Os estudos foram operacionalizados segundo os pressupostos da pesquisa- ação, de natureza qualitativa, e embasam-se nas contribuições teóricas de Seligmann-Silva (2002, 2003, 2008, 2022), Marco (2004), Ginzburg (2008), Cosson (2009), Paulino (2004), Soares (2007, 2009) Freire (1987, 1989, 1997), Zilberman (2008), além dos direcionamentos oficiais da BNCC (Brasil, 2018), entre outras diretrizes. Nossos estudos indicaram que, em detrimento de sua gênese ambientada na representação de eventos reais, a Literatura de Testemunho possui eficácia no ensino de literatura, isso em práticas pedagógicas capazes de conectar o contexto de produção da obra às experiências pessoais e sociais dos discentes.Item (Re)leituras entre ensino de literatura e cinema: Formação docente e discente a partir do recurso audiovisual nas escolas públicas do Tocantins(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) BARROS, Cristiano AlvesO presente trabalho é a materialização de alguns estudos metodológicos e certas propostas práticas a partir das interações e especificidades sobre a relação entre literatura e cinema. No caso, aprofundamos tais diálogos e releituras a partir dessas artes e como esses objetos artístico textuais se contextualizam no ambiente e processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizamos aqui as leituras de autores como Barthes (2008), Benjamim (1994), Deleuze (1985), Jakobson (2007), Josef (2004), Stam (2008) e Yunes (2013), entre outros pesquisadores que tematizam sobre dados aspectos característicos e diferenciais entre as obras literárias e suas respectivas versões fílmicas. Além disso, buscamos também outros pressupostos teóricos que problematizam o uso do cinema dentro do contexto de ensino e escolarização em sala de aula. Neste caso, aqui referenciamos autores como Bergala (2008), Bernardet (2000), Napolitano (2003) e Silva (2007), que aprofundam e destacam o conteúdo audiovisual enquanto recurso didático e amplo sobre os mais diferentes temas e metodologias. Por fim, apresentamos também neste trabalho um detalhamento prático sobre algumas ações e projetos desenvolvidos a partir do tema, desde a elaboração de um curso formativo voltado para professores da rede pública de ensino até mesmo a proposta de oficinas e minicursos na escola e na Universidade juntamente com os alunos na cidade de Araguaína-TO. Neste caso, evidenciamos e detalhamos aqui a experiência e recepção por parte dos participantes durante o projeto de extensão, como também, as percepções após as atividades realizadas durante o ano de 2021 e 2022. Tais relatos e diálogos com alunos e professores foram de suma importância para a condução e novos direcionamentos da dita pesquisa no que tange sobre o tema. Sendo assim, esperamos com esse trabalho contribuir significativamente na formação prática de discentes e docentes que utilizam dos recursos audiovisuais em sala de aula, como também, articular e ampliar novas leituras a partir da relação entre literatura e cinema em sala de aula na contemporaneidade.Item Sequência didática como ferramenta para averiguar a alfabetização científica no ensino de ciências(2024) CARVALHO, Jacqueline SoaresEste trabalho tem como ponto principal apresentar a importância da experimentação em aulas de Ciências do ensino fundamental com o foco para o desenvolvimento escolar e cognitivo do estudante, envolvendo o uso de materiais alternativos para o seu desenvolvimento. A experimentação na educação é capaz de atribuir diversas funções que fomentam o potencial de instruir um princípio, elaborar atividades práticas, experiências, hipóteses e investigações. O que possibilita questionar como a utilização da experimentação em uma Sequência Didática SD contribui no ensino de Ciências e como esta pode favorecer o ensino-aprendizagem do aluno de modo que contribua com o seu desenvolvimento social e intelectual? O objetivo é trabalhar metodologias proposta em uma SD para o ensino de Ciências, por intermédio da experimentação, a fim de avaliar o processo de alfabetização científica, empregando a utilização de materiais alternativos para discutir e diferenciar os fenômenos eletromagnéticos, em turmas 8°ano do ensino do fundamental. A metodologia desenvolvida e executada na SD, foi o planejamento de 8 aulas, que foram desenvolvidas de formas diversificadas (Teorias, vídeos aula, práticas experimentais e questionários) com a finalidade de levar o estudante a alcançar a alfabetização científica. O projeto está estruturado em três partes: na primeira parte, será realizado de um roteiro de aprendizagem (construído no decorrer das aulas). A segunda consiste na realização dos experimentos nos quais serão empregados materiais de baixo custo. A última parte consiste na aquisição de dados obtidos por meio da aplicação de questionários. Os questionários desenvolvidos para estar pesquisa foram Google Forms (Google formulários) a fim de facilitar a participação dos alunos na resolução das respostas. As questões fechadas as análises foram realizadas a partir do tratamento de dados, com uso da escala Likert, as questões abertas, foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. A aplicação desta metodologia dentro da realidade do estudante proporcionou a eles uma capacidade de reproduzir a prática, observou-se nos resultados que cada trabalho teve sua particularidade mais dentro do contexto trabalhado na SD. É relevante destacar, que essa atividade despertou nos estudantes a capacidade de investigar, propor, construir e apresentar seu projeto. Promovendo uma reciprocidade entre eles, que possibilitou aos avaliadores observarem desenvolvimento da alfabetização científica.