Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFNT
URI permanente desta comunidadehttps://solaris.ufnt.edu.br/handle/123456789/21
A BDDT é uma biblioteca específica destinada à abrigar toda a produção resultante dos programas de pós-graduação da UFNT, para o depósito os discentes da pós-graduação devem cumprir toda a regulamentação pertinente. O depósito desta produção é obrigatória.
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE LEITURA: caminhos, desafios e contribuições(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025) OLIVEIRA, Dyone Alves deAs tecnologias vêm ganhando espaço de forma ascendente, seja na vida pessoal do indivíduo ou na coletividade. De fato, a sociedade tem um contato maior, e quase obrigatório, com a cultura digital. Esta ascensão demonstra a necessidade urgente de o contexto educacional aderir ao conjunto de ferramentas que compõem a tecnologia da informação. Com base nesta premissa, e com foco em uma leitura de qualidade, e com as diversas dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar, principalmente nas séries iniciais, esta dissertação visa abordar os desafios, caminhos e contribuições da ̳gamificação‘ no processo de leitura, em uma escola municipal do interior do estado do Tocantins. Portanto, partimos da concepção que a ̳gamificação‘ é um caminho de e para contribuições neste processo, uma vez que envolve elementos que fazem parte do dia a dia dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa objetivar e conhecer quais são as perspectivas teóricas sobre leitura e ̳gamificação‘; compreender quais são os desafios e contribuições do ato lúdico oferecido por essa prática no ensino de leitura; e aplicar o produto final, por meio de pesquisa-ação, a ser desenvolvida em turmas de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental (EF), da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, em Colmeia – TO. Por isso, está pesquisa terá como base teórica livros, dissertações e artigos que foram produzidos com foco na ̳gamificação‘ como contribuição no processo de leitura. O procedimento adotado foi a pesquisa-ação, fundamentada em concepções de leitura de Werbach e Hunter (2012), Larrosa (2012, 2017), Burke (2015), Alves (2015), Fardo (2013a) e Adam Sam Hoffman; com este último tive contato direto, com diálogos que muito ajudaram nesta pesquisa; dentre outros autores. O resultado demonstrou que a ̳gamificação‘ garante a motivação, o engajamento e a interação na compreensão leitora dos estudantes.Item LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das implicações do gênero textual charge para a formação leitora de alunos do 7o ano(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2024) VASCONCELOS, Crislaene da Silva RamosO ambiente escolar é espaço de formação, apropriação do conhecimento, e troca de experiências. Para tanto, a leitura mostra-se como veículo facilitador nesse processo de formação, por ser o ato de aprender e de compreender o texto, meio de interação entre o leitor, a obra e o contexto no qual estão inseridos. Diante disso, esta dissertação tem como abordagem a leitura nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo a competência leitora dos alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Em face disto, tem como objetivo geral, desenvolver a competência leitora dos alunos do 7° ano e analisar as implicações do gênero charge no processo de apropriação da leitura em uma instituição escolar no município de Açailândia no Estado do Maranhão. Com intuito de alcançar o objetivo geral, elaboramos os seguintes objetivos específicos: Investigar o nível da capacidade leitora dos alunos do 7o ano; Constatar quais os contextos em que os alunos demonstram interesse ou desinteresse pela leitura e sua relação com o processo de formação leitora; Analisar as implicações da apropriação do gênero textual charge para formação leitores no 7o ano do Ensino Fundamental; Identificar quais as relações entre o domínio do gênero textual charge como texto multimodal e a capacidade de interpretação e criação da leitura. Para fundamentação desta pesquisa, privilegiamos o campo teórico da Linguística Aplicada (LA), a qual investiga e procura intervir nos problemas relacionados à linguagem na vida real. Assim, analisamos a temática em tela a partir dos pressupostos da LA que se estrutura imbricada numa perspectiva sócio-histórica de aplicação da linguagem, assim como, está ancorada na concepção de leitura da teoria Histórico-Cultural, de Lev Semenovich Vigotski, tendo em vista que essa teoria considera que a leitura precisa ter sentido para quem ler, sem esse sentido, a linguagem torna-se apenas um código a ser decifrado, e, ressalta a linguagem como principal meio de acesso ao desenvolvimento humano. Os pressupostos metodológicos deste estudo estão pautados nos princípios norteadores da abordagem qualitativa, a qual permitiu maior envolvimento com o contexto analisado e o uso de diferentes técnicas na coleta de dados, como questionário com questões abertas; observação participante; produção textual escrita e oral por meio da aplicação do caderno pedagógico. Para registro dos dados obtidos adotou-se um diário de campo e privilegiamos como método de análise dos dados a análise de conteúdo. Os resultados no contexto de análise constataram o nível frágil dos alunos no desenvolvimento na leitura. O intuito era partir da aplicabilidade da linguagem, logo, da busca por significado do ato de ler. Com o uso do produto final da pesquisa, foi possível desenvolver momentos marcantes de leitura de mundo, uma vez que as charges escolhidas carregavam em si, temas da vida real, viabilizando um conhecimento prévio, independentemente do nível de conhecimento, mas todos os alunos conseguiram encontrar um meio de interpretar os textos.Item A prática pedagógica no Curso de Letras/Português à luz da linguística aplicada e do pensamento complexo(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) BARROS, Rosiene Pereira da CostaApresentamos nesta tese a pesquisa de doutorado desenvolvida em torno da prática pedagógica de professores(as) do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Câmpus de Porto Nacional. O objetivo geral da pesquisa é compreender as práticas pedagógicas e as interfaces da formação de professores em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as possíveis projeções de implicação para o ensino e a aprendizagem de leitura e interpretação de textos nos anos finais do ensino fundamental (EF). Os objetivos específicos consistiram em i) analisar o modo como a relação entre teoria e prática é apreendida no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), buscando pensar se, a depender da perspectiva das disciplinas, essa relação se acentuaria ou não; ii) identificar como os professores(as) formadores, participantes da pesquisa, ao planejarem e ao executarem as aulas, abordam ou não a relação entre teoria e prática, já vislumbrando o espaço de sala de aula da educação básica e iii) problematizar os pontos de didatização dos saberes apreendidos a partir do material analisado na tese, propondo decorrências metodológicas à luzdo pensamento complexo e nos pressupostos da linguística aplicada. Com foco nesses objetivos procuramos responder à pergunta: - Quais fatores da prática pedagógica do curso de Letras de Porto Nacional podem (des)favorecer o processo de ensino e aprendizagem de leitura e compreensão textual em turmas da 2ª fase do ensino fundamental? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório, com ênfase num estudo de caso introduzida no campo da Línguística Aplicada (LA) e ancorada na perspectiva do pensamento complexo. As ferramentas metodológicas foram: análise documental, entrevista semiestruturada eobservação participante. Nesse decurso entrevistamos docentes de Letras e observamos suas práticas pedagógicas em sala de aula. No processo de tabulação e de análise de dados, elegemos a Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2011), não perdendo de vista a articulação de nosso arcabouço teórica às técnicas da AC. Para esta produção tomamos como referenciais autores(as) da área de ensino de Língua Portuguesa, da Educação e das teorias que deram embasamento teórico a esta tese, a saber: Bagno (2001, 2008), Fuza (2011, 2018), Celani (1998, 2008), Kleiman (1999, 2002, 2007), Moita Lopes (1996, 2006), Pimenta (1999, 2009), ), Marcuschi (2008), Freire (1996), Morin (1989, 1990, 1996, 1999, 2000, 2003, 2007b, 2010, 2011), Moraes (2008, 2011, 2015, 2019), dentre outros. Os resultados nos permitiram inferir que a prática pedagógica no contexto de formação inicial de professores(as) de Língua Portuguesa – Curso de Letras à luz do pensamento complexo e da LA demonstraram que o processo formativo com ênfase no ensino, na aprendizagem de leitura e compreensão textual nos anos finais do EF emprega a metodologia interdisciplinar e também evidencia a transdisciplinar. Essa condição facilita a compreensão do que é tecido junto no fazer pedagógico pela indissociabilidade do ser, do conhecer e do fazer em suas relações consigo, com o outro e com o meio ambiente.Item Os memes em foco nas aulas de leitura do 9ºano do ensino fundamental: uma abordagem discursiva(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2023) SOUSA, Suian Maria Tavares Da SilvaNeste trabalho, propõe-se a realização de uma pesquisa visando desenvolver práticas discursivas em sala de aula que considere os memes como foco nas aulas de leitura. Utilizar o texto meme, dado o seu funcionamento material, que pressupõe a relação de opacidade entre o imagético e o verbal, como contribuição para as aulas de Língua portuguesa. Como os alunos participantes da pesquisa leem o texto meme tendo que lhe dar com aquilo que a natureza da materialidade deste texto faz questionar que é a relação entre o imagético e o real. Para tanto a nossa concepção de leitura incidem sobre a concepção da Análise de discurso francesa de base pecheutiana e orlandiana que discute a determinação histórica dos processos de produção de sentido, tais como: “Discurso”, “interdiscurso”, “memória discursiva”, “pré-construído”, “plano de constituição de sentidos”, “planos de formulação de sentidos” e “planos de circulação de sentidos”. A nossa metodologia se desenvolve a partir das discursividades sobre as peças analisadas. Dessa maneira as aulas foram gravadas para posteriormente passarem por um processo de transcrição e análises dos gestos de leitura a partir de Cenas Enunciativas. O movimento interlocutivo entre a professora pesquisadora e os alunos apontam em sua materialidade, as subjetividades e intersubjetividades que marcam a oralidade associado às outras informações que constituem o espaço da sala de aula. Esta proposta foi desenvolvida com alunos do 9º ano (Ensino Fundamental – anos finais) da Escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio em Açailândia/Ma. Dessa forma recorremos a pesquisa-ação de cunho propositivo. Para fundamentação de nosso trabalho, recorremos aos aportes teóricos de Michel Pêcheux (1993), Eni Orlandi (2012), Althusser (1971), Dawkins (1978) entre outros.